Buscar

Trovadorismo na Idade Média

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A música na idade média 
O que foi o Trovadorismo na Idade Média e quais são as suas características?
O trovadorismo foi o movimento poético musical iniciado no século XI pelos trovadores da Provença. Nas quais composições eram acompanhadas por instrumentos musicais (alaúde, flauta, viola, gaita) e por dança, corroborando com o fato de que a literatura medieval não se restringia à escrita, não acessível à grande parte da população, e concretiza-se na oralidade, elemento que permitia a transmissão das informações, assim como um número maior de pessoas a receber tais elementos, sejam eles poéticos, amorosos, ideológicos, sócias, 
		políticos e também de divertimento. 
O nome originou-se através dos jograis e trovadores que escreviam e cantavam essas poesias musicadas, chamadas de cantigas. As cantigas foram compiladas em cancioneros. Sendo os três pricipais: o Cancioneiro da Ajuda que contém 310 cantidas de amor. O Cancioneiro da Vaticana que contém 1205 escritos, e o Cancioneiro da Biblioteca Nacional com 1567 cantiagas. As mesmas se dividiam em dois gêneros as líricas de amor e de amigo que relatavam as sensações e os sentimentos envolvidos nestas relações. E o satirico de escárnio e maldizeres consideradas com um humor ácido, satírico e debochado, fazendo críticas ao modo de vida vingente na época. A trova deve conter uma única estrofe com sete sílabas poéticas em cada verso, sua acensão deve estar dividida em quatro versos.
		
	o trovadorismo medieval
Nome: DEISE RUBERT
RU: 2261172
Polo: São José do Cedro
		
Trovadorismo: contexto, cantigas, autores, obras.
	
	o trovadorismo medieval
	Cultura e informação na cidade de São José do Cedro.
	
Trovadorismo, autores.
Fernão Rodrigues de Calheiros
Fernão Rodrigues de Calheiros viveu no final do século XII e princípios so século XIII, foi um fidalgo e trovador português, considerado um dos mais importantes compositores do movimento do trovadorismo da altura e grande impulsionador do galaico-português. Pertencente à Casa de Calheiros,  foi filho de Rodrigo Fernandes de Calheiros, Cavaleiro da Ordem de Calatrava, e Irmão de Paio e Pedro Rodrigues de Calheiros. Fernão Rodrigues de Calheiros, obteve obras que adentravam as Cantigas de Amor, Cantigas de Amigo e Cantigas de Escárnio e Maldizer, tendo sobrevivido até aos nossos dias mais de 30 poesias mencionadas no Cancioneiro da Ajuda e no Cancioneiro da Vaticana.
	As Trovas hoje na cidade de Nova Friburgo – RJ
Nova Friburgo considerada o berço da trova no país, realiza concurso de poemas desde 1960 os quais foram denominados Jogos Florais que tiveram origem da antiguidade clássica, onde se fazia competições literárias em homenagem á deusa flora. Os ganhadores recebiam como premiação pedras preciosas com formato de flores. A primeira edição realizada tinha como tema “Amor’’ e recebeu mais de 2000 trovas do Brasil e do exterior. A trova é considerada como patrimônio cultural imaterial de Nova Friburgo, pois abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito á ancestralidade para as futuras gerações. Nova Friburgo é considerada o Oscar da Trova, o Sol da poesia a Meca dos trovadores. 
Em um vale situada, toda cheia de esplendores, Nova Friburgo é chamada de berço dos trovadores!
Adilson Calvão – Nova Friburgo/RJ 
	O amor pela tradição!
Entre tantas tradições,
O amor presente,
Trás a São José do Cedro,
Um futuro sorridente. 
Referências Bibliográficas
Fernão Rodrigues de Calheiros. Texto: https://pt.linkfang.org/wiki/Fern%C3%A3o_Rodrigues_de_Calheiros.

Continue navegando