Buscar

ATIVIDADE 3 - PESQUISA DE MERCADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
Quando se trata de pesquisa quantitativa, um dos maiores desafios é conseguir coletar dados com margem de erro baixa, pois, ao tratar números e percentuais, um viés na pesquisa pode comprometer toda a análise. No que tange à pesquisa de campo ou até mesmo à pesquisa observacional, é necessária a construção de planilhas para a tabulação dos resultados, seja de questionário ou formulário.
De posse disso, precisamos definir um método que seja de fácil utilização e fidedigno ao processo. No caso do Método de Frankenthal (2016), pode-se perceber que há 7 dicas importantes para montar um questionário. Cite cada uma dessas dicas e explique-as brevemente.
1. Simples é melhor: Procurar montar a pesquisa da forma mais simples e concisa possível, que seja fácil de responder e não demande muito do respondente.
2. Use escalas sempre que possível: Pensar em perguntas com respostas “sim” ou “não”, tentar substituir essas alternativas por escalas, que medem a direção e intensidade da opinião do respondente.
3. Seja coerente na codificação: As codificações tende a seguir um raciocínio lógico, que anda em paralelo com as perguntas do questionário de pesquisa de marketing, dessa forma, conseguimos rapidamente comparar perguntas apenas olhando para as médias.
4. Explique o porquê das perguntas: Explicar que o feedback dele irá ajudar a melhorar o nível de atendimento, além de fazer com que a gestão possa melhorar o ambiente da empresa.
5. Use a linguagem dos respondentes: Ao se comunicar com uma pessoa, procurar falar na mesma “língua” e se for usar termos técnicos do não cotidiano, não se esqueça de definir seu significado.
6. Siga uma sequência lógica: Seguir uma sequência de perguntas no questionário, uma lógica, com uma coerência, com perguntas leves e que preparam o contexto, para evoluir para perguntas mais profundas em um momento em que sua concentração esteja elevado.
7. Teste suas pesquisas: para evitar que ocorra erros, sempre vale testar sua pesquisa com pessoas que não estão de olhos enviesados como o de quem montou a pesquisa, pessoa da família amigos são ótimos exemplos.
SE O MATERIAL TE AJUDOU...
ME AJUDA TAMBÉM...
CURTE E SALVA O MATERIAL...
PARA QUE QUE POSSO CONTINUAR A AJUDAR MUITOS, MAS...
OBG DESDE JÁ!

Outros materiais