Buscar

Estagio Gestão Adaptado

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
71
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
102
REGIMENTO ESCOLAR
123
ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
144
PLANO DE AÇÃO
20CONSIDERAÇÕES FINAIS
22REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O estágio é uma atividade muito importante para os futuros profissionais pedagogos, as atividades a serem desenvolvidas no decorrer deste estágio são relevantes, onde pode conciliar a teoria à prática, vivenciando experiências práticas do que foi aprendido durante o curso de formação.
O envolvimento da escola e da comunidade, proporcionando melhorias no processo ensino e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo os trabalhos pedagógicos dentro da proposta pedagógica interagindo com os alunos, pais e professores.
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O texto nos mostra uma análise do papel do pedagogo e seus possíveis Campos de atuação. o texto aborda a educação formal, não formal e informal, bem como suas definições e papel social da prática pedagógica presente para lenda docência e do âmbito escolar, refletindo sobre a atuação desse profissional em museus, hospitais, presídios vírgulas empresas vírgulas meios de comunicação e outros ambientes em que há projetos com foco educativo. objetiva contribuir para que o estudante de pedagogia possa vislumbrar suas aptidões e potencialidades nos laços Campos de aplicação do seu conhecimento.
Fica Claro através da leitura que o texto vem dente ficar as diversas áreas em que um pedagogo pode atuar, dois, desde muitos anos atrás até os tempos atuais e, ainda existem pessoas com concepções de que a única área de atuação desse profissional seria apenas a sala de aula pronto mas após muitos estudos ficou claro que são as mais variadas áreas que um profissional em pedagogia pode executar sua função de educador. atualmente há inúmeros pedagogos qualificados no mercado de trabalho, capacitados a exercer sua profissão de forma competente e acima de tudo elevando a qualidade do aprendizado, seja ela na escola ou empresas. além do mais, permite para que o ensino seja eficiente buscando alcançar os objetivos propostos pela instituição.
A educação e pedagogia são frequentemente confundidos, ou vistas como a mesma coisa ponto por isso, para tratarmos do papel do pedagogo faz-se necessário abordar, ainda que as linhas gerais e, a diferença existente entre educação e pedagogia. Educação consiste no processo amplo, sistemático do ensino-aprendizagem, natural a condição humana, por isso educação se dá nos mais diferentes momentos e espaços, como na rua, em casa, entre amigos, de pai para filho e assim por diante. já pedagogia constitui-se na ciência que se ocupa das questões de educação. Ela é quem faz o estudo organizado e sistemático dos problemas da educação, traçando métodos e didáticas que venham a qualificar o processo educativo. (INFOESCOLA,2016).
Na instituição escolar o pedagogo desempenha funções desde o magistério como regência de turma, supervisão pedagógica, orientação educacional, administração escolar por enquanto não ambiente empresa ele é reconhecido como pedagogo empresarial não havendo divisões de tarefas mas função de todas as habilidades como a sua visão empreendedora que permite assegurar seu lugar e seu futuro dentro das organizações (COASETTI, 2005).
Nessa perspectiva o pedagogo tem várias funções, não somente ser professor, pois, mesmo dentro da instituição escolar, ele atua em diversas funções, como coordenador, gestor, supervisor e orientador ponto porque ele é preparado para executar um bom trabalho educacional nesses espaços por enquanto não ambiente empresarial, profissional tem a mesma competência de atuar junto à empresa, melhorando-a.
Segundo Almeida (2006, p.7) o pedagogo pode trabalhar em várias áreas, tais como:
 Coordenação de ações culturais em bibliotecas v brinquedotecas, parques temáticos, fundações culturais, teatros, parques e zoológicos; desenvolvimento de recursos humanos em empresas; direção e administração de instituição de ensino; elaboração de políticas públicas visando a melhoria dos serviços à população em autarquias, hospitais e governo nas esferas municipais, estaduais e federais; gestão e desenvolvimento de conselhos tutelares, centro de convivência abrigos e organizações não governamentais.
Sendo assim, profissional pedagogo tem várias áreas de atuação, cabendo mesmo trabalhar em áreas afins seja no âmbito escolar ou não, mais que se trabalha em ações educativas. Atualmente sabemos que há inúmeros profissionais qualificados no mercado de trabalho, capacitados a exercer a profissão de forma competente e acima de tudo elevando a qualidade de ensino.
Em virtude do que foi exposto texto analisado, fica evidente que a atividade do pedagogo extrapola o âmbito escolar. O trabalho se desenvolve de modo formal e informal, caracterizando, então o espaço multidisciplinar de aplicação de práticas educativas.
A história em relação à formação do pedagogo delimita-se inúmeras vezes a área escolar, na qual o pedagogo desenvolverá o trabalho de gestor e mediador do conhecimento científico na busca da emancipação do sujeito dentro da sociedade.
A pedagogia empresarial mostrou que o pedagogo tem o objetivo de motivar a equipe de maneira a contribuir com o conhecimento da empresa. Já o pedagogo hospitalar não desempenha apenas a função de auxiliar o paciente convidativamente, mas existe um trabalho de ajuda e reabilitação do mesmo, e a cada atividade elaborada deve respeitar o espaço físico e emocional do paciente. A prisão é outro espaço onde o pedagogo ganha destaque na educação tem como objetivo a readaptação e a reinserção do indivíduo na sociedade.
O educador nesses ambientes tem a função de integrar as práticas educativas ao conceito histórico e cultural, as mídias e tecnologias, e promover a qualificação profissional.
Campos como a pedagogia nos meios de comunicação, no museu do turismo e no sindicato de São ações com ainda escassa biografia para a formação do pedagogo, os referenciais teóricos encontrados na maior parte visam a formação do pedagogo para atuar como professor.
Diante disso viu a análise do texto da leitura obrigatória constatou que a formação dos cursos de pedagogia, de forma geral, não aborda as diversas possibilidades da atuação. para tanto, são necessárias pesquisas que investirem as grades curriculares dos cursos de graduação em pedagogia, a fim de propor a reflexão do pedagogo para multidimensionalidade da profissão.
O pedagogo não é apenas um profissional de educação apto para atuar somente em sala de aula pronto embora não tenho a valorização necessária de sua carreira, salário que não é nem um pouco atrativo e de estar cada vez mais escasso o número de pessoas que procuram cursos superiores na área, assim, o mercado trabalho está cada vez mais amplo e diversificado para quem pretende está se formando nesta área.
2 REGIMENTO ESCOLAR
O pedagogo vem transformar a escola em um espaço social responsável pela apropriação do saber universal, bem como a socialização desse saber elaborado às camadas populares, promovendo à formação da consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade, problematizando as relações sociais do homem com a natureza e com os outros homens, visando à transformação social, vindo auxiliar na construção da identidade do educando, este será crítico consigo mesmo, participativo e atuante na realidade em que se insere, transformando-a e transformando-se dialeticamente, tendo sua ação pautada em valores humanísticos, tais como: igualdade, justiça, solidariedade, respeito, tolerância às diferenças, cooperação e democracia.
No que diz respeito à inclusão, a escola deve possui condições necessárias para promover a acessibilidade a todos os alunos com necessidades educacionais especiais.
A missão da escola é formar cidadãos preparados para a próxima etapa escolar com ensino aprendizagem eficaz pois deseja formar alunos críticos e reflexivos com as preparações básicas para o mercado de trabalho e para a vida cotidiana. as práticas pedagógicas da professora regente da turma é composta por uma rotina diária busca, que semprebusca trabalhar com uma educação que rompa com a exclusão, através de uma visão crítica, dialógica a humanidade agindo sobre o mundo. assim chega sempre antes dos alunos para que possa cumprimentar os na entrada, em seguida realiza a oração do dia, em seguida de uma música e depois os alunos vão para suas salas começarem as suas atividades.
As finalidades educativas da escola se constitui de forma indisciplinar com diferentes metodologias que consideram nos sujeitos de suas trajetórias e histórias e vivências e oportunizando situações para que os educandos possam contribuir com desenvolvimento através do confronto de hipóteses, tendo como referencial a BNCC.
O pedagogo deve mediador e articulador da multifaceta da realidade político pedagógico e escolar, é que vem procurar estimular o aluno ao estudo, valorizando e incentivando suas iniciativas, bem como oferecendo uma série de atividades participativas, criadoras, inclusivas, que despertem o interesse dos alunos, zelando por sua permanência no âmbito escolar, para que possa tornar-se um cidadão autônomo e comprometido com o desenvolvimento da sociedade.
A avaliação é um processo contínuo, que ocorre para diagnosticar a situação inicial e definir formas de atuação frente aos objetivos, onde os educandos são avaliados no decorrer do dia a dia, para que possa ser acompanhado e avaliado seu desempenho e desenvolvimento, depois são emitidos relatórios descritivos sobre as condições de cada aluno.
A participação dos pais e responsáveis deve ser ativa, acompanhando e incentivando seus filhos nos estudos, revelando sua confiança no projeto educacional, na história e nos profissionais dessa instituição, é elemento preponderante para o êxito da aprendizagem do aluno; participa nas reuniões de pais, nas festividades e comemorações que a escola realiza.
A escola e comunidade deve manter uma boa relação, visto que ambos almejam os mesmos objetivos; a comunidade contribuiu com a organização das ações e decisões a serem tomadas, tornando a escola um espaço aberto e democrático.
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
A coordenação pedagógica é composta de direção, vice direção e docentes.
A organização do currículo são materiais de qualidade estão disponíveis para os professores para utilizar em sala de aula currículo organizado por área de conhecimento.
O processo de avaliação deve estar expresso na proposta, critérios para promoção, uso dos resultados e os procedimentos de recuperação, acompanhamento individual, encaminhamento dos alunos com dificuldades, planos de adaptação, dependência se houver. Com análise do PPP, avaliação didática necessária para constatar progressos dificuldades e, um diagnóstico para corrigir falhas e estimular as crianças com o acompanhamento de suas atividades.
Dentro da instituição a formação continuada é um fator indispensável para o bom desenvolvimento da realidade escolar, deverá ocorrer não só para os professores, mas também para todos os funcionários da escola, incentiva a formação de grupos de estudo, cursos, palestras e oficinas, entre outros.
O trabalho do pedagogo é realizado conforme a elaboração do seu planejamento, participando de todas as atividades que engloba o contexto escolar, sendo o suporte para as ações da escola, orientando os alunos, auxiliando o diretor para que a escola desenvolva um ensino de qualidade, sendo quando necessário flexível no que diz respeito a planejamento, já que pode acontecer intercorrências.
No planejamento do professor ele auxilia, orienta a elaboração do plano de trabalho do docente, participa da elaboração de projetos para promoção da formação continuada dos professores, já a direção contribui em todos os setores, na organização e no trabalho diário da instituição. E é papel do professor acompanhar o mesmo. 
4 PLANO DE AÇÃO
Identificação da escola
Escola Getulio Vargas
 Carga horária
08 horas
Apresentação do Plano de Ação do Pedagogo : 08 Horas, 
Temática: Família e Escola Contribuindo para a Aprendizagem do Aluno.
 INTRODUÇÃO
Diante do atual cenário da educação brasileira em que a participação da família, torna-se imprescindível nas discussões em torno da melhor formação dos educandos.
 Observa-se a necessidade de se trabalhar esta temática, levando em conta que a não participação dos agentes tanto por parte da escola, quanto 
da família gera problemas que acabam por cristalizar os papéis dos mesmos. 
Como se as Responsabilidades de ambos não tivesse os mesmos objetivos, vale ressaltar que a Função de educar não pode ser entendida como um trabalho limitado ao ambiente escolar , Vale ressaltar que a não participação dos agentes tanto por parte da escola quanto da família gera problemas que acabam por cristalizar os papéis dos mesmos. Como se as responsabilidades de ambos não tivessem os mesmos objetivos. Vale ressaltar que a função de educar não pode ser entendida como um trabalho limitado ao ambiente escolar, o âmbito familiar é de fundamental importância, já que neste espaço também se educa e forma valores que devem permear a vida do educando como cidadão participante da sociedade.
Considerando o fato de o processo educacional precisar de um maior envolvimento
dos fatores familiares. É necessário compreender que dentro do ambiente familiar, os responsáveis cumprem papéis vitais quando colaboram com a efetivação positiva do ensino. A relação escola e família tem um objeto comum, trabalhar uma educação de Qualidade para as crianças, levando em conta que os primeiros atos educacionais, partem da família, os princípios básicos de relação sociais, são atitudes que fazem a diferença quando a criança começa os primeiros anos escolares.
A escola por sua vez cumpre o papel de ensinar os conteúdos e desenvolver competência que preparem os alunos para a vida.
 Ao longo do tempo houve grandes mudanças nas estruturas sociais, que modificam a forma de educar. Desta forma o papel da escola também sofreu
transformações. Todavia até que ponto tais transformações beneficiaram a relação
escola e aluno ou escola e família? Partindo da premissa que o conceito de escola se ampliou torna-se necessário uma análise dinâmica do caso. Nesse sentido, este
trabalho discute essas mudanças e suas implicações no cotidiano e na cultura escolar.
JUSTIFICATIVA
Uma parceria escola e família são possíveis. E por que não, de extrema
urgência. Quanto mais estes se afastam maior o risco da permanência de problemas
históricos como a indisciplina e a reprovação. Somente com um trabalho conjunto e
participativo em que ambos realizem a investigação detectem as problemáticas e
busquem resolvê-las. O papel dos pais e da escola mudou, quanto a isso não há
dúvidas. A questão primordial é como estes absorverão estas mudanças, e de que
forma atuará sobre a realidade. Não se espera uma escola sem problemas, mais se
defende um diálogo que se oriente para este Norte. Pais e filhos, professores e pais,
professores e alunos relações como estas assumem posição vital na transformação
da educação no Brasil e no mundo. Afinal estes acabam formando engrenagens de
um sistema, que é a escola. E como toda engrenagem precisa de manutenção, para
que as partes funcionem de forma positiva. Somente com o comprometimento destas.
 Partes o sucesso da parceria será realmente consolidado. O envolvimento e a
participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados
componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança e adolescente em sua vida escolar O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima a educadora.
 Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança, adolescente, em todo o seu processo de aprendizagem, tanto quanto na sua atividade na escola.
OBJETIVOS
Objetivo geral:
 Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando
o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da autoestima.Objetivos específicos:
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo; Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o
comportamento escolar; Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família; Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola); Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação; Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros;
 Conscientizar a família da responsabilidade que tem com a educação informal
de seus filhos; Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;
 Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares.
Fundamentação Teórica.
 A sociedade tem passado por profundas mudanças nas últimas décadas, mudanças estas que tem afetado de forma fundamental a estrutura e equilíbrio das famílias. A escola também, ainda que de forma mais lenta e compassada, tem procurado se adaptar a essas mudanças, mas o que urge nos nossos dias é a interação entre ambas, promovendo uma maior eficiência na educação e ensino das crianças.
“Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina, ou
seja, à família cabe oferecer à criança e ao adolescente a pauta
ética para a vida em sociedade e a escola instruí-lo, para que
possam fazer frente às exigências competitivas do mundo na
luta pela sobrevivência” (OSORIO, 1996, p.82).
 Portanto a instituição escolar tem como função, instruir e estimular a formação
de saberes científicos e orientar estas famílias com diálogo, fornecendo instrumentos pedagógicos, contribuindo para essa aprendizagem. O diálogo entre a família e a escola tende a colaborar para um equilíbrio no desempenho escolar, considerando que a criança traz uma ligação familiar em aspectos positivos e até mesmo negativos. Para Delors (1998, p. 111), “um diálogo verdadeiro entre pais e professor é[...]indispensável, porque o desenvolvimento harmonioso das crianças implica uma complementaridade entre a educação escolar e educação familiar”. Se houver uma interação entre familiares e professores como: contribuição nas tarefas escolares e trocas de informações, ideias e opiniões relacionadas à criança, auxiliariam não somente no melhor andamento de aprendizagem, mas também no ambiente escolar.
 Como podemos perceber, quando os familiares se interessam em procurarem os professores para se inteirar dos conteúdos escolares e se comprometem em
auxiliarem, o aluno terá melhor rendimento no seu aprendizado. Da a importância da
participação da família junto aos seus filhos no âmbito escolar. A escola e a família
desempenham papel de grande importância na formação social do indivíduo, tendo
responsabilidade na construção da pessoa humana em seus âmbitos espacial,
temporal e sociocultural. O processo de formação da identidade se dá nos aspectos
individual, pessoal e cultural. A formação da identidade do indivíduo se dá através de instituições como a família, a escola, e mais tarde o mundo do trabalho.
As formas e amplitude das relações entre as escolas e famílias variam, pois
estão relacionadas a diversos fatores, tais como escolarização das famílias, classe
social, meio urbano ou rural, número de filhos, tempo disponível e ocupação dos pais, entre outros .Alguns pais não têm noção do mal que causam aos seus filhos quando não estabelecem limites para eles, atendendo todos os seus desejos sem questioná-los, filhos que não sabem controlar suas vontades, provavelmente não saberão lidar com problemas corriqueiros do seu cotidiano. TIBA (1996) afirma que há pais que, por manter seus filhos na escola, acham que esta é responsável pela educação dos mesmos. Quando a escola reclama de comportamentos inadequados ou das indisciplinas por parte dos alunos, os pais atribuem a responsabilidade à escola.
 Para VASCONCELLOS (1994) “a família e a escola mudaram muito. Antes, a
O impacto da vida familiar causa influencia corretiva na vida escolar do
indivíduo, pois este está inserido numa estrutura familiar com uma dinâmica que por
muitas vezes entra em conflito determinando seu comportamento e sua capacidade
de aprendizagem escolar. Ainda segundo o autor a escola compartilha com a família
suas descobertas e recebe dela, por meio de seus alunos, a dinâmica de um mundo
em constante mudança num processo de colaboração. Não há separação entre a
cultura da escola e a vida familiar, mas uma extensão em que ambas convivem e se
influenciam mutuamente.
METODOLOGIA
 Reunião com as famílias e apresentar o projeto; Encontros periódicos com as famílias; Exibição de filmes sobre a família Convidar Profissionais das áreas de (Saúde, Meio Ambiente, Direito e Eclesiástico) para palestrar sobre os temas pré-estabelecidos; Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e
semelhanças; Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas
estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito,
solidariedade, perdão. Trabalhar a autoestima e a responsabilidade de cada aluno.
 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
· Reunião com a família e apresentação do projeto Encontros periódicos com a família. 
· Exibição de filmes sobre a família 
· Palestras sobre os temas pré-estabelecidos
com profissionais das áreas de(Saúde, Meio Ambiente ). 
 Discutir o desempenho de cada membro da Família, as diferenças e semelhanças, fazer um mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão. Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno
CRITERIOS DE AVALIAÇÃO
 A avaliação será feita através de registros do professor e da coordenação, de
acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e
coletivamente, além da participação da família nas atividades à elas proposta. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término deste estágio pode-se dizer que esta atividade é indispensável para a formação dos futuros educadores, visto a importância das atividades realizadas no decorrer deste estágio, permitindo ao estagiário conhecer de perto a realidade da escola e o trabalho de todos os seus envolvidos. 
Ao finalizar este estágio pode-se dizer que o mesmo contribuiu muito com a formação profissional e pessoal do estagiário, permitindo ao mesmo conhecer a realidade escolar dos alunos do ensino da educação infantil.
Quanto ao dia a dia do pedagogo é indriscritivo a importância de seu trabalho para a formação dos alunos e todo o funcionamento da instituição escolar. Todas as atividades deste estágio foram importantes, porém o plano de ação elaborado para o pedagogo foi bem especial, pode-se trabalhar com esta temática tão importante para o conexto escolar, trabalhando com alunos, incentivando a valorização princípio e valores essenciais para a sua formação
Logo, este estágio possibilitou um crescimento impossível de ser mensurdo, acredita-se que o trabalho do pedagogo deve ser mais valorizado, e que os alunos devem-se conscientizar da importância que estes profissionais têm.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004.
CARMO, Rosangela Silva do. Música e políticas de inclusão no ensino básico: desafios e Oportunidades. 2014. Disponível em:<http:// www.portaleducacao.com.br › Home › Artigos › Educação e Pedagogia>Acesso dia 10 de setembro de 2019.
PASSI, M.M.L. Diversidade se aprende na escola. 2015.Disponível em:<http:// www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/151635/001004941.pdf?sequence..>Ace-sso dia 10 de setembro de 2019.
SANTOS, Ivone Aparecida dos. EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE:uma prática a ser construída na Educação Básica.Cornélio Procópio.2008.Disponível em:<http:// www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2346-6.pdf>Acessodia 10 de setembro de 2019.
SOUZA SANTOS, Boaventura. A Construção Multicultural da Igualdade e da Diferença. Oficina do CES – Centro de Estudos Sociais, Coimbra, n. 135, p. 4-6, 1999.
Sites consultados:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51882>Acesso dia 29 de maio de 2020.
<http:// umpouquinhodemuitacoisa.blogspot.com/2015/.../projeto-valorizando-as-diferencas.h...>Acesso dia 29 de maio de 2020.
UNOPAR
PEDAGOGIA
simone jacinty de almeida
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
Ivaiporã
2020
simone jacinty de almeida
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
Relatório apresentado à Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão do curso de Pedagogia - UNOPAR.
Ivaiporã
2020

Continue navegando

Outros materiais