Buscar

Holocausto Brasileiro: A História do Manicômio de Barbacena

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discente: Jaqueline Oliveira Santos da Cruz. 6° semestre Enfermagem
Resumo sobre o documentário: Holocausto brasileiro – Manicômio de Barbacena
Uma história conhecida como "Holocausto brasileiro" por conta da cruel história do manicómio ou hospital psiquiátrico da cidade de Barbacena onde foram mortos mais de 60000 pessoas, era um local onde eram depositados todos as pessoas rejeitadas da sociedade onde a maioria das pessoas nem sequer apresentavam distúrbios mentais eram enviados a este local independente da sua classe social. Tratados de maneira desumana e submetidos a maus tratos, torturas e mortes. Segundo relatos de pacientes que viveram na época no local faziam experiências com choques e eram presos em celas.
Os procedimentos clínicos inicialmente presentes nos hospitais psiquiátricos ocorriam de acordo com as perspectivas a respeito da loucura, onde se referiam como loucos as pessoas que eram incapazes e improdutivos para a sociedade Ao longo do tempo extinguiu se as experiências que eram realizadas de maneira agressiva e começou a implantação de um novo modelo com avanços da reforma psiquiátrica brasileira e consolidando o SUS promovendo mais saúde e os loucos começaram a serem vistos como cidadãos, providos de direitos a uma melhor qualidade de vida oferecendo um atendimento mais humanizado.
Há debates sobre o fim do uso do internamento e os hospitais que existem hoje infelizmente ainda estão longe de serem lugares de produção de saúde apesar de não ocorrer fatos tão graves como em Barbacena, mas houve uma evolução enorme ao passar dos anos.

Continue navegando