Buscar

IDADE MODERNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Idade Moderna recebeu essa denominação pelos historiadores como uma forma de separar os vários períodos da história da humanidade. 
Essas transformações ocorreram tanto na ordem econômica, como científica, social e religiosa e deram limites ao sistema capitalista. 
Economia na Idade Moderna Na Idade Média, período que antecedeu a Idade Moderna, houve um importante progresso comercial em decorrência, principalmente, do aumento populacional e o consequente crescimento das cidades, bem como o avanço de manufatura. 
A partir daí, já na Idade Moderna, foi possível o desenvolvimento do mercantilismo, sistema comercial que está no cerne do capitalismo. 
Havia, na Idade Moderna, um severo sistema de monopólio por parte das colônias no ultramar, causado, principalmente, pela necessidade que as rotas comerciais tinham para pela metrópole. 
Dentre os meios econômicos mais utilizados vale destacar a prática do Metalismo, onde a riqueza de um reino era calculada de acordo com a quantidade de metais preciosos que este detinha. 
Essas navegações resultaram na descoberta de vários locais que até então não haviam explorados pelos europeus, a exemplo da chegada ao continente americano em 1492. 
Os portugueses foram os pioneiros nessas expedições por conta, principalmente, das suas condições políticas, comerciais e geográficas específicas. 
Renascimento foi um movimento surgiu depois da chamada “Idade das Trevas” e provocou importantes mudanças de ordem artística, cultural e científica que começou na passagem da Idade Média para a Moderna. 
Após essa época, o Renascimento se propôs a ser um movimento laico - sem ligação com uma entidade religiosa -, mas na prática recebeu muita influência da igreja católica. 
Apesar se inicialmente contidos, na Inglaterra e na Boêmia, os ideais reformistas continuaram em razão ocultas às tendências que fizeram romper a revolta religiosa na Alemanha. 
Nesse período, houve um enfraquecimento da igreja que enfrentava um período difícil com o comércio de cargos eclesiásticos e de indulgências e o declínio das influências papais causado prestígio crescente dos soberanos europeus, que muitas vezes atuavam diretamente nas decisões da Igreja. 
absolutismo foi uma forma de governo que predominou durante a Idade Moderna e consistia, basicamente, no poder é concentrado nas mãos do rei, enquanto que os cidadãos eram cortados das decisões. 
Nesse sistema, o rei estabelecia leis, decretos, impostos, escolhia seus funcionários e militares, além de tomar várias decisões em relação ao estado e também à religião. 
iluminismo surgiu como uma forma de contradizer as ideias do absolutismo assim como outros costumes do período que surgiram na Inglaterra, na França e na Holanda no decorrer da Idade Moderna. 
De acordo com a filosofia iluminista, deveria-se levar luz às trevas em que a sociedade se encontrava, rodeada de questões e conceitos religiosos. 
Essa nova forma de analisar as questões levava uma liberdade tanto na área política, quanto na econômica. 
Ainda segundo eles, o homem não poderia evoluir de outra maneira e precisava ser capaz de apurar cientificamente e procurar por respostas sobre perguntas que anteriormente somente eram respondidas através da fé. 
fim da Idade Moderna foi marcado pela Revolução Francesa, que foi um movimento social e político ocorrido na França em 1789 e destruiu o Antigo Regime, abrindo espaço para uma sociedade moderna com a formação do Estado democrático. 
1588- A marinha real da Inglaterra derrotou a armada espanhola e consolidou a posição da Inglaterra como grande potência naval. 
1763- O Tratado de Paris pôs fim à Guerra dos Sete Anos na Europa e à guerra entre franceses e índios na América do Norte.

Outros materiais