Buscar

educação infantil 2020 1

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
)
EDUCAÇÃO INFANTIL 1
COORDENAÇÃO: Profª Drª TANIA NHARY
Nome: Maria Clara Angelo Reigoto
Matrícula: 18216080168 E-mail mariareigotopdg@outlook.com
Polo: Santa Maria Madalena
Avaliação a Distância (AD2) – 2020.1
Valor total: 10,0 ( dez pontos) . 
Questão: Escolha uma imagem sobre infância (obra de arte/ anúncio de revista ou TV/ letra de música/ literatura/ internet, etc) anexando-a a sua prova. Faça um comentário sobre a imagem fazendo relação com um dos temas estudados nas aulas 9, 10, 11 e 12 do cronograma da disciplina, o que inclui textos e aulas do Módulo. Logo, essa imagem deve remeter a um dos seguintes temas: leis e concepções sobre infância; criança, infância, cultura e interações sociais; o cuidar e o educar.
 	O que será avaliado é o seu entendimento/estudo/leitura sobre o tema a partir da imagem escolhida que serviu de ponto de partida para tal comentário. 
Boa prova!!!
Brincar é mais que o brinquedo
Na foto acima vemos crianças se divertindo na rua de casa ou em alguma praça co brincadeiras que provavelmente aprenderam com os pais e assim como eles aprenderam com os pais deles, nem tudo se resume a brinquedos.
Crianças têm uma grande imaginação e com coisas simples podem desenvolver uma brincadeira lúdica que trabalha todo seu desenvolvimento e comunicação com outras crianças. Se pensarmos nesses espaços criados pra elas em shoppings, lojas e etc será que eles deixam que a criança desenvolva sua imaginação? Ou será que são só espaços pra deixarem as crianças entretidas enquanto seus pais resolvem suas coisa?
Com tudo isso devemos ponderar que elas não precisam de grandes estruturas para brincar, apenas precisam de um espaço em que elas possam criar sua brincadeiras, deixar suas marcas e brincar com a sua imaginação, que é o que realmente importa pra elas, um lugar onde elas possam se enxergar, se sentirem bem, que traga boas lembranças e aconchego pra elas.
As crianças de nossa geração brincam cada vez menos, dando uma importância maior aos smartphones e tablets, já sabem controlá-los desde muito pequenos, deixando a imaginação e a interação com outras crianças de lado. Esses espaços proporcionam a interação entre elas, criar laços e amizades, brincar juntas, ajuda no desenvolvimento e eles criam o seu próprio mundo em suas brincadeiras.
Devemos dar mais importância a essas brincadeiras levar as crianças a espaços abertos brincar de amarelinha, se juntarem com outras crianças e e inventarem uma brincadeira uma história, crias um novo mundo dentro de nosso mundo, tudo isso ajuda na formação delas e em como vão lembrar da sua infância e passar isso para seus filhos.
Portanto devemos dar mais importância ao que elas querem e em como elas se divertem para criar melhores espaços pra elas ao invés de criar algo em que nós achamos melhor e que vá agradar, espaços assim tem que ser desenvolvidos com a ajuda do público que vai usufruir disso, para que assim elas possam por em prática todas sua brincadeiras e imaginação.

Continue navegando