Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

MASSAGEM DE ZONA REFLEXA – TECIDO CONJUNTIVO
A massagem do tecido conjuntivo (MTC), utiliza as mudanças reflexas palpáveis dos tecidos no diagnóstico e tratamento.
Baseia-se em movimentos que tracionam e alongam o tecido conjuntivo.
Diagnóstico palpatório:
· Mudanças na pele: depressões, elevações, menor elasticidade, maior aderência à fascia.
· Endurecimento: musculatura superficial com tensão e imobilidade na presença de disfunção crônica (fibrose).
· Mudanças na temperatura: aumento localizado na lesão aguda e diminuição na lesão crônica em decorrência da isquemia (fibrose);
· Sensibilidade: requer investigação. O tecido está inflamado? A área local é reflexivamente ativa? Qual é a natureza e a causa da sensibilidade?
· Edema: inchaço e congestão pode ocorrer na disfunção aguda. Ausência destes sintomas na disfunção crônica, que são substituídos por mudanças fibróticas.
Métodos diagnósticos:
· Palpação leve;
· Elevação de dobras da pele;
· Alongamento do tecido superficial.
Técnicas de massagem reflexa
· Técnica de rolagem da pele;
· Técnica de pinçamento/rolagem;
· Técnica de contato “S”.
Os dedos puxam o tecido na direção do terapeuta enquanto as polpas dos polegares rolam sobre o tecido pregueado. O tecido será erguido, alongado e comprimido. O procedimento pode ser repetido várias vezes para incentivar ao máximo os efeitos reflexos e estimular a circulação e a drenagem.
As mãos do terapeuta são posicionadas de forma que os dedos fiquem na direção cefálica e o polegar na direção caudal. Os dedos puxam a pele na direção do polegar, que ergue esta dobra, afasta a mesma do corpo e rola para cima (na direção cefálica, de encontro aos dedos). Para um efeito tonificante realizar no sentido cefálico, para um efeito sedativo no sentido caudal.
As mãos devem ser posicionadas de um modo que permita a aplicação da pressão, com o polegar ou as mãos, em direção cruzada à das fibras musculares. Pode ser realizada até a percepção de liberação.