Buscar

Exercícios Dor

Prévia do material em texto

OSWALDO CRUZ_______________________________
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS E BIOQUÍMICAS 
SISTEMA NERVOSO – DOR- LAIS BRILHANTE DUARTE 4019107
Uma senhora de 65 anos apresenta artrose de quadril que limita muito sua qualidade de vida no dia a dia, principalmente pela dor que o quadro proporciona. O reumatologista na consulta explicou para a paciente que o prognóstico depende de diagnóstico precoce e tratamento imediato, que não foi o caso desta senhora que mascarou a doença por anos com analgésicos do tipo paracetamol (Tylenol®) que apesar de ser analgésico não é antiinflamatório. Foi prescrito um antiinflamatório não esteroidal diclofenaco sódico (voltaren®) a fim de controlar o processo inflamatório e obter ação analgésica, além de inúmeras orientações e prescrições para controle da doença. Quando a dor era muito elevada foi prescrito para a senhora Tramadol cujo mecanismo é idêntico ao da morfina, exceto por ser menos potente. Responda através de seu conhecimentos fisiológicos as questões: 
a) Cite a via e a fibra nervosa de condução da dor nesta paciente, o neurotransmissor envolvido e a(s) substância(s) hiperálgica(s) envolvida(s). 
Antero lateral e trato poliespinotalamico, via amielinizada, fibra tipo C, mediador substância P, prostaglandina e dopamina. 
b) Identifique alguns mediadores da inflamação capazes de excitar os nociceptores e cite de forma direta como eles excitam os receptores de dor e desencadeiam o potencial de ação.
 Histamina, bradicinina, serotonina. Abre o canal se sódio. Ele o potencial de repouso aproximado do limiar
c) Justifique porque o uso de um antiinflamatório como o diclofenaco (voltaren®) poderia promover analgesia no paciente (desaparecimento da dor).
O diclofenaco inibe a cox e então diminui a síntese de prostaglandinas e então diminuindo a sensibilidade a dor.
d) Justifique a frase todo inibidor da cicloxigenase pode ser analgésico, mas não é todo inibidor da cicloxigenase que pode ser antitérmico.
Todo inibidor da cicloxigenase diminui a síntese de prostaglandina e portanto diminui a sensibilidade a dor, e nem todo inibidor de cicloxigenase é antitérmico porque o inibor da cox tem que ter estrutura molecular lipossolúvel para permitir atravessar a membrana do centro termoregulador para inibir a ciclooxigenase no local.
e) Justifique porque os inibidores da cicloxigenase como o diclofenaco podem predispor a hemorragia e hipertensão.
Porque ao inibir a cicloxigenase inibe prostaglandina, e então não há produção de TXA2, obtendo o efeito contrário da vasodilatação e da inibição plaquetária.
f) Sabendo que as prostaglandinas fisiologicamente são responsáveis por estimular a produção de muco e diminui a produção de ácido clorídrico no estômago, justifique a lesão gástrica, possível gastrite e até úlcera promovida ao ser ingerir inibidores da cicloxigenase e inibidores da fosfolipase A2.
Quando ingere-se inibidores de cicloxigenase e fosfolipase A2, a síntese de prostaglandina é interrompida, a prostaglandina é responsável por estimular as células gástricas a produzir muco e diminuir produção de ácido clorídrico das células parietais, portanto sem a prostaglandina, a proteção estomacal é reduzida por não ter o controle da produção de muco e da concentração de ácido clorídrico, promovendo lesões gástricas, possível gastrite e até úlcera. 
g) Explique o mecanismo de controle da DOR pelas encefalinas e endorfinas e correlacione com a capacidade do tramadol em gerar analgesia.
O nociceptores recebe um potencial de ação que estimula o córtex somatossensorial que apresenta fibras se ligando à área periquedutal cinzenta do mesencéfalo e que fazem o estímulo da área periventricular da parte superior da ponte, as duas áreas liberam encefalinas e às vezes serotonina, além disso o potencial de ação também é capaz de estimular o sistema límbico fazendo o hipotálamo liberar endorfima e então o núcleo magno da rafe é estimulado liberando serotonina, essa estimula as fibras nervosas inibitórias em nível de medula espinhal liberando encefalinas e fazendo a hiperpolarização das fibras. Nas fibras nervosas tipo C amielinizadas a hiperpolarização diminui a liberação de susbtância P, enquanto nas fibras A delta mielinizadas a hiperpolarização diminui a liberação de glutamato. 
h) Se a causa da dor fosse desencadeada por prender os dedos da mão em porta ao fechar o carro qual seria a via e a fibra nervosa, o neurotransmissor envolvido?
 Fibras mielinizadas tipo A delta, de neurotransmissor glutamato.
i) Explique de que maneira a dipirona (novalgina) e o paracetamol (tylenol) promovem ação antitérmica (antipirética).
Porque eles apresentam estrutura molecular que permite a passagem pela barreira hematoencefálica, sendo possível a ação antitérmica.
j) Correlacione antiinflamatórios não esteroidais e antiinflamatórios esteroidais com ação analgésica e anti-inflamatória na cascata do ácido araquidônico, correlacione com a estrutura ciclopentanoperhidrofenantreno , correlacione com o colesterol , correlacione com o hormônio cortisol.
Os anti-inflamatórios não esteroidais inibem a COX, prejudicando a canalização de ácido arquedônico para PGH2, os esteroidais inibem a fosfolipase A2 responsável pela canalização de fosfolipídeos de membrana para o ácido arquedônico, estes possuem um núcleo denominado cicloperhidrofenantreno, comum ao colesterol, o colesterol deriva hormônios que são produzidos no cortéx adrenal como o cortisol, então os anti-inflamatórios tem mecanismo parecido com ele.
.
“ Nada é impossível, a não ser que você pense que é “
_1015971766.doc
�

Continue navegando