Buscar

ASSINATURA DIGITAL E TRANSMISSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

E-financeiro
ASSINATURA DIGITAL E TRANSMISSÃO 
A e-Financeira deve ser emitida de forma eletrônica, e assinada digitalmente pelo representante legal da empresa ou procurador constituído nos termos da Instrução Normativa RFB no 1.751/2017 , alterada pela Instrução Normativa RFB no 1.917/2019,
utilizando-se de certificado digital válido, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a fim de garantir a autoria do documento digital. 
A e-Financeira deve ser transmitida ao ambiente do Sped pelas pessoas jurídicas obrigadas a adotá-la. 
A e-Financeira deve ser gerada diretamente por sistema próprio sob a responsabilidade do declarante, assinada digitalmente e transmitida ao ambiente do Sped por meio de webservice, contendo arquivos no formato XML. A geração, o armazenamento e o envio dos arquivos digitais não dispensam os declarantes da guarda dos documentos que deram origem às informações neles constantes, na forma e nos prazos estabelecidos pela legislação aplicável. 
A pessoa física ou jurídica, detentora ou não de certificado digital, poderá outorgar poderes a pessoa física ou jurídica detentora de certificado digital, por meio de procuração RFB ou de procuração eletrônica, para utilização, em ambiente virtual, de serviços disponíveis na Lista de Serviços da RFB (http://rfb.gov.br), protegidos ou não pelo sigilo fiscal, em nome do outorgante. 
Considera-se: 
a) procuração RFB, aquela emitida por meio do aplicativo disponível na Lista de Serviços da RFB, por outorgante que não detenha certificado digital; 
b) procuração eletrônica, aquela emitida por meio do e-CAC, na situação em que o outorgante e o outorgado possuem certificado digital.

Outros materiais