Buscar

Parasitologia de Aves e Animais Domésticos

Prévia do material em texto

Parasitologia
Ordem Ascarididea Familia ascarididade
GÊNERO – Ascaridia
HOSPEDEIRO DEFINITIVO: Aves. LOCAL: Intestino delgado.
CICLO BIOLÓGICO: O ciclo evolutivo é direto (sem migração). A ave ingere o ovo com a L3 (estádio infectante). A L3 eclode no intestino delgado onde passam a L4 e adultos (Machos e fêmeas). Há a cópula e a fêmea faz a postura dos ovos que são levados ao meio ambiente com as fezes. No interior do ovo em condições de temperatura e umidade adequadas há a formação da L1, L2 e L3.
ESPÉCIE Ascaris suum
HOSPEDEIRO DEFINITIVO: Suínos. LOCAL: intestino delgado.
CICLO BIOLÓGICO:Os suínos se infectam ao ingerirem (E) o ovo com membrana dupla contendo L3, ou ao ingerir hospedeiros paratênicos (minhocas ou besouros) contendo a L3 que é liberada no tubo digestivo (intestino principalmente ceco). A L3 penetra na mucosa (F), por via linfática vai aos linfonodos e pela veia porta vai ao fígado (G), coração e pulmão (H) via circulação. A muda para L4 ocorre nos alvéolos, a larva (L4) vai à glote (I) é redeglutida e no intestino delgado elas se alojam fazendo o resto das suas mudas (L5) e se tornando adultos. As fêmeas fazem a postura e os ovos saem nas fezes (A). O ovo quando sai nas fezes não está larvado (B), mas para ser infectante precisa ocorrer a formação da L3 (Larva 3) no seu interior (C).
Causam lesões no fígado 
Alarva evolui dentro dos ovos em suíno e equinos elas eclodem 
Filo Nemathelmintes Classe nematoda
Ordem Strongylida
-Macho com bolsa copuladora que se movimenta para auxiliar o movimento da cópula.
-Ovos de casca dupla e fina com várias células no seu interior (ovo morulado).
GÊNERO Ancylostoma --Presença de cápsula bucal na extremidade anterior, -Parasitos hematófagos e vorazes.
ESPÉCIE Ancylostoma caninum e Ancylostoma braziliense
HOSPEDEIRO DEFINITIVO: Cães. LOCAL: Intestino delgado.
CICLO BIOLÓGICO GERAL: Vermes Hematófagos. Fêmeas fazem postura,os ovos saem nas fezes e em condições ideais de desenvolvimento há liberação de L1, L2 e L3. Isso ocorre em 5 dias e a L3 vai ao hospedeiro. 1) ORAL – o hospedeiro definitivo ingere a L3 ao lamber-se e essa penetra nas glândulas gástricas e intestinais onde faz muda para L4 e quando chega ao lúmem passa a adulto, que se fixa na mucosa do intestino delgado. 2) PERCUTÂNEA - As larvas penetram na pele do hospedeiro definitivo e migram pelos vasos sanguíneos ou linfáticos indo ao coração e depois ao pulmão, atingem os alvéolos (passam a L4) os perfuram voltando então à glote e sendo redeglutidas. No tubo digestivo ocorre a penetração nas glândulas gástricas ou intestinais (passam a L5) e quando chegam ao lúmem passam à adultos ficando fixados na mucosa do intestino delgado.
IMP.HIGIENE E SAÚDE PÚBLICA: A ancilostomose é uma zoonose pois normalmente em as larvas podem penetrar pela pele íntegra e ficar migrando nesse local causando reação inflamatória. É a chamada larva migrans cutânea.
IMPORTÂNCIA EM MEDICINA VETERINÀRIA: Os parasitos são hematófagos e podem causar a morte dos animais por anemia microcítica hipocrômica
Diagnostico : Exame de fezes Flutuação em sol saturada - ovos

Continue navegando