Buscar

O processo Ensino Aprendizagem Ssegundo Ausubel Novak e Seminério

Prévia do material em texto

Juliana Regina Tramonte Curilla
Atividade Virtual Unidade 3 
O processo Ensino-aprendizagem sob a ótica de Ausubel, Novak e Seminério
David Paul Ausubel, psicólogo (1918-2008), trouxe um conceito muito pontual no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem: ele parte do princípio de que o fator que mais é notório neste paradigma é o que o educando já tem noções e alguns conceitos introjetado em seu repertório de conhecimento.
Contrário às teorias Behiavoristas e Piagetianas, Ausubel defendia a Teoria Cognitivista, que busca interpretar os conceitos já internalizados pela mente humana e a partir daí, relacionar a evolução do aprender. 
Ausubel definiu sua teoria em alguns conceitos básicos, que são muito usados nos dias atuais. Falou sobre a Estrutura Cognitiva, a Aprendizagem e o tipo de Aprendizagem. 
Expondo de forma mais clara suas ideias, vejamos o que ele mostra:
· Estrutura Cognitiva: cada indivíduo tem uma capacidade de armazenar conceitos e ideias, que formam estruturas hierarquizadas, que irão se encadear formando conceitos cada vez mais refinados, em determinado assunto. Essas ideias irão recebendo novas informações e novos conceitos irão se formar a partir dessa reorganização da qual o indivíduo tem capacidade de desenvolver por si só a partir, portanto, das ideias iniciais as quais fora apresentado;
· Aprendizagem: para o psicólogo, a aprendizagem está atrelada às novas aquisições de conhecimento e o entrelaçamento com as ideias inicias, levando em conta as perspectivas do aprender mecânico e o significativo, com relevância;
Estruturando ainda mais suas teorias, Ausubel dividiu os tipos de aprendizagem as quais conceituou:
· Aprendizagem Siginificativa: conota a estrutura de que o aprendente terá condições de ressaltar o que lhe foi ensinado com suas próprias palavras, sendo estas atribuições não arbitrárias, isto é, não há relação das novas ideias com as ideias anteriores, criando assim uma relação lógica e conceitual, e substantiva; essa forma de aprendizagem atribui uma plasticidade à forma que o educando pode transmitir aquilo que aprendeu mesmo que de forma sinônima 
· Aprendizagem Mecânica: trata-se da metodologia de decorar aquilo que é ensinado, não havendo nenhum tipo de correlação das estruturas inicias das aprendizagens com o novo conceito que está sendo inserido. São totalmente o oposto das Significativas, onde a as informações são condensadas e passadas de forma arbitrária, não permitindo a permeabilidade de uma explanação o sinônima nem tão pouco análoga, deve ser por tanto “ipse liter.”, do latim, “da mesma maneira”. O fato de não haver essa flexibilidade, trás logo o conceito de uma aprendizagem não substancial, e quase que inevitável nas formas acadêmicas de modo geral, como decorar nomes e datas e relacionar de forma inequívoca. 
Outra forma de análise que Ausubel pesquisou, fora a Aprendizagem por Descoberta, a qual o indivíduo a conhecerá antes mesmo que lhe seja passada por metodologias e assimilação cognitiva, e ainda a Aprendizagem por Cognição, que seria o inverso da anterior, o aprendente seria exposto ao conteúdo já proposto e finalizado, sem que houvesse o momento da descoberta prévia antes da aquisição, a ciência por transmissão.
Os Mapas Conceituais, trazidos por Joseph Novak, Mestre em Ciências da Educação, e também detentor de outros títulos, focou todas suas pesquisa na aprendizagem humana, e em especial, no fundamento que será analisado, que é o Mapa Conceitual, desenvolvido na década de setenta e difundido na década de oitenta. 
Novak pautou suas pesquisas nas Teorias de Aprendizagem de Ausubel, e são atribuições às quais se tornam úteis para organizar o conhecimento e representa-lo através de preposições, de forma gráfica, expondo de forma mais clara, em forma de “organogramas” ou “diagramas” simples, onde o intuito maior não é avaliar se está correto ou não, mas sim se houve a apreensão pelo educando daquilo que lhe fora passado. 
É um traçado por linhas ou setas que indica de forma evidente a ligação entre conceitos e aprendizagens que estão sendo inseridas na vida do educando, ou mesmo para o educador utilizar como análise de seu próprio trajeto na educação de seus aprendentes. 
A maior relevância da apresentação de um mapa conceitual por um educando, é observar o quanto ele aprendeu e expôs neste mapa, sem um olhar Avaliativo formativo, mas com uma olhar atento e de sondagem um olhar de facilitador e de colaborador neste processo. 
Esse método se apega sem dúvida a qualidade do que fora apreendido e não a quantidade. Tem um grande valor para as metodologias educacionais embora não lhe seja atribuído valor formativo, mas pode e deve ser usado como um guia da evolução daquele grupo do qual o educador está a encargo de educar ou sanar dificuldades no aprender.
Os mapas conceituais são ótimos portfólios, levam ao processo de reflexão para ambas as partes, educando e educador sobre como está se desenvolvendo esta relação de transmissão a apreensão de conhecimento e bem elaborados, sem dúvidas podem ser grandes aliados educacionais. Tratam ainda da fixação do que está sendo passado em aulas expositivas e sem dúvida se torna um agente facilitador e colaborador na Educação.
Finalmente, Franco Lo Presti Seminério, Italiano, Doutor em letras e filosofia, que embora tendo imigrado para o Brasil no fim da segunda guerra, não teve seus títulos reconhecidos, partiu para estudar Psicologia, e pautou suas pesquisas e estudos na Metacognição, onde afirma em suas teorias, que os ambientes físicos e sociais influenciam o desenvolvimento do indivíduo, tendo mais tarde sido reconhecido no Brasil por suas contribuições e títulos de relevância.
Desenvolveu Teorias sobre os canais Morfogenéticos dos seres vivos:
· Canal viso-motor: interligado entre a percepção visual e a ação motora com o meio ambiente, o que nos leva a pensar no desenvolvimento viso psicomotricial, essencial para as crianças; 
· Canal áudio-fonético: percepção auditiva, ação motora e produção da fala.
Vale a ressalva, que a estimulação desses canais, sem dúvida são fatores essenciais ao desenvolvimento humanos, especialmente nos primeiros anos de vida. Seminério pontua Estruturas de Linguagens e as nomeia, destinando a cada uma proposta, sendo eles:
Representação, Vocabulário, Imaginário e Lógica, as quais ele nomeia e ainda aponta as considerações sobre a influência do meio externo, sociais, que influenciam do forma ostensiva no desenvolvimento cognitivo do sujeito.
Suas atribuições de pesquisa são voltadas para as percepções visuais e motriciais trazendo sem dúvida, grande relevância para a área educacional e da psicologia e ainda da psicopedagoga.
 
Bibliografia
· https://es.wikipedia.org/wiki/David_Ausubel - Acessado em 18 de Março de 2018;
· https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa - Acessado em 18 de março de 2018;
· http://www.robertexto.com/archivo3/a_teoria_ausubel.htm - Acessado em 19 de março de 2018;
· https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-teoria-da-aprendizagem-significativa-proposta-por-david-paul-ausubel/42380 - Acessado em 19 de março de 2018;
· https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-teoria-da-aprendizagem-significativa-proposta-por-david-paul-ausubel/42380 - Acessado e 19 de março de 2018;
· https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual - Acessado em 19 de Março de 2018;
· http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/74/metacognicao-como-processo-da-aprendizagem - Acessado em 19 de março de 2018;
· https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_de_Psicologia_da_Universidade_Federal_do_Rio_de_Janeiro - Acessado em 19 de Março de 2018.

Continue navegando