Buscar

Prévia do material em texto

Aluna: Ana Carolina Bonelli De Souza 
Matricula: 201903428521
Direito Do Trabalho I
Caso Concreto 2
Discursiva: 
João foi admitido pela empresa ABC Ltda. como auxiliar de serviços gerais em 01/02/2017. Suas funções eram desenvolvidas nas segundas, quartas e sextas das 9:00 às 18:00 h, com intervalo de uma hora para refeição e descanso. Em 04/04/2018 o tomador de serviços informou que os seus serviços não eram mais necessários. Recebia o valor mensal de R$ 1100,00. Ele recebeu somente os dias trabalhados. Acontece que a Carteira Profissional de João não foi anotada e o tomador de serviços disse que não há nenhum direito. Pergunta - se:
a) Seria cabível o reconhecimento do vínculo de emprego? Quais os requisitos para configuração do vínculo de emprego? 
R: João deverá ter o vínculo de emprego conhecido, pois preencheu os requisitos do Art. 3 da CLT, a saber... Era pessoa física; trabalhava com habitualidade as segundas, quartas, e sextas das 9 ás 18hrs por 1 ano e 2 meses; de forma subordinada já que respondia diretamente ao seu superior; mediante salário, pois recebia 1100,00 reais mensais; com a pessoalidade, pois não podia se fazer substituir ao seu desejo; sendo o empregador o único a assumir os riscos da atividade. 
b) Qual o princípio do direito do trabalho iria amparar esta pretensão?
R: Principio da Primazia da Realidade.
Múltipla escolha: 
Diana é empregada em uma Multinacional como secretaria; Danilo é caseiro em um sítio de propriedade de Joaquim e cuida da propriedade; Magali é governanta da residência de Mônica e Márcio é trabalha em home office para a Universidade ABC como tutor on-line. Nesses casos;
a) apenas Márcio é considerado empregado doméstico.
b) apenas Magali e Danilo são considerados empregados domésticos.
c) apenas Diana, Magali e Márcio são considerados empregados domésticos. 
d) todos são considerados empregados domésticos.

Mais conteúdos dessa disciplina