Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL APOL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL
APOL I
Questão 1/10 - Direito Constitucional
Sobre a Constituição de 1988, lemos:
“Foram quase 19 meses de trabalho de 559 parlamentares (deputados e senadores), milhares de funcionários e a participação popular, quer na apresentação de sugestões para a elaboração da nova Carta Magna, quer nas lutas diárias por novas conquistas. [...] O texto promulgado teve um caráter peculiar: os constituintes partiram do zero para formular um modelo próprio de resgate dos direitos do cidadão. Daí a definição dada pelo próprio Ulysses Guimarães ao texto elaborado e aprovado pelos constituintes (deputados e senadores): ‘Constituição Cidadã’.” (Agência Brasil. 5 de outubro de 1988: Ulysses promulga "Constituição Cidadã".)
A criação de uma nova Constituição, seja por criação de um novo país, seja por revolução, seja por adequação, são hipóteses do chamado:
Questão 2/10 - Direito Constitucional
“Em 1930, aconteceu a Revolução em que Getúlio Vargas subiu ao poder, dando atenção ao aspecto social, regulamentando as questões relacionadas ao trabalho e privilegiando a educação e a cultura. Ele convocou a Assembleia Constituinte, que, em 1934 promulgou, com o mesmo nome de 1891, a Constituição dos Estados Unidos do Brasil.” Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – A Constituição de 1934 estabeleceu o voto feminino.
II – A Constituição de 1934 estabeleceu o poder moderador. Dessa forma o Brasil voltou a ser uma Monarquia Constitucional.
III – A Constituição de 1934 criou a Justiça Eleitoral e os Tribunais de Contas.
IV – O regime parlamentarista foi estabelecido pela Constituições de 1934. O regime presidencialista seria retomado no Brasil, apenas em 1961.
Questão 3/10 - Direito Constitucional
A Constituição, depositária dos ideários políticos, sociais e econômicos da sociedade, não pode mais ser vista, no dizer de Ruy S. Espíndola (2003), "(...) como um mero documento de belas e boas intenções políticas; carta de exortações morais aos poderes públicos(...)”, mas, como um grande "(...) código de vida comunitária de uma nação(..) ", onde são estabelecidos "(...) os principais valores da vida em sociedade(...) ", e onde são fixadas "(...) as formas e meios de defesa dos direitos e interesses tuteláveis dos cidadãos". (PUC-RIO, A feição principiológica da Constituição Brasileira, p. 30.)
Sobre os princípios constitucionais, assinale a alternativa correta: 
I - Os princípios são o ponto de partida para o intérprete.
II - Espelham a ideologia da Constituição, seus valores e seus fins.
III - Representam fundamentos ou qualificações essenciais da ordem jurídica constitucional.
Questão 4/10 - Direito Constitucional
“O instituto da 'Ação Popular' é remédio processual de dupla face que por longos anos imperou com exclusividade no cenário da tutela e defesa do patrimônio público, dos interesses coletivos e difusos, da moral administrativa, da boa governança, inibidora da atuação governamental em desvio do poder.” (FRANCISCO, José Carlos; MESSA, Ana Flávia. Ação Popular. São Paulo: Saraiva, 2013.)
Sobre a ação popular, assinale a alternativa correta:
I - O objeto da ação popular é o ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
II - Trata-se de uma ação constitucional colocada à disposição de qualquer cidadão para anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe.
III - O autor, salvo comprovada má-fé, é isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
Questão 5/10 - Direito Constitucional
Érico Hack diz que, “(...) tratando-se de uma democracia, é dado a todos o direito de manifestar sua opinião, bem como o direito de votar, de forma que prevaleça a vontade da maioria. Assim, do povo emana o poder; é sua fonte. Logo, ninguém é poder, como era os reis absolutistas do passado. Atualmente, os chefes do Poder Executivo, os parlamentares e os membros do Judiciário nada mais são que exercentes de um poder”. (HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Sobre os Poderes da União, assinale a alternativa correta:
Questão 6/10 - Direito Constitucional
“O Título 1 da Constituição Federal denomina-se Dos Princípios Fundamentais porque basicamente contém os valores, as políticas e as diretrizes que estão no alicerce da República. Temos aqui, então, os verdadeiros pilares da fundação do Estado brasileiro, carregados de significação e peso para todas as decisões e leis que sejam derivadas”. Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – O Brasil é uma república porque com a morte do Presidente, é indicado para ocupar o cargo uma pessoa de sua família. Geralmente, o presidente aponta um sucessor antes do seu falecimento, através do testamento.
II – O Brasil é considerado um Estado Nacional Unitário. Ele é dividido em departamentos, que não possuem nenhuma autonomia em relação ao governo central.
III – O Brasil adota como forma de Estado a federação. Isso significa que o território é subdividido em diversos estados federados e que cada um deles possui determinada parcela de poder no âmbito dos seus territórios.
IV – O Brasil adota como forma de governo a república, o que implica o exercício do poder pelo povo e a democracia.
Questão 7/10 - Direito Constitucional
“A verdade interessa a todos, inclusive ao Estado. A sociedade não tem interesse em processar inocente e deixar o verdadeiro culpado impune, portanto a evolução teórica gira em torno da construção da verdade (...).” Disponível em: <https://goo.gl/F2D5Uh >. Acesso em: 21 mar. 2018.
Em relação à ampla defesa e ao contraditório, assinale a alternativa correta:
Questão 8/10 - Direito Constitucional
"A Constituição representa o escalão de Direito positivo mais levado. A Constituição aqui é entendida num sentido material, que dizer: com esta palavra significa-se a norma positiva ou as normas positivas através das quais é regulada a produção das normas jurídicas gerais. Esta Constituição pode ser produzida por via consuetudinária ou através de um ato ou vários indivíduos a tal fim dirigido, isto é, através de um ato legislativo. A Constituição material pode consistir, em parte, de normas escritas, noutra parte, de normas não escritas, de Direito criado consuetudinariamente. As normas não escritas da Constituição, criadas consuetudinariamente, podem ser codificadas; e, então, quando esta codificação é realizada por um órgão legislativo e, portanto, tem caráter vinculante, elas transformam-se em Constituição escrita, isto é, formal." (KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. 6. ed. Tradução de João Batista Machado. Coimbra: Armênio Armado, 1984. p. 310, adaptado.)
Em relação às normas constitucionais formais e materiais, assinale a alternativa correta: 
I - Normas materiais dizem respeito ao texto que prevê a organização do Estado, os direitos e garantias fundamentais e as matérias fundamentais para a existência do Estado.
II - Normas formais dizem respeito à parte do texto que está junto com a Constituição e tem caráter de norma constitucional, mas que não se refere às normas fundamentais do Estado que compõem a Constituição material.
III - Podemos dizer que a Constituição Federal de 1988 é formal, contendo normas constitucionais materiais.
Questão 9/10 - Direito Constitucional
"As partes devem ter, em juízo, as mesmas oportunidades de fazer valer suas razões, e devem ser tratadas igualitariamente, na medida de suas igualdades, e desigualmente, na proporção de suas desigualdades. Na execuçãopenal e no processo penal, o princípio sofre alguma atenuação pelo, também constitucional, princípio favor rei, postulado segundo o qual o interesse do acusado goza de alguma prevalência em contraste com a pretensão punitiva.‘’ (CAPEZ, F. Curso de Processo Penal. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2012).
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, sobre o princípio da igualdade, assinale a alternativa correta: 
I - Por força de tal princípio, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.
II - Pelo referido princípio, a própria lei pode criar distinções entre as pessoas em função de algumas características delas, mas sempre fundamentada na própria situação da lei.
III - A Constituição afirma a igualdade entre homens e mulheres.
Questão 10/10 - Direito Constitucional
“O Mandado de Injunção, inspirado no ‘writ of injunction’ do direito americano, guarda com este, na realidade, afinidade apenas no que que diz respeito ao fortalecimento do Poder Judiciário, ao conferir-lhe autonomia na criação do Direito.” (OLIVEIRA, Herzeleide Maria Fernandes de. O Mandado de Injunção. Revista de Informação Legislativa, Brasília, a. 25, n. 100, p. 56.)
No direito brasileiro, conceder-se-á mandado de injunção:

Outros materiais