Buscar

PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS

Prévia do material em texto

ESTADO DE RORAIMA
POLICIA MILITAR DE RORAIMA
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
COLEGIO MILITAR ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
“CEL PM DERLY LUIZ VIEIRA BORGES”
CORDENAÇÃO PEDAGOGICA
“Amazônia: Patrimônio dos brasileiros”
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS 
ARIQUEMES-RO
ALUNA: Beatriz Batista
PROFESSORA: Cláudia Camurça
TURMA: 2ºB
 
BOA VISTA-RR
2020
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS EM ARIQUEMES-RO
Ariquemes é um município brasileiro do estado de Rondônia. Fundado em 21 de novembro de 1977, é um município simples, mas que apresenta alguns casos de problemas ambientas dês de seu desenvolvimento. E em 1984 o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) era o órgão responsável em distribuir as terras aos migrantes que chegavam através do Projeto Integrado de Colonização (PIC) e também o Projeto de Assentamento Dirigido (PAD), ambos projetos tinham como exigência aos posseiros “a derrubada da metade das florestas existentes nos lotes adquiridos” (OTT, 2002). O projeto se estabeleceu em vários lugares um deles foi o PAD “Marechal Dutra” - localizado ao longo da rodovia BR-364, entre os quilômetros 137,5 e 224,5 na região de Ariquemes, com uma área de aproximadamente 400 mil hectares.
Estes projetos contribuíram para um desmatamento, deteriorando cada vez mais os recursos naturais, extinguindo e desvalorizando as tradições locais, foi processo coloniza tório em que os índices de desmatamento foram enormes. Esta constituição de auto sustentação dos colonos que vieram para Rondônia, e especificamente em Ariquemes tornou-se difícil que esta política de colonização produzisse uma absorção de mão-de-obra para todos. Os custos ambientais foram imensos, pois, para a implantação do PIC Burareiro e PAD Marechal Dutra foi necessário a desapropriação de 16 seringais, para assim assentar aproximadamente 6.223 famílias divididas entre os dois projetos (MACIEL, 2004).
No ano de 2015, o município de Ariquemes localizado a 198 quilômetros da capital do Estado, também passou por uma situação inusitada em que os 1 Considerado o maior rio do estado do estado de Rondônia, sendo afluente do Rio Amazonas,19 ribeirinhos residentes às margens do Rio Canaã 2 foram surpreendidos pela mortandade de peixes. As causas desse desastre ambiental podem ser advindas da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) no Rio Canaã, conforme argumentam os moradores ribeirinhos dessa região. 
Nos últimos anos, a cidade de Ariquemes vem passando por grandes transformações que interferem direta e indiretamente nas questões ambientais local. Algumas mudanças estão relacionadas a expansão do Agronegócio, como o cultivo de grãos (soja, arroz e milho), produção de peixes em cativeiro e criação de bovinos, consequentemente, isso altera não só a paisagem local, como também seus meios de produção. Outra questão refere-se aos altos índices de queimadas em propriedades urbanas e rurais, pois, apesar de inúmeras campanhas em relação a proibição, problemas e perigos ocasionados pelo fogo e a fumaça, no período de estiagem essa realidade torna-se cotidiana no espaço territorial do município.
As barragens em Rondônia são de produção de energia elétrica, contenção de rejeitos de mineração, dessedentação animal, irrigação, contenção de resíduos industriais e aquicultura.
O estado tem quatro 'açudes' destinados para contenção de rejeitos de mineração, ou seja, são parecidos com a barragem que rompeu em Brumadinho. Das quatro barragens com rejeitos, três estão localizadas em Itapuã do Oeste e uma em Ariquemes que é o município de Rondônia com mais barragens de alto potencial de dano: 5 de 22. Na sequência aparecem Alta Floresta D'Oeste, com quatro unidades, e Itapuã do Oeste, com três.
Barragens com riscos de danos em Ariquemes
	Barragem 
	Segmento 
	Piscicultura Topazio
	Agricultura
	Piscicultura Madrios
	Irrigação 
	Piscicultura Tapajós 
	Irrigação 
	Barragem Saquarema
	Recreação 
	Jamari 
	Hidrelétrica 
	Canaã 
	Hidrelétrica 
O período da estiagem, costuma providenciar uma velha prática da queimada urbana para a limpeza de propriedades, causando um mal a toda população, como também aos proprietários dos imóveis com os focos de queimadas. Conforme a Secretaria Meio Ambiente (Sema), mais de 90 propriedades foram autuadas no município em 2019.
Conforme os dados, o número de autuações por queimadas tem diminuído desde 2017, mas ainda assim, existe a preocupação para manter o ar em boa qualidade. Em 2017 foram aplicadas 230 multas aos proprietários de terrenos e imóveis pela prática irregular. Em 2018, as autuações tiveram queda de 23%, sendo 176 propriedades autuadas.
Desde o começo do período de estiagem em 2019, a população de Ariquemes (RO) e municípios no entorno sofrem com a fumaça das queimadas. No entanto, só nos primeiros 20 dias de agosto o número de focos de calor chegou a 80. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, a quantidade registrada este mês superou o número de queimadas nos três últimos anos, no mesmo período. Dos cerca de 80 focos, cinco foram em áreas de preservação ambiental.
A Secretaria de Meio Ambiente do município trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros na fiscalização. Somente este ano já foram emitidas mais de 300 autuações. A queimada ilegal é crime ambiental e em Ariquemes a multa varia de R$ 600 a R$ 60 mil.
Referencias 
· MACHADO, Marilandia Martins De Almeida . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES: UM OLHAR NA PRÁTICA EDUCATIVA. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR, 2018- disponível em:http://www.ppge.unir.br/uploads/62248421/arquivos/DISSERTA__O___MARILANDIA_MARTINS_DE_ALMEIDA_MACHADO_10630094.pdf. Acesso em: 05 de agosto de 2020.
· BONI, Jonatas. Rondônia tem 22 barragens com alto potencial de dano ambiental e mortes, diz ANA. Globo.com 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2019/01/30/rondonia-tem-22-barragens-com-alto-potencial-de-dano-ambiental-e-mortes.ghtml. Acesso em: 05 de agosto de 2020.
· REDE AMAZONICA. Número de queimadas em agosto é o maior dos últimos três anos em Ariquemes, RO. Globo.com 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ro/ariquemes-e-vale-do-jamari/noticia/2019/08/26/numero-de-queimadas-em-agosto-e-o-maior-dos-ultimos-tres-anos-em-ariquemes-ro.ghtml. Acesso em: 05 de agosto de 2020.
· CARLOS, Jeferson. Mais de 90 propriedades foram autuadas em 2019 por queimadas urbanas em Ariquemes, RO. Globo.com 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ro/ariquemes-e-vale-do-jamari/noticia/2019/07/11/mais-de-90-propriedades-foram-autuadas-em-2019-por-queimadas-urbanas-em-ariquemes-ro.ghtml. Acesso em: 05 de agosto de 2020.
Número de queimadas registradas em Ariquemes e região
Série 1	
2017	2018	2019	37	14	80	Coluna1	
2017	2018	2019	Coluna2	
2017	2018	2019

Mais conteúdos dessa disciplina