Buscar

ad1 dino pronta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
2020.1
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1
Entrega EXCLUSIVAMENTE via plataforma, até dia 01/03
 
IDENTIFIQUE SEU TRABALHO:
NOME: Roseli Rizzetto Abreu
MATRÍCULA: 17216080327
POLO: Santa Maria Madalena
Prezados estudantes, esta é a nossa primeira Avaliação a Distância. A avaliação é individual. Você pode conversar com seus tutores e colegas sobre as aulas lidas, porém os textos apresentados nesta avaliação devem ser de sua autoria. Caso sinta necessidade de citar trechos de obras (artigos, livros, sites), lembre-se de indicar a fonte. Esta avaliação é parte dos seus estudos. Sendo assim, esforce-se para compreender claramente os conceitos aqui trabalhados. Durante esta atividade, você será convidado(a) a falar sobre seu município. Este pode ser o município onde reside, onde estuda ou trabalha. 
Bons estudos!
No início deste semestre estamos considerando a ideia de sistema, além de diversos fatos históricos que ajudaram a compor o cenário da Educação Nacional atual. A proposta desta primeira atividade é tentar compreender os conceitos até aqui estudados e relacioná-los às suas vivências.
 
QUESTÃO UM – Durante as aulas discutimos a ideia de sistema. Fizemos uma analogia entre sistemas que existem no nosso corpo e a ideia de sistema educacional. Com base na leitura das aulas e em outras leituras complementares, descreva a ideia de sistema educacional. (Máximo 10 linhas) (Valor: 3 pontos)
Como nos diz Demerval Saviani (2009), “sistema” é a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante". Para exemplificar, podemos pensar nos sistemas que funcionam no nosso corpo.
O sistema educativo é formado por vários órgãos, que se organizam por meio de diretrizes e normas. A escola é um desses órgãos dentre desse sistema maior que é a educação.
 Para seu funcionamento esses órgãos escolares atuam em ligação com outros órgãos (espaços) educacionais. Para isso, as normas são trabalhadas e direcionadas as questões socias, políticas e econômicas, seguindo as normas em suas diretivas de gestores, comunidade e saberes que se adequam a um sistema em funcionamento.            
 
QUESTÃO  DOIS - Vimos a importância de pensarmos criticamente a história da e na educação. Pesquise sobre a educação na região em que vive; Resgate em sua memória seus tempos de estudante da Educação Básica; Converse com pessoas mais velhas sobre suas experiências escolares. Relate pelo menos uma mudança ocorrida nas últimas décadas na organização escolar na sua região e faça considerações sobre o impacto desta mudança (podem ser alterações no currículo, na legislação, no espaço, entre outras). (Máximo 10 linhas) (Valor: 3 pontos)
No meu município há um ciep ao qual eu estudei, existem as escolas de zona rural onde os alunos que lá residem estudavam. Foi feita uma regulamentação de governo ao qual municipalizou o sistema de ensino. O transtorno foi gigante. Primeiro não havia discriminação quem era da “cidade” com quem é da “roça”. Até porque aqui tudo é interior. Havia interação entre todos, hoje vemos uma educação compartimentada por quem mora aqui ou acola. Segundo: Os alunos necessitam de transporte, os horários entraram em conflito já que os motoristas levavam os alunos do turno do amanhã e não conseguem retornar com os alunos do tuno da tarde/noite. Resultado, reduziram a carga horaria. Outra desvantagem é o conteúdo curricular que eram voltados para a realidade regional. Hoje não há essa valorização regional, vemos os alunos desvalorizados. 
havia
 QUESTÃO TRÊS – Continuando a pesquisa sobre a educação no seu município, responda as seguintes perguntas (com suas palavras): (Valor: 4 pontos)
- Este município tem um Plano Municipal de Educação? Em caso afirmativo, quando foi criado? R: Sim/ O gestor me informou que foi em 2015 o ano de criação.
- As informações sobre organização curricular estão disponíveis aos docentes da rede de forma facilitada? Sim. Justifique sua resposta. Há um site disponível para acesso nas escolas. Também tem salas de informáticas liberadas para uso dos docentes.
- Caso haja um Plano Municipal de Educação, qual o foco das metas para as séries iniciais? Caso não haja, existe alguma orientação curricular/metodológica em algum documento municipal? 
R: O foco municipal segue em observância ao plano nacional.
Atender em creches a, no mínimo, 70% das crianças de até 3 anos em período integral; 
 Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final 3º ano do ensino fundamental; 
.Elevar progressivamente o atual índice do Ideb nos anos iniciais e anos finais, associado a aspectos de qualidade e qualidade social da educação.
 - Na sua opinião, qual a maior necessidade educacional do seu município? Justifique sua resposta e indique se tal questão aparece no Plano Municipal ou em outro documento similar.
Metas: 
· oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta porcento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco porcento) dos(as) alunos(as) da educação básica.
As escolas possuem carga horaria de quatro horas ao dia, ficando a grande maioria das crianças ociosas por longo período do dia. O número de crianças e jovens usuária de álcool, drogas, que se envolvem em confusões de rua...é muito grande. Eu acredito que a escola tem um papel social que poderia preencher positivamente nesta lacuna, levando esporte e atividades direcionadas para agregar na vida individual, social e profissional desse alunado. 
· ofertar matrículas para educação profissional, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) no segmento público. 
Uma carência que existe no meu município é a formação profissional. Aqui não existem cursos técnicos, nem universidades. O único curso que temos aqui é pedagogia do CEDERJ.

Continue navegando