Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Língua Portuguesa você erra, mas não sabe!
Foram abordados na live gramática e vocabulários de erros que as pessoas cometem e não percebem. É preciso ter cuidado ao usar as palavras anexos, anexados e em anexo, anexos varia em gênero e número, anexados vem depois dos verbos ter, haver, ser e estar. Em anexo é uma palavra invariável que deve ser evitada, pois ainda gera dúvidas entre os estudiosos.
Possível, provável e eventual. Possível é tudo o que pode acontecer. Provável é certo. Eventual é tudo que é de vez em quando. Mesmo é usado no sentido próprio. Antes de entrar no elevador verifique se o mesmo está funcionando. Ela mesma redigirá a petição. Ontem vi a Silvania e falei com ela, nesse caso não utiliza a palavra mesma. Mesmo e igual, mesmo lembrar da expressão de um só e igual lembrar de outro.
Um bom texto é o que escreve bem com menos palavras, como exemplo temos, durante o tempo em que namoramos é melhor escrever no tempo em que namoramos. O pleonasmo é um vicio de linguagem que ocorre quando há uma repetição de ideias desnecessárias. Por exemplo, no dia 19 de agosto, dizer em 19 de agosto, não precisa escrever a palavra dia. Repetir de novo não é pleonasmo, a partir do terceiro você pode repetir de novo. A expressão grande maioria também não é pleonasmo.
O arcaísmo refere-se à utilização de palavras ou expressões em desuso, os advogados usam muito arcaísmo. Dessa forma, deve-se escolher palavras mais simples na hora de escrever um texto.
Colocar e coisa, o verbo colocar é muito usado para substituir muitos verbos, mostrando assim insuficiência de vocabulário. A palavra coisa não deve ser muito empregada. A gramática não deve ser decorada, ela é utilizada para consultar sempre que surgir dúvidas. Falar e dizer não são sinônimos perfeitos, pois dizer é mais amplo que falar. Justificar e explicar, justificar significa causa, motivo, razão. Explicar é desenvolver o entendimento de um texto, por exemplo. 
A partir é utilizado na indicação de presente ou futuro, já desde é utilizado no passado. Inverter, reverter e converter, inverter significa mudar situações contrárias, reverter significa voltar a situação primária e converter é transformar. Acidente e incidente, acidente é imprevisível e grave, já incidente é pouco grave. Normalizar quer dizer tornar ao normal e normatizar quer dizer que há normas.
Perguntar e questionar, pergunta-se quando se quer saber algo de alguém. Questiona-se quando coloca algo em dúvida. Solicitar quer dizer pedir e reivindicar é tentar recuperar algo. Urgente e importante. Urgente quer dizer para fazer logo, já importante pode fazer depois.
Para quem quer escrever bem ainda tem outros erros comuns como no emprego da vírgula, no uso dos porquês e na concordância verbal. É preciso estar sempre atento para escrever corretamente e se tiver dúvidas consultar a gramática.

Mais conteúdos dessa disciplina