Buscar

Apol 2 Conhecimento Lógico

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Leia a afirmativa a seguir:
“A escola, como segunda comunidade de aprendizagem da criança, precisa levar em conta a comunidade não-escolar dos aprendentes. E mais: todos precisamos de tempo para aprender, na escola, na família, na cidade. Quando os pais, mães, ou outros responsáveis, acompanham a vida escolar de seus filhos, aumentam as chances da criança aprender”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: GADOTTI, Moacir. A Escola e o Professor e a paixão de ensinar Paulo Freire. São Paulo: Editora Publisher Brasil, 200, p. 12. http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2773/1/FPF_PTPF_12_026.pdf>. Acesso em 12 mai. 2017.
Segundo Paulo Freire tanto o aluno quanto o professor precisam pesquisar para haver um bom aprendizado. Considerando o fragmento de texto dado e o conteúdo do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático sobre o ato de ensinar para Paulo Freire, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	o professor depois de tantos anos de estudo nada mais tem a aprender, ele só tem a ensinar.
	
	B
	o professor transmite o conhecimento que possui para o aluno, que nada conhece.
	
	C
	o professor possui todo o conhecimento de que precisa, não tem necessidade de se aprimorar.
	
	D
	o ato de ensinar vai muito além da simples transmissão do conhecimento acerca de um objeto ou conteúdo.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). Para Freire (1997, p.81), o ato de ensinar” [...] não é a simples transmissão do conhecimento em torno do objeto ou conteúdo. Transmissão é que se faz muito mais através de pura descrição do conceito do objeto a ser mecanicamente memorizado pelos alunos. [...] Não se ensinam saberes prontos, acabados, mas transformam-se aprendizados através de interações com a realidade, levando em consideração a influência de toda bagagem de saberes que o alunado carrega. Diante disso, Freire (1999) busca uma reflexão sobre a compreensão do ato de aprender, constatando que foi aprendendo que se entendeu que era possível ensinar. E que o aluno não se defronta com saberes apenas na escola, no ato da docência, mas em toda sua relação com o mundo que o cerca. (texto-base, p.7).
	
	E
	o ato de ensinar é simplesmente passar um saber pronto, sem nada mais a acrescentar ou transformar.
Questão 2/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Leia a citação a seguir:
“Ao revisar a literatura sobre a pesquisa qualitativa, o que chama atenção imediata é o fato de que, frequentemente, a pesquisa qualitativa não está sendo definida por si só, mas em contraponto à pesquisa quantitativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: Teoria e Pesquisa,  Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-209,  ago.  2006, p. 202.   
De acordo com a citação acima e o texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático,  o que é pesquisa qualitativa? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Pesquisa qualitativa é o estudo feito exclusivamente com profissionais liberais.
	
	B
	Pesquisa qualitativa é aquela que obtém dados numéricos dos objetos pesquisados.
	
	C
	É uma pesquisa que oferece pouquíssimos dados ao pesquisador porque despreza dados numéricos.
	
	D
	Pesquisa qualitativa é aquela realizada por alunos; a quantitativa, apenas por professores.
	
	E
	É a pesquisa que focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada e tem um plano aberto.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e). Para André (1986, p. 18), o estudo qualitativo é ? [...] o que se desenvolve numa situação natural e rica em dado descritivos, tem um plano aberto e flexível e focaliza a realidade de forma complexa contextualizada (texto-base, p. 13).
 
Questão 3/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Leia a citação a seguir:
“A matemática teve sua origem baseada na necessidade de cada povo, e é utilizada pelo homem, desde a Antiguidade, para facilitar a vida e organizar a sociedade. Ao conhecer a história da matemática pode-se compreender como originaram as ideias que deram forma à nossa cultura e observar os aspectos humanos do seu desenvolvimento. Além disso, entender por que cada conceito foi introduzido nesta ciência e por que, no fundo, esses conceitos eram sempre algo natural no seu momento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSETTO, Hallynnee Héllenn Pires . Um resgate histórico: a importância da história da matemática . Universidade Tecnológica Federal Do Paraná. Medianeira. 2013. Monografia de Especialização, Medianeira, 2013, p.11.http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4321/1/MD_EDUMTE_2014_2_43.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2017. 
A matemática é uma modalidade que está espalhada por todo o mundo. Mas sua organização social e intelectual se deu em uma região específica do planeta. De acordo com a citação acima e o texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático em que região a matemática se originou e se organizou social e intelectualmente? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A matemática surgiu e se organizou social e intelectualmente nas regiões banhadas pelo mar mediterrâneo.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a). Segundo D’Ambrósio (2004, p. 39) “[...] ao que nos referimos à matemática, estamos identificando o conhecimento que se originou nas regiões banhadas pelo mar mediterrâneo. Mesmo reconhecendo que outras culturas tiveram influência na evolução dessa forma de conhecimento, sua organização intelectual e social é devida aos povos dessas regiões”. (texto-base, p. 11).
	
	B
	A matemática surgiu se organizou social e intelectualmente nas regiões banhadas pelo oceano Pacífico.
	
	C
	O Mar Vermelho foi a região em que a matemática surgiu e se organizou social e intelectualmente .
	
	D
	A matemática apareceu pela primeira vez nos polos Norte e Sul.
	
	E
	A origem e a sistematização da matemática se deram no continente sul-americano.
Questão 4/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Considere as informações do fragmento de texto a seguir:
“[...]a forma como vemos/entendemos a Matemática tem fortes implicações no modo como entendemos e praticamos o ensino da Matemática e vice-versa. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: FIORENTINI, D. Alguns Modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. In: FIORENTINI, D. Revista Zetetikê, ano 3, n.4, Campinas/SP: Unicamp, 1995, p. 1-35.p. 4. 
Levando em consideração o fragmento do texto acima e o conteúdo do texto base Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget  a autora menciona a comparação de Piaget entre uma criança e um matemático, afirmando que nada há de absurdo nisso, pois o conceito de investigação se enquadra perfeitamente nesta ideia, pois:
Nota: 10.0
	
	A
	Comparar um matemático com uma criança diz respeito aos processos investigativos que os dois percorrem e que necessariamente não tem de ser uma grande pesquisa cientifica aos dois, mas certamente uma construção cognitiva mediante a abstração Reflexionante.
Você acertou!
Quando Piaget compara uma criança a um matemático, refere-se à necessidade de que cada um tem de se desenvolver desde seu princípio, passando gradativamente pelos estádios, e para tal se fazem necessárias ações pedagógicas na escola capazes de despertar o interesse dessa criança-estudante em aprender. Dessa maneira, a articulação do conceito de investigação se enquadra perfeitamente nessa ideia, pois ao se pensar em investigar não necessariamente se tem a noção de uma "grande pesquisa científica". Entretanto, uma investigação pequena e simples na escola para um estudante de, por exemplo, 10 anos, é uma construção cognitiva equivalente a de um matemático ao provar um novo teorema que vem estudando. "Assim, aMatemática se constitui em um notável exemplo de construção do saber mediante a abstração reflexionante" (Nogueira & Pavanello, 2008, p. 117). Além disso, (Dubinsky e Lewin 1986) destacam que os estudantes devem participar do processo de abstração, das resoluções das atividades, desde as mais simples até as de generalização, e não serem simplesmente expectadores do resultado (texto-base, p.242).
	
	B
	Comparar um matemático com uma criança relaciona-se a necessidade de tornar a criança um futuro matemático, baseado em ações investigativas científicas.
	
	C
	Comparar um matemático com uma criança diz respeito a tentativa que as escolas têm de formar o aluno Matemático e a sua busca incessante nesta linha de formação.
	
	D
	Comparar um matemático com uma criança direciona-se ao fato de compreender que a criança nunca chegará ao conhecimento cientifico matemático, sendo ele pertinente somente ao adulto.
	
	E
	Comparar um matemático com uma criança relaciona-se com o fato de os estudantes não poderem participar dos processos de resoluções de atividades, desde a mais simples até a sua generalização, devendo permanecer como simplesmente expectadores de resultados.
Questão 5/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto a seguir:
A matemática sempre foi a ciência de números e de cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida na sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construções da pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Podemos dizer, que a matemática está presente em tudo que olhamos.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: CAETANO, Thamyres. A Origem da Matemática: A Evolução da Matemática. <http://thamycaytano.blogspot.com.br/>. Acesso em 19 abr. 2017. 
Levando em consideração o dado fragmento de texto e o texto-base Matemática Concreta X Matemática Abstrata: Mito ou Realidade? Assinale a alternativa correta em relação à função original da matemática:
Nota: 10.0
	
	A
	A função inicial da matemática era somente a leitura.
	
	B
	A função original da matemática era analisar as probabilidades da seca.
	
	C
	A função de origem da matemática era contar, calcular e resolver problemas.
Você acertou!
A função social e profissional de origem da matemática era contar, calcular e resolver problemas (texto-base, p.01)
	
	D
	A matemática era totalmente dispensável nas escolas na década de 1920.
	
	E
	A matemática se originou com a raiz quadrada e com a matemática quântica.
Questão 6/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os meios, isto é, as ferramentas tecnológicas, nas mãos dos agentes, se tornam instrumentos para obtenção de resultados. A ferramenta – o computador, não tem inteligência, sensibilidade, emoção e nem intuição, características próprias dos sujeitos; somente quando usada por um sujeito é que a ferramenta se torna instrumento que pode explicitar as muitas qualidades de quem a manuseia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LAUDARES, João Bosco; LACHINI, Jonas. O uso do computador no ensino de matemática na graduação, p. 2>. Acesso em 04 de abr. 2017.
Levando em consideração o texto acima e o texto-base A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e alguns Sonhos Educacionais sobre como o computador pode influenciar na matemática para as crianças,  leia as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) As crianças podem aprender matemática de uma forma honesta e respeitosa, através do computador.
II. ( ) O computador confunde as crianças e embaralha o conhecimento.
III. ( ) Através do  computador, as crianças criam videogames e jogos, o que facilita seu entendimento.
IV. ( ) No computador as crianças começam suas vidas como aprendizes ávidos e competentes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V- F - V - V
Você acertou!
A asserção I é verdadeira, pois a utilização do computador torna possível a criação de vários jogos, uma verdadeira Terra da Matemática, como chama o autor do artigo-base. Nesta “Terra” as crianças podem aprender matemática de forma honesta. A asserção II é falsa, pois o computador sendo usado para a busca de conhecimentos exatos, pode ensinar de forma clara e divertidamente, sem confundir ou embaralhar a compreensão das crianças. A asserção III é verdadeira, pois além de inventar jogos as crianças também resolvem problemas que envolvem formas ou movimentos. A afirmativa IV é verdadeira, pois a as crianças podem explorar atividades desafiadoras que as estimulem a perguntar, a criar e a aprender. “[...] a utilização do computador torna possível a criação da Terra da matemática, na qual as crianças poderiam aprender matemática de forma ‘honesta e respeitosa’. Ele vê na cultura computacional a possibilidade de as crianças enfrentarem problemas matemáticos criando programas para ensinar, inventando jogos de vídeo, resolvendo problemas que envolvem formas ou movimentos, etc. Possibilidades desafiadoras ainda pouco exploradas, crianças que começam suas vidas como ‘aprendizes ávidos e competentes’, uma imensa legião de adultos pouco competentes para matematizar situações do cotidiano, tudo isto forma um quadro intrigante que nos estimula a perguntar: por que não oferecer às nossas crianças, aos nossos adolescentes e aos nossos jovens espaços de vivência com o espírito da matematização?” (texto-base  A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e alguns Sonhos Educacional, p. 224-225).
	
	B
	V - F - F - V
	
	C
	F - V - F - F
	
	D
	F - F- V - V
	
	E
	V - V - V - F
Questão 7/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Atente para a seguinte citação:
“A Educação de Jovens e Adultos (EJA), em relação às outras modalidades de ensino, possui características bem diferentes. Em geral, seu público está há muito tempo sem ir à escola, e traz conhecimentos que aprenderam no decorrer de suas vidas, considerados como um conjunto de processos de aprendizagens, formais ou informais, graças aos quais essas pessoas desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: SANTOS, R. Robson. A relação entre a matemática formal e a matemática informal na visão dos professores de matemática da EJA do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de JI-Paraná/Ro. 2012, 50p. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal De Rondônia. Ji-Paraná, 2012. Setembro de 2012.<http://www.dmejp.unir.br/menus_arquivos/1787_2012_robson.pdf>. Acesso em 15 de mai. 2017.
Considerando o fragmento de texto acima e o conteúdo do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático sobre a educação segundo Paulo Freire, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O aprendizado constante é um mito, ele só se dá em períodos adequados.
	
	B
	Os graus de educação são uma invenção, portanto, todos têm o mesmo grau de entendimento.
	
	C
	Pessoas sem estudo são desprovidas de saberes e nada conseguem aprender ou ensinar.
	
	D
	Existem seres educados e não educados e nada muda isso.
	
	E
	O homem vive construindo saberes e todos detêm saberes, seja no trabalho, seja no meio social.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e).   “Segundo Freire (1986, p. 28): ‘A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando. Existem graus de educação mas estes não são absolutos’. Nesse sentido o homem é um ser inacabado, pois vive em constante aprendizado, construindo e reconstruindo saberes. ‘A sabedoria parte da ignorância. Não há ignorantes absolutos’. (FREIRE, 1986, p. 28). Todos os indivíduos detêm saberes, sejam eles práticos e úteis no trabalhoou no meio social, sejam eles formalizados e aceitos na comunidade científica. Pessoas sem estudo não são desprovidas de saberes, apenas lhes falta é uma sistematização do saber existente, para transformá-lo e remodelá-lo, tornando-o amplamente aplicável” (texto-base, p.11).
Questão 8/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Leia a seguinte citação:
“É impossível consagrar-se a uma exposição crítica do estruturalismo sem começar pelo exame das estruturas matemáticas, e isso devido a razões não apenas lógicas, mas também pertencentes à própria história das ideias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: Piaget, 1979, apud FERRAZ, A. et al. Como é possível o conhecimento matemático? As estruturas lógico-matemáticas a partir da epistemologia genética. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 23.
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, qual é a diferença funcional entre classe e número? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A função da classe é a de identificar e a do número é a de diversificar.
Você acertou!
Alternativa correta letra a). “No que se refere à diferença funcional entre classe e número, fica claro que a função da classe, como é constituída por indivíduos que gozam de uma determinada propriedade, é a de identificar, ao passo que a do número (que necessita abstrair as qualidades) é a de diversificar; daí se conclui que são funções fundamentalmente heterogêneas” (texto-base, p. 142).
	
	B
	A função da classe é a de divergir e a do número é apenas classificatória.
	
	C
	Fundamentalmente homogêneas, a classe e o número são funções aplicadas a totalidades operatórias.
	
	D
	Não há diferença entre a função da classe e a função do número.
	
	E
	A função da classe é obstruir a operação e a função do número é a contagem.
Questão 9/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Leia o excerto de texto a seguir:
“Piaget afirma que o ensino matemático deveria formar o raciocínio, conduzindo à compreensão e não à memorização, desenvolvendo um espírito criativo e não repetitivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . ROSA, S. Roseli. Piaget e a matemática. In: Só Pedagogia. abr. 2009. p. 2. <http://www.pedagogia.com.br/artigos/piaget_matematica/?pagina=1>. Acesso em 17 abr, 2017
Considerando o excerto de texto acima e o conteúdo do texto-base A Abstração Reflexionante e a Produção do Conhecimento Matemático, Piaget considera a matemática como:
Nota: 10.0
	
	A
	uma modalidade de conhecimento cujo ensino deve desenvolver o espirito o repetitivo e não o criativo, pois é acessível à criança.
	
	B
	um sistema de construções que se contradizem nos seus pontos de partida.
	
	C
	um sistema de construções que se apoiam, porém são divergentes nas ações e nas operações do sujeito.
	
	D
	uma modalidade de conhecimento cujo ensino deve apoiar-se principal e predominantemente na memorização.
	
	E
	um sistema de construções que se apoiam igualmente, nos seus pontos de partida, nas coordenações das ações e nas operações do sujeito.
Você acertou!
Piaget considera a matemática um sistema de construções que se apoiam igualmente em todos os seus pontos, nas coordenações das ações e nas operações do sujeito e procedendo igualmente por uma sucessão de abstrações reflexionantes em níveis mais elevados”. Dessa forma, do ponto de vista genético, para compreender o estatuto epistemológico do conhecimento matemático importa buscar nos seus primórdios, as conexões entre as estruturas matemáticas nascentes e as estruturas operatórias do sujeito (texto-base A Abstração Reflexionante..., p. 116).
Questão 10/10 - Desenvolvimento de Conhecimento Lógico
Considere as informações do fragmento de texto a seguir:
“A epistemologia genética compreende a aprendizagem como um processo que o aluno constrói, opondo-se firmemente contra os métodos transmissivos de ensino”
Fonte: Citação elaborada pelo autor da questão. 
Levando em consideração o fragmento do texto acima e o conteúdo do texto base Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget  a abstração segundo Piaget se mostra de duas formas: a “abstração empírica” e a outra  “abstração reflexionante/reflexiva”. As duas formas estão relacionadas aos esquemas de assimilação do sujeito. Analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. A abstração empírica não se apoia em objetos físicos, somente em cognitivos.
II. A abstração reflexiva/Reflexionante se apoia em todas as formas e atividades cognitivas do sujeito.
III. A abstração empírica fornece conceituações através do processo mecânico de memorização.
IV. A abstração Reflexionante comporta dois aspectos: o reflexionamento e a reflexão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V - V - V - F
	
	B
	F - F - F - V
	
	C
	F - V - F - V
Você acertou!
A alternativa correta letra b). A afirmativa I é falsa, pois “A abstração empírica, que se apoia sobre os objetos físicos ou os aspectos materiais da própria ação, como movimentos”. A afirmativa II é verdadeira, pois “se apoia sobre as formas e todas as atividades cognitivas do sujeito, tais como os esquemas ou coordenações de ações, operações, estruturas e outras” A afirmativa III é falsa, pois” fornece uma conceituação de certa forma descritiva dos dados de observação constatados nas características materiais da ação. ” Por último a afirmativa IV é verdadeira, pois “a abstração reflexionante comporta dois aspectos essenciais: o reflexionamento, que é a projeção daquilo que foi retirado de um patamar inferior sobre um patamar superior, e a reflexão, que pode ser compreendida como o ato mental de reconstrução e reorganização sobre o patamar superior do que foi transferido a partir do inferior.”. (Texto-base, p, 241-242).
	
	D
	V - V - F - V
	
	E
	F - F - V - V

Continue navegando