Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512278) ( peso.:4,00)
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A escola surgiu para transmitir habilidades instrumentais, produto da acumulação cultural, como a escrita e a leitura, mas foi passando cada vez mais a ocupar-se do conhecimento científico, que é o conhecimento abstrato, baseado em princípios gerais. Neste sentido, muito se fala sobre o tradicionalismo, seu método e modelo de ensino e aprendizagem. Disserte sobre as características da escola tradicional.
	Resposta Esperada:
A escola tradicional tem como características: a ênfase à instrução, apenas reproduzindo questões culturais e sociais, tem caráter compulsório, favorece o individualismo, dificultando a participação de todos, é competitiva e subordinada a um poder centralizador - geralmente com métodos centrados no professor instrutor. O conhecimento construído nesta escola é sistemático, organizado, baseado em princípios universais e, muitas vezes, oposto ao conhecimento cotidiano, porque se fundamenta em hipóteses que aparentemente contradizem a experiência imediata.
	2.
	O professor é um profissional muito especial dentro da escola. Alguém que dedica grande parte de seu tempo à busca da formação integral de seus alunos, indo além dos conteúdos e auxiliando-os em sua trajetória escolar. Para tanto, este educador deve apresentar algumas características fundamentais. Disserte sobre essas características.
	Resposta Esperada:
O pedagogo precisa ser empático e valorizar o conhecimento e as experiências de vida trazidos pelos alunos para dentro da escola; deve ser sensível e perceber os motivos do fracasso escolar, a fim de evitá-lo; deve ser organizado e preocupar-se com o planejamento, suas metas e objetivos, a fim de respeitar as características e as necessidades individuais de seus alunos; deve ser pesquisador e procurar melhorar sempre as suas aulas, com novos recursos e estratégias que respeitem a diversidade cultural e as diferenças individuais, sendo articulador, proporcionando a interação entre os alunos em um ambiente afetivo e integrador.
Parte inferior do formulário

Continue navegando