Buscar

AD1 Educação e Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
1ª Avaliação à Distância – AD1/ 2016.1
Disciplina: Educação e Trabalho
Aluno (a): Érica Ramos de Andrade
Matr.: 14112080069
Polo: Magé
Primeira Questão:
O livro de Suzana Albornoz encontra-se resumido na nossa Aula 1. Para você ter acesso a este resumo basta clicar no botão “Amarrando Ideias” que imediatamente o texto aparecerá na tela. Destacamos aqui um trecho deste resumo:
“Nesta cidade moderna onde se dá o nosso trabalho, salta aos olhos um dado novo, cujas consequências antropológicas, psicológicas e sociais ainda não acabaram de ser avaliadas pelos pesquisadores. Trata-se da separação entre lugar de trabalho e lugar de moradia. Enquanto o artesão fazia seu sapato, a sua cerâmica, no mesmo recinto em que convivia com a família, o operário dos grandes centros da atualidade pode precisar de algumas horas de locomoção para perfazer a distância entre o seu bairro operário da periferia urbana e a fábrica confinada no circuito industrial. Este fato toca de uma forma muito especial as mulheres, tradicionalmente encarregadas do cuidado e da alimentação dos filhos.”
A separação lar e ambiente de trabalho é radical na sociedade industrial. A fábrica submete por muitas horas os trabalhadores a sua lógica, sua autoridade. E para além do tempo trabalhado há o tempo do transporte que em nossas cidades latino-americanas é demasiado longo e penoso. Quais as consequências para os trabalhadores e trabalhadoras? Como fica o cotidiano das mulheres e famílias?
 Esta nova realidade de trabalho muda completamente a rotina das famílias, principalmente quando as mulheres começam a deixar suas casas para trabalhar e ajudar na renda familiar. Além de enormes cargas horárias de trabalho, as mulheres ainda tinham salários injustos e eram alienadas. Os filhos, que antes eram criados pelas mães, agora precisam ser cuidados por terceiros, já que a mulher precisa trabalhar. Isto fez com que surgissem creches que objetivavam o assistencialismo. As mães passam a ter um novo papel na família, não mais de cuidadora do lar, mas provedora juntamente com seu marido.
Segunda Questão:
Vamos para a Aula 2. Temos em destaque o texto de Demerval Saviani sobre fundamentos ontolóticos do trabalho. Trata-se de uma abordagem no campo do pensamento marxista onde o autor destaca que nossa sociedade é dividida em classes sociais; que os conteúdos do trabalho foram simplificados a medida em que os operários passaram a tarefas simples e repetidas nas linhas de produção; que escola se tornou um espaço separado da produção.
Desta forma pergunto:
Quando Saviani apresenta seu tópico “esboço da organização do sistema de ensino com base no princípio educativo do trabalho” (p. 159 a 162) como ele define o papel da escola de ensino médio?
Saviani objetivava para o ensino médio não a formação de técnicos, mas sim de politécnicos, que tenham o domínio dos fundamentos das técnicas diversificadas utilizadas na produção. O autor fala sobre oficinas no ensino médio, nas quais os alunos manipulem os processos práticos básicos da produção, sem apenas reproduzir na escola a especialização que ocorre no processo produtivo.

Outros materiais