Buscar

desafio profissional Salão de Beleza

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Polo de Ribeirão Preto
Valdirene Aparecida de Oliveira – RA: 9526403337
DESAFIO PROFISSIONAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 
Disciplinas norteadoras:
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
GESTÃO DE PROJETOS
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E ÉTICA
RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Tutor Presencial: Diego Bertho
 
Ribeirão Preto
29/05/2017
SUMÁRIO
RESUMO	6
INTRODUÇÃO	7
1. EMPREENDEDORISMO, PLANEJAMENTO E PLANO DE NEGÓCIOS VOLTADOS PARA MICROEMPRESA
2. ANÁLISE DE VIABILIDADE DA EXPANSÃO DO NEGÓCIO
3.	RELAÇÕES HUMANAS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO	16
4.	PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING	19
4.1.	Análise SWOT ou FoFa	19
4.2.	Estabelecimento de Metas	19
4.3.	Formulação de Estratégias	20
CONCLUSÃO	21
Bibliografia	22
RESUMO
O desafio proposto compreende num plano de negócios para expansão de um salão de beleza de bairro, tendo em vista seu crescimento e a necessidade de gestão do negócio por meio do planejamento estratégico de marketing, sendo que este plano de negócios deverá ser bem elaborado, possibilitando e prevendo a viabilização e a expansão do negócio, ainda mais se tratando de uma microempresa do ramo de estética e beleza. O planejamento estratégico deve ser visto como um processo em constante mudança, bem como um plano de negócios envolve uma série de fatores, tendo em vista o segmento e as adaptações necessárias para o ambiente empresarial. Outra possibilidade é avaliar a evolução da expansão do negócio em que é possível ao empreendedor realizar comparações entre o que foi previsto e o realizado e, com isso, permitir a obtenção de estratégias futuras. O plano de negócios voltado para a expansão da empresa envolve as seguintes áreas de conhecimento: planejamento estratégico, marketing, recursos humanos, empreendedorismo, qualidade, gestão de serviços, gestão financeira e comercial, entre outros. Ao considerar esses aspectos, a elaboração do plano de negócio pretende avaliar a expansão do negócio, mediante a avalição comercial e financeira, tendo em vista a necessidade de melhoria do próprio negócio.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing de microempresa focando na viabilidade de expansão de um salão de beleza hoje caracterizado por atender às demandas de um bairro localizado na periferia de uma cidade de grande porte e que pretende ter um alcance maior, abrangendo uma clientela nova, sendo necessário investimentos que fidelizem novos clientes e possa atender com satisfação os clientes já assíduos. 
Para o desenvolvimento desse trabalho, tem-se a estrutura dividida em 4 partes, lembrando sempre que é um salão de bairro, pequeno e com poucos funcionários, sendo elas: a primeira, com a apresentação/descrição da empresa, caracterizando-a, partindo do princípio de sua natureza e porte – microempresa, que possui 4 funcionários que pretende expandir-se. As características são descritas a fim de compreender melhor a natureza do negócio e os objetivos de expansão e crescimento pretendidos pelo empreendedor. Consideram-se princípios de Empreendedorismo, Planejamento e Plano de Negócios voltados para microempresa. 
O passo dois trata da análise de viabilidade da expansão do negócio verificando os aspectos necessários para a gestão do negócio, visualizando o nascimento de um projeto. Para tanto, é necessário ater-se aos seguintes pontos: o que se pretende alcançar? Quais os resultados são importantes (necessidades)? Quais são desejáveis, mas não são tão importantes (desejos)? O que não deve ser incluído ou pode ser excluído do projeto? Como o objetivo do projeto poderia ser melhor alcançado? Qual o tempo necessário para que os resultados sejam alcançados e quando seria sensato começar? De onde virão os recursos e qual será o custo? Quem pode apoiar o projeto e como as expectativas pode ser atendida? Quais dificuldades ou oposições podem ser encontradas, por que e por parte de quem? 
No terceiro passo recorrendo à disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho, focadas na gestão de pessoas, principalmente os impactos que as ações definidas no plano de negócio causam no meio ambiente e na sociedade, além da responsabilidade social em que se prezam ações de sustentabilidade que possam alavancar o negócio, uma vez que traz questões relativas à preservação ambiental e inclusão social.
Por fim, são apresentados literatura referente à Administração Mercadológica em que busca-se identificar as necessidades, ações e estratégias em que são definidas a missão e a visão do negócio, análise strenghts, weaknesses, opportunitiesandthreats(SWOT), ou análise de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (Fofa), estabelecimento das metas e formulação de metas, abrangendo também a responsabilidade social do empreendimento e elaboração e implementação. 
PASSO 1 - PLANEJAMENTO E PLANO DE NEGÓCIOS VOLTADOS PARA MICROEMPRESA
Partindo do princípio que estima-se que há cerca de 1,5 milhão de cabeleireiros em atividade no país, o culto à beleza e a busca pela juventude é uma tendência da vida contemporânea, conforme indicam pesquisas de mercado e levantamentos de instituições renomada, onde há a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho somada ao aumento da expectativa de vida da população em geral. Esses fatores desencadeiam pesquisas e investimentos principalmente da indústria de cosméticos, buscando aprimorar seus produtos e oferecer inovações que permitam melhores resultados a preços mais competitivos além de utilizar matérias-primas menos agressivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Nesse cenário, além das indústrias e das empresas voltadas à comercialização de cosméticos, têm-se os salões de beleza, local em que são oferecidos serviços de beleza e bem-estar. 
São vários os serviços de um salão de beleza que podem ser listados, como segue:
· Tratamentos capilares – cortes, descoloração, alisamentos, lavagem, tintura, hidratação, escova, reconstrução, hidratação, entre outros;
· Pedicure e Manicure;
· Maquiagem;
· Depilação convencional e artística;
· Design e micro pigmentação de sobrancelhas; 
· Massagem corporal e facial; drenagem
Esses serviços contemplam diferentes tipos de público, podendo ser unissex, exclusivamente feminino, masculino e/ou infantil. Outro aspecto é caracterizar o público-alvo, que está diretamente relacionado à “cara do salão”, isto é, os requisitos indispensáveis para proporcionar os anseios e atender às expectativas dos clientes, sendo um tipo e serviço que requer preocupação constante com a qualidade dos serviços, do atendimento e dos produtos utilizados, como exemplo, pode-se citar aqueles salões destinados a uma clientela mais selecionada que oferecem serviços mais luxuosos, com um leque maior de serviços, espaços requintados e um número maior de funcionários que visam satisfazer e fidelizar estes clientes. Pode-se ter, por outro lado, uma clientela que possui menos tempo, o que reflete em um conceito mais simples, sem que se perca a qualidade dos serviços oferecidos. 
Mediante esses fatores, outro aspecto importante é criar uma identidade própria ao empreendimento, tendo em vista as necessidades, anseios e expectativas da clientela a qual se destina. Ao mesmo tempo, investir em qualificação profissional e cursos torna-se imprescindível para que o empreendimento possa ser competitivo e estar atualizando quanto às novidades e inovações do mercado. Estar a par das novidades do mercado associadas às novidades do mercado (novas técnicas e serviços especializados) torna-se um dos elementos a serem considerados para o plano de expansão dos negócios. 
Sônia, cabelereira renomada no Bairro Jardim, é dona da microempresa “Studio Belíssima”, um salão de cabelereiros que oferece serviços de tratamento para os cabelos e manicure e pedicure acerca de quinze anos. No entanto, nos últimos anos, com as inovações e novos produtoslançados no mercado de cosméticos, a proprietária tem percebido a necessidade de ampliar e melhorar os serviços oferecidos.
Novas técnicas de tratamentos capilares e de serviços de pedicure e manicure, oferecidos no salão, levaram a um aumento significativo da clientela, sendo uma parte dela de outras regiões. O Studio Belíssima, inicialmente, instalado na parte da frente da casa da proprietária foi sendo ampliado sem quaisquer planos de gestão do negócio ou um planejamento estratégico para viabilidade e expansão da empresa. 
Apesar da crise, a indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (ABIHPEC) apresentou um crescimento médio de 11,4% nos últimos vinte anos[footnoteRef:1], registrando um lucro líquido de imposto sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 42,6 bilhões em 2015. O crescimento do setor é registrado graficamente (figura 1) e tem como destaque alguns fatores, tais como: acesso das classes D e E pelo aumento da renda e os integrantes da classe C também passaram a consumir produtos de maior valor agregado, incentivando o crescimento da indústria, além da inovação e novos serviços para o setor, entre outros. [1: Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC, 2016). Disponível em: <https://www.abihpec.org.br/novo/wp-content/uploads/2016-PANORAMA-DO-SETOR-PORTUGU%C3%8AS-14jun2016.pdf>. Acesso em 28 fev. 2016.] 
	Figura 1: Crescimento da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
Fonte: ABIHPEC, 2016.
Apesar desse crescimento, em 2015, houve uma retração do setor em cerca de 8% devido ao cenário econômico de instabilidades e incertezas que a economia brasileira vivenciou apesar do crescimento de preços do setor terem sido inferior aos índices de inflação. O Brasil é o quarto país do mercado mundial em termos de consumo de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. 
Ainda, segundo a pesquisa, o Brasil possui 2599 empresas que atuam no setor, sendo que há 20 de grande porte com faturamento líquido de impostos acima dos R$ 100 milhões, representam 73% do total. As empresas estão distribuídas em todo o território nacional, concentradas em sua maioria na região Sudeste, seguida pela região Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
Quanto às oportunidades de trabalho, o setor tem tido importantes resultados. Nessa mesma pesquisa, verifica-se que grande parte dos empregos são ofertados pela indústria, consultora de venda direta e salões de beleza e franquias (figura 2).
Observa-se nesta última década uma grande evolução dos produtos a serem ofertados e um preço mais acessível, com uma gama maior de variedades em todos os segmentos de beleza.
		Figura 2: Crescimento da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
Fonte: ABIHPEC, 2016.
Os salões de beleza, apesar de menor crescimento se comparado com as demais oportunidades de trabalho, é um dos principais segmentos que possibilitam contato dos clientes com os produtos lançados agregados aos serviços que visam, sobretudo, o cuidado pessoal e a busca por uma melhor aparência. Uma das razões para isso está na inserção da mulher no mercado de trabalho o que possibilita-lhe investir em si mesma, além de manter-se bem consigo mesma. Outro aspecto que cabe destacar é o envelhecimento da população brasileira e a melhoria da qualidade de vida, o que leva um maior investimento das pessoas em sua aparência.
Da mesma maneira que há investimento da indústria e a busca por inovação, os salões de beleza devem buscar melhorias visando uma melhor gestão do negócio que possam adequar-se à dinâmica do mercado sempre em inovação além de profissionalização a fim de ter um crescimento sustentável ao longo do tempo.
1.1. CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO – “STUDIO BELÍSSIMA” 
O Studio Belíssima é um negócio do Setor Terciário da Economia cujo ramo de atividades é a prestação de serviços e/ou a venda de produtos para tratamento de beleza e cuidados pessoais e estéticos. A proprietária, Sônia Fernandes de Melo é cabelereira com experiência de 25 anos e possui o salão no mesmo local. 
A empresa tem por objetivo oferecer aos seus clientes serviços de tratamento estético e cuidados pessoais em sede fixa, com preços acessíveis, prezando pela qualidade e atendimento diferenciado, além de atender às expectativas dos clientes. 
Segundo o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres que tem vasta experiência na área de gestão empresarial, ele garante que seguindo rigorosamente algumas estratégias é possível melhorar seus planos e obter excelentes resultados financeiros. Para tanto é excencial que o profissional goste do seu trabalho e tenha prazer em executá-lo. Não basta ser amador. É preciso chegar cedo e só ir embora no final da tarde, mesmo que no princípio a frequência da clientela não seja tão expressiva. Outro ponto destacado como desfavorável ao bom funcionamento e ao crescimento de um Salão de Beleza e não ter nenhum conhecimento sobre assuntos centrais, como legislação (para formalizar o estabelecimento, o seu trabalho e o trabalho de seus funcionários), contratação e administração da equipe.
Passamos então a partir deste princípio à análise do Salão em questão. Além dela, o salão possui mais três colaboradores e os serviços oferecidos são de tratamento de cabelos, manicure e pedicure. Atualmente o salão está situado no mesmo lote da residência da proprietária. É um espaço que passou por várias ampliações sem um planejamento. A localização, no entanto, é estratégica, situado na principal avenida do bairro, por onde transitam várias pessoas.
Os clientes do Studio Belíssima são os próprios moradores do bairro, cujo relacionamento com a proprietária é bastante próximo o que facilitou a divulgação do seu negócio de “boca em boca”, contribuindo para o crescimento da empresa. São pessoas predominantemente da classe C mas que tem demonstrado interesse em serviços diferenciados quanto aos cuidados pessoais, notadamente buscando novidades do mercado e também tratamentos específicos. Tem-se também clientes potenciais, dos bairros vizinhos, loteamentos mais recentes que valorizaram a região e fortaleceram as atividades comerciais e de serviços na principal avenida do Bairro Jardim, local em que está o salão. Os bairros vizinhos são habitados por pessoas de maior poder aquisitivo (condomínios e edifícios de habitação) que buscam neste bairro diversos serviços, entre eles os de cuidados pessoais. 
Os serviços oferecidos são realizados no próprio estabelecimento, de terça a sábado, das 09:00 às 19:00, sendo os tratamentos para cabelo, manicure e pedicure. Há previsão de agregar mais dois serviços: depilação e maquiagem. Para tanto, é preciso redimensionar o espaço existente adequando-o aos novos serviços assim como otimizando o layout do espaço físico, visando atrair mais clientes de outras regiões e de maior poder aquisitivo. 
Mediante as intenções de expansão, verifica-se que o salão de beleza permanecerá no mesmo local, uma vez que é um imóvel próprio, diminuindo custos com aluguel de espaço físico e aplicação de recursos na melhoria da estrutura do espaço. O lote possui dimensões adequadas para a ampliação bem como área para estacionamento e possibilidades de condições ambientais favoráveis à permanência da clientela. 
A partir das dinâmicas econômicas dos últimos anos, vivenciados no nosso país e o aumento das inovações do setor, a proprietária realizou uma série de cursos profissionalizantes para que pudesse oferecer serviços especializados o que corroborou para o aumento de sua clientela e a contratação de outro cabelereiro. Associado aos tratamentos de cabelo, têm-se os serviços de pedicure e manicure desde a esmaltação como técnicas de unhas em gel, entre outros. 
O salão da Sônia é destinado às classes B e C, sendo o público característico da região. Em sua maioria é uma população com nível educacional fundamental, ensino médio ou cursando ensino superior, além de grande parte de mulheres ativas no mercado de trabalho. 
Outro aspecto importante verificado é umaquantidade significativa de salões de beleza nas imediações visto que é um local estratégico com vários comércios e outras empresas, atraindo um número maior de clientes desse segmento para a região. 
Do ponto de vista legislativo, é favorável a manutenção do salão de beleza no local atual sendo permitido pela Prefeitura atividades comerciais ao longo da avenida principal do bairro, que conta com serviço de transporte público e equipamentos de saúde (clínicas de pequeno porte e serviços públicos).
Tem-se uma localização privilegiada que favorece a expansão do negócio, além de possibilitar o emprego de técnicas de empreendedorismo, um dos setores que mais crescem no país que atravessa um período de crise econômica. 
Ter consciência do negócio permite ao empreendedor conhecer seu potencial e tomar decisões mais conscientes e responsáveis do próprio negócio. Sônia percebeu que houve um crescimento sem planejamento de seu salão de beleza, o que pode gerar insatisfação pelos clientes ou perda de algumas características conquistadas ao longo dos anos. Desse modo, ao aplicar técnicas de empreendedorismo, é possível desenvolver as competências voltadas à gestão do negócio, visando a administração das dificuldades e a valorização do planejamento, principalmente pela vontade de expandir e melhorar o serviço oferecido. 
Conforme relata Wickert (2012), empreender significa tomar para si a responsabilidade, sendo comprometido com o que faz e não se contenta enquanto não alcança suas metas. Para tanto, além dessas características que podem ser natas, algumas outras atitudes empreendedoras podem ser desenvolvidas ou potencializadas. 
Conhecer bem os produtos e serviços oferecidos associados à clareza de quem são os clientes atendidos além de se destacar entre os concorrentes são algumas das dificuldades a serem vencidas quando se assume o controle do negócio. Significa que compreender o mercado complexo e exigente no qual se atua é uma das chaves para o sucesso. 
Segundo a autora, para empreender deve-se estabelecer metas, buscar oportunidades e ter iniciativa, estar atento às novidades e informações do mercado, buscar parcerias e formar uma rede de contatos, além de manter qualidade dos produtos e serviços oferecidos, aliados à eficiência do negócio. Também deve-se planejar e checar se os projetos estão sendo cumpridos, manter as metas, correr riscos calculados e ter autoconfiança. 
Outra característica importante do empreendedor é enxergar as oportunidades que o mercado oferece e como o negócio torna-se potencial conforme as necessidades e desejos das pessoas. O setor de cosméticos e cuidados pessoais é um dos que mais cresceu nas últimas duas décadas, adaptando-se à crise econômica além de estar sempre investindo em novos produtos que visam aprimorar a qualidade e possibilitar mais alternativas para tratamentos capilares e cuidados com a pele. Mediante esse cenário, é importante estabelecer metas e buscar definir uma estratégia. 
No caso da Sônia, ela pretende expandir seu negócio e atingir novo público, além daquele já assíduo, pois com o crescimento da região, é possível fidelizar novos clientes, com serviços e produtos especializados, pouco comuns na região, tais como cursos de design de sobrancelhas, micropigmentação e reconstrução de fios (cabelos) e tratamentos para unhas. Isso exige investimento em cursos de capacitação e contratação de colaboradores especializados que possam agregar valor ao negócio.
Outro aspecto importante para sucesso do empreendimento, é desenvolver e manter relações pessoais, seja explorando as mídias sociais, firmando parcerias com comércios da região, promovendo encontros ou outras estratégias de divulgação dos serviços e produtos comercializados. 
Estar atualizado e buscar informações é outra atitude empreendedora tendo em vista conhecer melhor os clientes, seus anseios e expectativas; fornecedores e concorrentes. Outro ponto importante é correr riscos calculados, ou seja, controlar os resultados, como, por exemplo, promover melhorias físicas no espaço, com uma reforma para obter um espaço com maior identidade e valor agregado ao negócio. Ademais, investir em qualidade e ações de responsabilidade social contribuem para diferenciação entre os concorrentes, tornando o empreendimento mais sólido e competitivo, e, consequentemente, maior retorno financeiro. 
A partir dessas atitudes, foram estabelecidas a visão e missão do negócio, descritos a seguir.
1.2. VISÃO
O Studio Belíssima visa ser reconhecido em um período de cinco anos na região como um espaço dedicado às mulheres modernas que não abandonam a praticidade e conforto quando trata-se de cuidados pessoais, se tornando referência em termos de tratamento capilar. Visa o bom atendimento a sua clientela proporcionando eficiência, comodidade, pontualidade, inovação e conforto, se tornando a empresa preferida e mais admirada pelos clientes.
1.3. MISSÃO
Oferecer aos clientes, dentro dos padrões éticos, serviços e produtos de qualidade que atendam às suas expectativas, associadas às dinâmicas do mercado, com segurança e pontualidade. Tem-se como princípio a capacitação, a responsabilidade social e a melhoria contínua do atendimento como pilares na conduta de seus colaboradores, visando o pleno atendimento e satisfação de seus clientes; contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde, principalmente das mulheres, por meio da criação, fabricação e comercialização de soluções e beleza a partir e uma postura empresarial ética e socialmente responsável.
PASSO 2 - ANÁLISE DE VIABILIDADE DA EXPANSÃO DO NEGÓCIO
O projeto de expandir o negócio tem por objetivo atender às demandas da proprietária que, como empreendedora, percebeu as oportunidades de negócio, inovação e melhoria dos serviços já prestados. A idéia norteadora do projeto é oferecer serviços especializados e introduzir cursos específicos como design de sobrancelhas, migro pigmentação, reconstrução capilar e design de unhas. Técnicas inovadoras que exigem profissionais especializados, além de manutenções constantes para que os resultados sejam satisfatórios. Desse modo, além de continuar os serviços já oferecidos, o Studio Belíssima visa oferecer serviços diferenciados tendo em vista às novas demandas do mercado, bem como comercializar produtos do segmento, uma vez que grande parte deles são utilizados nos procedimentos, além de facilitar ao associar a venda desses produtos em um mesmo local onde tem-se os serviços. 
Busca-se, desse modo, ampliar a carteira de clientes, fidelizando aqueles já assíduos, aprimorar os serviços prestados com qualidade e garantia dos procedimentos, além de criar estratégias de fidelização, como promoções em dias fixos da semana e também descontos conforme a frequência. Do mesmo modo, busca-se aumentar o lucro líquido da empresa mediante os investimentos, melhorando o espaço físico, reorganizando o layout conforme as atividades que serão ampliadas: espaço para as atividades do salão propriamente ditas com exposição dos produtos a serem comercializados; espaço para os cursos com demonstrações e salas para reuniões e palestras; amplos espaços que garantam o conforto e a permanência dos usuários. 
A meta principal é torna-se um salão de referência da região, promovendo a capacitação e qualidade dos serviços, focando na fidelização dos clientes assim como na capacitação e aprimoramento das técnicas e serviços dos colaboradores. Deseja-se também que a identidade do empreendimento seja fortalecida na região e reconhecida agregando valor à marca. Para alcançar os objetivos do projeto, tem-se o desenvolvimento do Plano de Negócios, com foco no planejamento estratégico para que as metas traçadas sejam alcançadas.
Traçar metas passa por uma análise de todas as alternativas possíveis, em que se tem uma visão geral das possibilidades que a expansão do negócio pode oferecer, inclusive aquelas aparentemente improváveis. A partir desse quadro de alternativas, pode-se tomar decisões fundamentadas em méritos e escolher melhor as metas a serem alcançadas.Desse modo, a meta principal, é possibilitar a expansão do negócio, tornando-o mais sólido com um crescimento planejado e consciente, tendo em vista as adequações necessárias para que o Studio Belíssima se torne competitivo no mercado. Com isso, além de aprimorar os serviços tradicionais do salão de beleza, pretende-se ampliar as atividades oferecendo cursos especializados em serviços diferenciados com maior valor agregado além da comercialização de cosméticos associados aos procedimentos oferecidos. 
Importante ressaltar que tem-se como prioridade os serviços já consolidados – tratamentos capilares e serviços de pedicure e manicure, considerados como os mais importantes ou a necessidade primordial do negócio, tendo em vista o maior alcance e a facilidade de fidelização de clientes. Do mesmo modo, buscam-se incrementar estes serviços com outras atividades como a venda de cosméticos, depilação e serviços com sobrancelhas, facilitando a vida da clientela assim como promover a divulgação do empreendimento por meio de parcerias ao oferecer cursos e palestras de lançamentos de produtos e novos procedimentos e técnicas incorporadas ao rol de serviços do salão de beleza. Esses serviços definem-se por desejáveis uma vez que se aliam ao valor agregado e possibilitam alcançar outros nichos de mercado e níveis sociais. 
Tem-se a busca por inovação e novas técnicas que possibilitem melhores resultados e maior satisfação dos clientes, reforçando a inserção do negócio no local além de ampliar seu alcance para outros bairros. 
Percebe-se a viabilidade do projeto e o risco controlado, tendo em vista a facilidade de parcerias com outros profissionais e instituições que ofertam cursos de capacitação, bem como a possibilidade de baixo investimento em ações de divulgação dessas ações. Como custo inicial tem-se o investimento de R$ 20.000,00, além do financiamento bancário que pode facilitar a ampliação equilibrada do negócio conforme as metas traçadas. 
O estudo de viabilidade opera para o sucesso do projeto, sendo fundamental analisar as demandas do ambiente interno e externo, despertando a confiabilidade e segurança relativas aos investimentos. 
O projeto contará com as fontes de financiamento e linhas de crédito para microempreendedores, havendo o respaldo de uma empresa especializada para a operacionalização do Plano de Negócios. Pretende-se alcançar as metas em cinco anos, sendo que a ampliação do salão não deverá impedir seu funcionamento. 
PASSO 3 - RELAÇÕES HUMANAS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO
	Ao implementar um plano de negócios e a gestão de um salão de beleza deve-se também abranger a sustentabilidade. Segundo Ikeda (2012) trata-se de uma visão integrada e um novo modelo de empresa em que aspectos sociais, econômicos, ambientais e suas estratégias devem ir para além da tecnologia, considerando também o ciclo de vida do produto, a fim de minimizar os impactos ambientais e melhorar as condições ambientais.
 Ao abranger essa abordagem, a empresa demonstra um melhor desempenho ambiental e, consequentemente, tornam-se mais responsáveis socialmente e possibilitam uma atuação mais competitiva, especialmente, pela incorporação de estratégias socioambientais em suas estratégias ambientais e em seu planejamento a longo prazo.
 Conforme a autora, o crescimento sustentado é ideal para qualquer negócio, em qualquer segmento, sendo necessário como medida de diferenciação e competitividade, melhorando, inclusive a qualidade dos serviços prestados. Para o Sebrae, conforme destaca a autora, questões ambientais passaram a ser um requisito de mercado, sendo uma exigência dos consumidores que enxergam nessas empresas valores e diferenciais em sua visão. Tem-se, com isso, alguns benefícios, conforme descreve Ikeda (2012) (figura 3).
figura 3: Benefícios da sustentabilidade para salões de beleza
Acrescenta-se também que a sustentabilidade valoriza o salão de beleza no mercado e perante a sociedade, bem como reduz custos pela melhoria na gestão ambiental, além da fidelização do cliente por meio da identificação dos clientes com a visão e missão do negócio. Ao mesmo tempo, tem-se a melhoria da produtividade, uma vez que é possível a otimização dos processos devido ao maior desempenho e motivação dos colaboradores. Investir nesses quesitos também gera uma mídia espontânea, sendo um retorno publicitário abrangendo novos clientes, além de facilitar o acesso a linhas de crédito mediante as ações de sustentabilidade que algumas instituições financeiras incentivam.
Verifica-se que a gestão dos resíduos é hoje uma das principais práticas necessárias para melhorar a responsabilidade socioambiental de um negócio. Em se tratando do segmento de beleza, tem-se uma gama considerável de produtos industrializados que devem ter sua correta destinação assim como despertar a conscientização ambiental entre colaboradores e consumidores, melhorando toda a cadeia produtiva.
Verifica-se que uma alternativa para redução dos danos ambientais em salões de beleza é melhorar as instalações físicas do negócio, principalmente adotando soluções de engenharia que corroborem para melhor tratamento dos resíduos e sua correta destinação. Deve-se, dentro do plano de negócios e no planejamento estratégico para expansão do salão de beleza, prever recursos para a reforma que contemplem esses propósitos, além de separar os diferentes produtos químicos comumente utilizados nos procedimentos, principalmente os capilares.
Deve-se adotar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para a correta destinação dos resíduos sólidos em que se define a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos e a logística reversa e embalagens pós consumo. Tem-se com isso, conforme afirma a autora, uma gestão sustentável que contribui para a redução dos custos uma vez que se diminuiu o consumo de agua e esgoto, menor uso de matéria prima e, consequentemente, menos resíduos, pela otimização do processo e a gestão dos resíduos, em que se promove a reutilização, reciclagem ou venda dos resíduos, quando possível.
Outro aspecto destacado é a avaliação do ciclo de vida em que os aspectos e impactos ambientais estão associados ao ciclo de vida do produto, processo ou atividade, desde sua fabricação até a destinação final. A partir desse aspecto pode ser implanta a política da gestão sustentável, evitando-se desperdício de produtos assim como gestão de estoque e diminuição do consumo de água e energia.
Outra alternativa é incentivar a adoção e conscientização de produtos menos agressivos ao meio ambiente, adquirindo produtos das indústrias que também atuam com responsabilidade socioambiental.
Em consequência, as atitudes sustentáveis fomentam ações de eco-marketing ou marketing verde demonstrando o posicionamento da empresa, o envolvimento dos colaboradores na gestão sustentável assim como o despertar para atitudes mais conscientes por parte da população em geral. Com isso, desenvolve-se uma vantagem competitiva, melhorando a reputação da empresa e a fidelização da clientela.
PASSO 4 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Ao implementar um planejamento estratégico de marketing deve-se reforçar a missão e a visão do negócio, reforçando os princípios do Studio Belíssima, conforme apresentados anteriormente.
Outros aspectos importantes para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico para a expansão adequada do negócio e a ampliação das atividades está na consideração dos seguintes pontos de Administração Mercadológica, conforme segue:
 4.1 – O ramo de atividade da empresa continua sendo o da beleza, com aprimoramento de técnicas e busca de aperfeiçoamento, com clientes e consumidores do bairro e de toda redondeza com diferencial no atendimento, lugar agradável, decorado no mais alto requinte que a clientela do nível B e C exige e demanda, haja visto que a concorrência se encontra em toda parte do bairro, mas eu me destaco pelo atendimento como cartões de aniversários para clientes, promoçõestoda quarta-feira, oportunidade de fidelização do cliente com pacotes de cabelo, unhas e até depilação, posto que o serviço em sobrancelhas já requer manutenção.
4.2 - Análise SWOT ou FoFa
A análise Swot ou FoFa é uma ferramenta que permite analisar o cenário em que se insere uma empresa, em que se verifica a posição da empresa no ambiente. Do ponto de vista das forças internas verifica-se que a empresa é solida, possui uma carteira de clientes e está localizada em local estratégico. Deve atuar na fidelização da clientela e captação de novos mediante as estratégias adotadas. O risco que se apresenta é a retração do mercado, sendo necessária a ampliação das atividades para um crescimento sólido e retorno dos investimentos no prazo estabelecido. O mercado tem buscado alternativas mediante o cenário econômico desfavorável sendo importante estabelecer as vantagens competitivas e a fidelização do cliente como diferencial do mercado.
4.3 - Estabelecimento de Metas
O Studio Belíssima possuirá uma equipe altamente especializada, principalmente para atender aos serviços especializados e que exigem maior capacitação e formação técnica. Há uma previsão para que em 5 anos o salão Studio Belíssima seja referência para a região em que atua, tornando-se um centro de inovação e capacitação, além de promover uma diversificação de serviços abrangendo uma clientela de classe média e média alta, na prestação de serviços de beleza e estética, além de cursos de capacitação para moradores das imediações, em parcerias com instituições como o próprio Sebrae. Pretende-se a partir desse período uma reavaliação do negócio e a possível incursão no mercado de franquias, com a expansão do negócio para outras regiões da cidade, possibilitando o aumento da carteira de clientes e tornando-se uma referência nesse ramo de atividade.
4.4 Formulação de Estratégias
Para atingir as metas estabelecidas, a empresa investirá em meios de comunicação, por mídia impressa e redes sociais, além do “boca a boca” e parcerias com o comércio local. Preveem-se também a realização de pesquisas periódicas da satisfação dos clientes a fim de identificar necessidades e melhorias aos serviços prestados. Outro ponto importante é a fidelização do cliente, sendo o empreendedor um consultor de beleza, orientando sua clientela quanto às melhores técnicas, procedimentos e produtos, ampliando o relacionamento de consumo. Ademais, intensificar a gestão sustentável e a conscientização ambiental é um valor diferencial e competitivo do negócio. Buscar a satisfação plena do cliente e proporcionar um ambiente confortável, agradável e adequado é uma das principais ações para solidez e competitividade do negócio, criando vínculos duradouros entre a empresa e os clientes.
Serão empregadas estratégias de fidelização, como cartão fidelidade, com pontuações, revertidas em serviços gratuitos, assim como promoções semanais para lançamento de novos produtos ou tendências de mercados – novas técnicas e procedimentos, resultando em brindes ou descontos. Vislumbra-se a divulgação de cursos para a capacitação de profissionais e, com isso, a promoção da responsabilidade social pelo viés da inserção ao emprego por parte da população local.
Outro aspecto é a valorização do ambiente e espaço físico com layout adequado, amplo, moderno e confortável.
CONCLUSÃO
Percebe-se que há grande potencial para o crescimento e consolidação do salão de beleza Studio Belíssima, considerando-se o Plano de Negócios e a adoção do Planejamento Estratégico de Marketing. Empreender com responsabilidade é permitir-se correr riscos controlados e, com isso, ter uma visão de futuro, buscando aprimoramento e vantagens competitivas para o negócio tendo em vista as oportunidades e tendências desse segmento uma vez que, apesar da crise econômica, os cuidados pessoais tem sido uma das atividades promissoras assim como os investimentos no próprio negócio. 
Bibliografia
IKEDA, Debora Félix Rodrigues. Sustentabilidade no salão de beleza: desafios e vantagens. Brasília: Sebrae, 2015. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/f27ae5de45e34429be85dcd18c2250d7/$File/5707.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2017.
KEELING, Ralph; BRANCO, Renato Henrique Ferreira. Gestão de Projetos: umaabordagem global. São Paulo: EditoraSaraiva, 2012. 
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LOURENÇO, Grasiele Aparecida. O nascimento de um projeto: propostas iniciais e estudos de viabilidade. Gestão de projetos. Valinhos: Anhanguera Educacional, p.6-7, 2014.
MORETTI, Sérgio; LENZI, Fernando César; ZUCCO, FabríciaDurieux (Orgs.). Marketing empreendedor: novos rumos para o sucesso nos negócios de micro, pequenas e médias empresas. Curitiba: Intersaberes, 2012.
SARÁBIA-CAVENAGHI, Luisa M. Desafio profissional de administração. Valinhos: Anhanguera Educacional, p. 1-7, 2017. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 23 fev. 2017.
WICKERT, Maria Lucia Scarpini. SEIEmpreender. Brasília: SEBRAE, 2012. Disponívelem<http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/433bc927bc821485d176f4ea5952c62c/$File/4321.pdf>.Acessoem 23 fev. 2017.

Continue navegando