A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário

Pré-visualização | Página 1 de 2

Bioquímica Humana - 20202.A
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
Nota final
10/10
1. Pergunta 1
/1
Os seres humanos conseguem extrair uma pequena fração de energia a partir do catabolismo dos aminoácidos tanto da degradação das proteínas da dieta quanto das proteínas celulares (turnover). Além disso, durante o jejum ou em pacientes com diabetes melito não controlado ocorrer também à degradação de proteínas teciduais no lugar de outros combustíveis. Em relação à degradação e absorção das proteínas identifique a alternativa CORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As endopeptidases hidrolisam as ligações peptídicas em porções terminais, de modo que permite a liberação dos aminoácidos.
2. 
A chegada das proteínas da dieta no estômago estimula a mucosa gástrica a secretar o hormônio gastrina, que, por sua vez, estimula a secreção de ácido clorídrico (HCl). Porém, o HCl não tem participação na degradação das proteínas.
3. 
As exopeptidases são enzimas que quebram as ligações peptídicas em regiões internas da cadeia peptídica.
4. 
O início da degradação das proteínas oriundas da dieta se dá na cavidade oral pela ação da amilase salivar.
5. 
A absorção das proteínas pode ocorrer na forma de aminoácidos ou de pequenos peptídeos (di e tripeptídeos). A absorção ocorre nos enterócitos, que são células do tecido do intestino delgado que apresentam microvilosidades.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
Após uma refeição rica em calorias, a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos são direcionados para o fígado. Todas as alternativas abaixo são respostas bioquímicas ao estado alimentado, EXCETO:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A insulina, liberada em resposta à alta concentração de glicose no sangue, estimula a captação do carboidrato pelos tecidos.
2. 
No fígado, o excesso de glicose é oxidado a acetil-CoA, que é usada na síntese de ácidos graxos.
3. 
O excesso de aminoácidos é convertido em piruvato e acetil-CoA, que também pode ser empregados para a síntese de lipídeos.
4. 
As gorduras da dieta são direcionadas como quilomícrons do intestino para o músculo e o tecido adiposo.
5. 
A insulina, embora seja liberada em resposta a elevada quantidade de glicose no sangue, não tem impacto no metabolismo energético, visto que não faz mecanismo de regulação por retroalimentação.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
O metabolismo energético é formado por um conjunto de reações bioquímicas, que tem por finalidade a produção da energia na forma de ATP a partir de substratos energéticos oriundos da nossa dieta como carboidratos, lipídeos e proteínas. Uma via metabólica fundamental no metabolismo energético é o ciclo de Krebs, o qual é formado por oito reações enzimáticas e suas enzimas estão localizadas na matriz mitocondrial. O primeiro metabólito formado no ciclo de Krebs é o citrato, que é formado pela reação do oxaloacetato e a molécula de ___________________:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Lactato
2. 
Acetil-CoA
Resposta correta
3. 
Malato
4. 
Piruvato
5. 
Frutose-1,6-bisfosfato
4. Pergunta 4
/1
À medida que os elétrons passam da molécula reduzida NADH para o oxigênio molecular (O2), pela cadeia transportadora de elétrons, a energia liberada por eles é usada para transferir prótons do interior das mitocôndrias para o espaço intermembranar. O gradiente de prótons formado no espaço entre as membranas é empregado para:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Interromper a transferência de elétrons na cadeia respiratória.
2. 
Produção de CO2 que será liberado no processo de expiração.
3. 
Aumentar a hidrólise do ATP para produzir ADP mais fosfato inorgânico (Pi).
4. 
Transformação de glicose em glicogênio.
5. 
Impulsionar a síntese de ATP em uma reação catalisada pela ATP sintase.
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
O ciclo da ureia foi descoberta por Hans Krebs e Kurt Henseleit em 1932 sendo caracterizado por conjunto de reações catalisadas por enzimas, que tem por finalidade a biossíntese da ureia. A respeito desse ciclo e da eliminação de nitrogênio em nosso metabolismo, são feitas as seguintes afirmações:
I.Altas concentrações de amônia são tóxicas para as células, logo nos seres humanos a amônia é convertida predominantemente em ácido úrico, que é menos tóxico, além de ser altamente hidrossolúvel, o que favorece sua eliminação pelos rins. 
II.Parte das enzimas do ciclo da ureia está localizada na mitocôndria e parte no citosol, podendo ser produzida em todas as células do nosso organismo.
III.Os aminoácidos que não são incorporados à biossíntese proteica são catabolizados e os grupamentos α-amino são transformados em amônia, esta posteriormente será transformado em ureia.
Estão corretas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas I.
2. 
Apenas I e II.
3. 
Apenas I e III.
4. 
Apenas a III.
Resposta correta
5. 
Apenas a II e III.
6. Pergunta 6
/1
A glicose é a principal fonte de energia utilizada pelas células. O caminho realizado pela glicose, desde a sua entrada nas células até a produção de ATP, envolve uma série de reações químicas, que geram diferentes intermediários e diferentes produtos. Considerando a glicólise, a cadeia transportadora de elétrons e a fosforilação oxidativa, qual das alternativas a seguir descreve o local dentro da célula dos eucariontes que estão localizadas as enzimas ou complexos enzimáticos de cada via, respectivamente?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Citosol – matriz mitocondrial – membrana plasmática
2. 
Membrana mitocôndria interna – citosol – membrana mitocondrial interna
3. 
Citosol – membrana mitocondrial interna – membrana mitocondrial interna.
Resposta correta
4. 
Citosol – membrana mitocondrial interna – membrana mitocondrial externa
5. 
Matriz mitocondrial – citosol – membrana mitocondrial externa
7. Pergunta 7
/1
Os minerais estão presentes no corpo humano em diferentes órgãos e tecidos, representando aproximadamente 4% do valor da massa corporal total.. Alguns minerais são essenciais para a manutenção da atividade celular, pois participam direta ou indiretamente de muitas funções celulares. Abaixo estão relacionados alguns desses minerais e a função exercida por eles. A alternativa INCORRETA é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O magnésio, juntamente com o ferro, faz parte da constituição da molécula da hemoglobina.
2. 
O Iodo constitui um elemento essencial na formação do hormônio da tireoide, a tiroxina. tf
3. 
O enxofre faz parte da composição de aminoácidos como cisteína, cistina e metionina.
4. 
O sódio e o potássio estão envolvidos no mecanismo de polarização das membranas celulares.
5. 
O cálcio é necessário ao mecanismo de contração muscular e ao processo de coagulação sanguínea.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/1
As vias catabólicas dos 20 aminoácidos representam apenas 10 a 15% da produção de energia no organismo humano, sendo menos ativas que a glicólise e a β-oxidação. As 20 vias metabólicas convergem para formar apenas seis produtos principais que podem entrar no ciclo de Krebs. Dependendo do intermediário formado no catabolismo, os aminoácidos são classificados em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Essenciais e não essenciais.
2. 
Essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais.
3. 
Apenas Glicogênicos.
4. 
Cetogênicos, Glicogênicos e Glicocetogênicos.
Resposta correta
5. 
Exclusivamente Cetogênicos.
9. Pergunta 9
/1
É um quadro clínico que se desenvolve lentamente (geralmente pessoas mais velhas e obesas). É caracterizada pelo desenvolvimento de resistência à insulina. Entretanto os estudos mostram que três fatores aumentam a saúde dos indivíduos portadores da doença: Restrição alimentar, exercícios regulares e fármaco que aumentam a produção de insulina ou a sensibilidade ao hormônio. O texto se refere à:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Síndrome metabólica
2. 
Diabetes tipo I
3. 
Pancreatite
4. 
Diabetes tipo II
Resposta correta
5. 
Obesidade
10. Pergunta 10
/1
A alanina funciona como transportadora de amônia (tóxica) e do esqueleto de carbono do piruvato do músculo esquelético para o fígado. No fígado, o piruvato é produzido pela desaminação da alanina, é convertido