Buscar

Como explicar às crianças o que está acontecendo

Prévia do material em texto

Como explicar às crianças o que está acontecendo?
Sugestões aos pais/responsáveis de como conscientizar e cuidar dos filhos dentro de casa
Neste breve trabalho será apresentado possibilidades e sugestões de brincadeiras/atividades educativas e distrativas, além de como manter a rotina da família, principalmente das crianças em meio a pandemia. 
Desfrutei de várias ideias oriundas algumas autoras que citarei adiante.
ENCONTRE FORMAS DE EXPRESSAR O MEDO
Bertoni sugere que, os adultos devem estimular as crianças a expressar sentimentos que podem ser despertados pela pandemia, como medo e tristeza. 
Para facilitar esse processo, recorra a brincadeiras ou desenhos. Crianças se sentem aliviadas se puderem se expressar e comunicar seus sentimentos num ambiente acolhedor e seguro.
 PRESERVE OS LAÇOS FAMILIARES
“A criança deve ser mantida perto de seus pais e familiares, se isso for seguro, e não separadas de seus cuidadores.” (Bertoni, 2020)
O autor traz a importância da união da familiar ser essencial neste momento, assim filhos e pais passam mais momentos juntos, aumentando os laços familiares, além de proporcionar gratificantes momentos e grandes aprendizados para todos.
MANTENHA AS ROTINAS
A importância trazida por Bertoni (2020) nas rotinas diárias da criança precisam ser mantidas dentro do possível. Criar novas rotinas com atividades que envolvam aprendizagem, se possível manter atividades parecidas com a que a criança tinha na escola, realizando-as no mesmo horário da escola.
Encoraje a criança a continuar a brincar e socializar mesmo que dentro do grupo familiar.
ESCLAREÇA AS DÚVIDAS
“Crianças demandam mais dos pais em tempos de crise e estresse. Abordar as preocupações delas pode aliviar a ansiedade. Converse sobre o vírus com as crianças em linguagem apropriada à idade, exponha fatos sobre o que está acontecendo e explique a situação com informações claras sobre como reduzir os riscos de infecção. Crianças observam os comportamentos e emoções dos adultos como exemplo para lidar com as próprias emoções em momentos difíceis.” (Bertoni,2020)
Oriente os filhos de como se deve lavar as mãos, faça isso juntos para que ele(a) veja como que faz. Toda vez que for lavar suas mãos chame as crianças para que criem esse hábito.
“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade” 
Lev Vygotsky
Recomendações aos pais sobre o que fazer com as crianças dentro de casa: Atividades/jogos/ brincadeiras
Quem conseguir a liberação do trabalho tem um novo desafio pela frente: como aproveitar os dias com as crianças em casa? 
A pedagoga e especialista em educação infantil Daiane Henrich (2020) explica que é importante controlar o tempo de televisão e celular, sugere algumas brincadeiras como: leitura, contação de histórias, massinha caseira, mímica, bolhas de sabão, etc. Confira as atividades sugeridas por ela para deixar os dias em casa mais divertidos:
“Implementar as tarefas domésticas também é uma maneira de entretenimento e, ainda mais, desenvolve um senso de responsabilidade quanto ao compromisso de manter a casa limpa e arrumada - dá para fazer tudo brincando. Ao concluir uma missão/tarefa, os pais podem incentivar os filhos com um gesto de celebração.” (Gontijo, 2020)
Caça ao tesouro sensorial
A caça ao tesouro pode ficar muito mais divertida de uma forma simples: com objetos sensoriais. Escolha quatro ou cinco texturas (objetos) diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, rígido. 
Peça a criança que procure pela casa objetos com aquelas texturas. 
Para as crianças um pouco mais velhas, um cronômetro pode deixar a brincadeira mais emocionante.
(Blog da Leiturinha, colaboração L. Piffer)
Contação de histórias
Uma dica para aproveitar os momentos em família é a contação de histórias. 
Pode escolher o livro preferido do seu filho, inventar uma ou até inventarem juntos.
(Blog da Leiturinha, colaboração L. Piffer)
Stop!
Também conhecido como adedanha ou adedonha, essa brincadeira precisa de, pelo menos, três pessoas para ser bem legal. Além de ser um clássico que vai lembrar seus tempos de infância e, se a turma for animada, várias horas de diversão e aprendizado estão garantidas!
(Blog da Leiturinha, colaboração L. Piffer)
Jogos de tabuleiro, montagem e cartas
Jogos de tabuleiro podem ajudar a passar várias horas, além de ensinar as crianças a lidarem com conflitos (perder e ganhar), estimularem a pensar e prestar atenção, e obedecer regras.
Por exemplo: jogo da vida, banco imobiliário, quebra cabeça, cara a cara, detetive, dama, xadrez, uno, jogo da memória, entre outros que abrangem a idade das crianças.
Telefone sem fio
Mais um clássico das brincadeiras. 
O telefone sem fio tradicional é feito com duas latinhas vazias e limpas, com um furo no fundo sem a tampa. Ambas conectadas por um barbante passado pelo furo. Mas você pode tentar outros materiais também.
Cabana
Brincar de cabana na sala é muito divertido. Para fugir das cadeiras e aquele monte de cobertores para fazer a cabaninha, use uma caixa de papelão. Ah, você pode usar os cobertores para colocar lá dentro e deixar os pequenos dormirem na cabaninha.
(Blog da Leiturinha, colaboração L. Piffer)
 Massinha caseira
Brincar de massinha é sempre muito gostoso para os pequenos. Fazer a sua própria massinha em casa torna a brincadeira ainda melhor.
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de sal
1½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro comestível)
corante comestível de cores variadas
Modo de preparo:
Misture os ingredientes em sequência e, por último, coloque o corante da cor que preferir. Conduza a brincadeira! 
Modele a massinha junto com as crianças, criem formas, toquem e esparramem esse instrumento de exploração sensorial livremente!
 (Blog da Leiturinha)
Quem sou?
O jogo consiste em fazer perguntas para tentar descobrir que animal você é. “Tenho 4 patas? Tenho pelos? Sei voar?”. Cada participante pode fazer uma pergunta por rodada para tentar adivinhar. Se ele não souber o bicho, precisa esperar a sua vez para fazer uma nova pergunta. O legal é definir a regra de que só podem ser feitas perguntas cujas respostas sejam sim ou não.
Use pessoas ou personagens no lugar de animais para variar.  Se você tiver crianças pequenas e estiver difícil descobrir, ou se a criança for daquelas mais ativas e ficar impaciente, mude a brincadeira. Ao invés de fazer perguntas e respostas, dê pistas (como emitir o som feito pelo animal) ou faça mímica para que o jogador descubra o nome do animal que está na sua testa.
(Site Lunetas)
Strike!
Você vai precisar de seis a dez garrafas, rolos de cartolina ou papelão. Uma bola de meia, de tênis ou do bichinho de estimação. E pronto. É só organizar os pinos improvisados, encontrar um lugar para fazer a pista e se divertir!
Baile na sala
Que tal depois do jantar promover um mini balada?
Basta ligar o som, como músicas agitadas e botar o corpo para requebrar. Como estamos em casa, ninguém vai questionar nosso estilo de dança, então podemos inventar o concurso da dança mais esquisita, o baile dos bichos (onde cada um dança como se fosse um animal), siga o chefe dançando ou simplesmente pular a valer. Se você tive mais tempo para preparar, pode cobrir algumas luzes da casa com celofane colorido, pendurar pedaços de papel espelho e deixar as crianças vestirem fantasias ou criarem roupas especiais para a noite de balada
(Site Lunetas; Blog da Leiturinha)
Alimentação das crianças 
Recomenda-se que:
Mantenha uma alimentação rica em vitaminas, minerais e potássio para que o sistema imunológico da sua família fique protegido.
Não fique por muito tempo sem se alimentar, faça pequenas refeições de 3 em 3 horas. 
Na hora das refeições tentem todos sentarem-se à mesa paraque comam juntos, dessa maneira você estará fazendo o seu horário de almoço de acordo com o home office, e seu filho fazendo as refeições de acordo com o cronograma da escola, mantendo a rotina. Sendo assim, algo prazeroso.
Filmes para assistir em família
Indicações de filmes:
	- Divertidamente;
	- Um faz de conta que acontece;
	- Meu malvado favorito/ Minions;
	- Os incríveis;
	- Sherek;
	- Detona Ralph;
	- O pequeno príncipe;
	- Matilda;
	- A era do gelo;
	- Valente
	- Lilo & Stich;
	- Vida de Inseto;
	- Como treinar o seu dragão;
	- O pequeno Stuart Little;
	- Denis, o pimentinha;
	- Procurando Nemo;
	- Up: Altas Aventuras;
	- A Fantástica Fábrica de Chocolate;
	- Toy Store;
	- Moana;
	- Monstros S.A/ Universidade Monstros;
	- Avatar;
	- Cars
(Blog da Leiturinha)
Indicações de filmes:
	- A casa monstro;
	- A creche do papai;
	- A fuga das galinhas;
	- Filme de super heróis (Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Homem Aranha, etc);
	- Filme de princesas (Cinderela, A Bela e a Fera, Alice no País das maravilhas, Bela Adormecida, Malévola, etc);
	- As aventuras de Pi;
	- Beethoven;	
	- Bolt, o super cão;	
	- Garfield;
	- Kung Fu Panda;
	- Megamente;
	- O bom dinossauro;
	- Os croods;
	- Operação Big Hero;	
	- Os sem floresta;
	- Planeta dos Macacos;
	- Jurassic Parque;
	- Ratatouille;
	- Transformers 
(Blog da Leiturinha)
Feito por: Caroline Pereira
Graduanda em Psicologia- UNIMAR
Referências:
Bertoni, E. Como falar sobre a pandemia de coronavírus com uma criança, 2020. Nexo. Acessado em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/03/16/Como-falar-sobre-a-pandemia-de-coronav%C3%ADrus-com-uma-crian%C3%A7a
Gonjilo, J. Como distrair as crianças em tempo de coronavírus, 2020. Estado de Minas Saúde. Acessado em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/03/17/interna_bem_viver,1129752/como-distrair-as-criancas-em-casa-em-tempo-de-coronavirus.shtml
Brincando junto: 25 brincadeiras para fazer em família, 2018. Lunetas. Acessado em: https://lunetas.com.br/25-brincadeiras-para-fazer-em-familia/
Oliveira, A.C. 20 Filmes Infantis para assistir em família, atualizado 2020. Blog da Leiturinha. Acessado em: https://leiturinha.com.br/blog/20-filmes-infantis-para-assistir-em-familia/
Piffer, L. 14 Brincadeiras para fazer dentro de casa, atualizado em 2020. Blog da Leiturinha. Acessado em: https://leiturinha.com.br/blog/14-brincadeiras-para-fazer-dentro-de-casa/

Continue navegando