Buscar

AULA 5 - etica

Prévia do material em texto

1) Relate sobre equipes interdisciplinares e multidisciplinares, associando a ética profissional nos dois casos.
2) Descreva sobre o código de ética diponibilizado pelo CONTER nos capítulos III e IV os seguintes artigos:
Cápitulo III - Art. 4° , 5° e 6°
Cápitulo IV - Art. 7° descrever os inciso 1,2,3,4,5,6,7 e 8
Respostas
1) - Multidisciplinaridade
A multidisciplinaridade consiste em um conjunto de disciplinadas estudadas de maneira não-linear entre si. Esse processo objetiva a construção de um conhecimento sólido e não correlato, permitindo assim um conhecimento não especializado, porém mais polivalente e eclético. A principal diferença entre multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade é o fato de que dessa última procura criar associações hierárquicas entre as disciplinas.
Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade tem como objetivo repassar as disciplinas de maneira correlata, criando assim um vínculo que possa originar novas descobertas, disciplinas ou até mesmo áreas do conhecimento. Podemos citar como resultado do processo interdisciplinar a criação das áreas da bioengenharia, bioquímica e psiquiatria.
Ambos os processos de estudo, tanto a multidisciplinaridade como a interdisciplinaridade, são válidos para a formação intelectual do indivíduo. O que é importante levar em consideração é alguma inclinação ou predisposição à determinado método de estudo, em geral o multidisciplinar possui um caráter mais lúdico que eventualmente permite a escolha de um processo interdisciplinar.
Grosso modo podemos dizer que a nossa estrutura educacional se inicia através de um processo multidisciplinar (ensino básico) cabendo posteriormente ao indivíduo ingressar em um processo interdisciplinar (ensino superior e afins) que lhe for mais conveniente.
2)- Cápitulo III - Art. 4° , 5° e 6°
Art. 4° - O alvo de toda atenção do Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia é o cliente/paciente, em beneficio do qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade técnica e profissional.
Art. 5° - É vedado ao Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia aproveitar-se da função, exercida para obter vantagem de caráter econômico ou político.
Art. 6° - Ao Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia é expressamente vedado fornecer ao cliente/paciente informações não específicas de sua formação.
Cápitulo IV - Art. 7° descrever os inciso 1,2,3,4,5,6,7 e 8
Art. 7 – É vedado ao Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia: 
§ 1° Participar de qualquer ato de concorrência desleal contra colegas.
§ 2° Assumir emprego, cargo ou função de colega demitido ou afastado em represália a atitude de defesa de movimento legítimo da categoria e da aplicação deste código, quando devidamente comprovado.
§ 3º Posicionar-se contrariamente a movimentos reivindicatórios da categoria com a finalidade de obter vantagens.
§ 4º Ser conivente ou manter omisso em situações de erros técnicos, infrações éticas e com o exercício irregular ou ilegal da profissão.
§ 5º Compactuar, de qualquer forma, com irregularidades dentro do seu local de trabalho, que venham prejudicar sua dignidade profissional.
§ 6º Participar da formação profissional e de estágios irregulares.
§ 7° Denegrir, por quaisquer meios, colegas de profissão, membros dirigentes ou associados das entidades representativas da categoria.
§ 8° Abandonar ou não comparecer ao trabalho, onde exerça atividade profissional, sem motivo plenamente justificado.

Continue navegando