Buscar

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
 
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO – TK0134
APRECIAÇÃO CRÍTICA 
ALUNO: SÂMIA DANTAS DE FREITAS SAMPAIO 
MATRÍCULA: 471829
PROFESSOR: JOÃO VITOR MOCCELIN
DATA: 10/07/2020
O processo administrativo atual é resumido em quatro funções base: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. O material-base nos mostra uma perspectiva resumida, porém tampouco incompleta das definições e aplicações de cada função. Estas, frisadas como alicerce do processo administrativo, são nos mostradas como de ordem cíclica e complementar entre si, uma vez que são retroalimentas em um sistema dependente. 
Os slides complementados pela explicação nos trazem uma visão comum, de fácil entendimento e assimilação com a realidade, ao passo que adequa os conceitos estudados a situações no mercado de trabalho. A obra de Chiavenato propõe uma visão conceitual e explicativa das especificidades de cada função, nos demostra conceitos não localizados no material-base por se tratar de uma obra mais aprofundada e específica. Ambos materiais esquematizam as funções para uma maior compreensão do conteúdo, como tabelas, o ciclo administrativo, a departamentalização, como exemplos. Os slides nos trazem palavras-chave para a conceituação de cada função, nas aulas são nos demonstrados uma maior riqueza de exemplos que fazem falta no livro de Chiavenato, uma vez que há bastante conceituação das funções. 
Isso se torna presente, por exemplo, quando no livro se aprofunda os tipos de planejamento sendo eles táticos, estratégicos e operacionais. Todavia, o autor nos transmite uma informação limitada ao passo que explica seu conteúdo, sua amplitude, sua extensão de tempo e outros aspectos, mas não nos fornece aplicações reais, para uma melhor assimilação do tipo de planejamento e que, se caso um dia o leitor precisar identifica-lo na sua empresa, ter uma maior facilidade. Esses exemplos percorrem por todas as funções do processo administrativo no livro, ou seja, ao demostrar as ramificações de cada função, o autor deixa aberto uma complementação didática do conteúdo. 
A função planejamento é anterior a todas as demais por influir diretamente na boa execução destas. Ao planejar antes de tudo torna-se mais fácil prever e diminuir riscos de possíveis problemas. Abas obras tem frisam em atender os objetivos da empresa acima de tudo ao estabelecer as funções do processo administrativo.
Além disso, o material-base nos traz uma perspectiva mais humanizada quanto a função Direção, tratando da liderança como princípio base dessa função e demonstrando a importância do papel de líder no processo administrativo. Um dirigente não é aquele, portanto, que trata dos seus subordinados como objeto de trabalho apenas, mas sim aquele que trata de suas características individuais na agregação de valor a empresa e na divisão de tarefas. 
Ao passo que o material dos slides trata de maneira direta e didática das funções administrativas, o conteúdo do livro nos aprofunda nas ramificações e especificidades do processo administrativo. Um complementa o outro e unindo-se, fornecem todo o ramal de ideias e características do processo administrativo. Assim, pode se inferir que dentro do ambiente administrativo existem quatro funções que coordenam todas as ações realizadas por ele, sendo o planejamento a base do início de qualquer atividade para que não ocorram erros, a organização a peça chave para a qualidade de qualquer empresa, a direção como direcionadora das atividades e motivadora dos colaboradores no papel de liderar de maneira humanizada e o controle como definidor dos padrões seja de quantidade, tempo, custo e qualidade. A união perfeita destes pilares administrativos garante o sucesso de uma empresa. 
Relacionando-se a forma remota de como a disciplina está sendo aplicada, ao propor aulas em vídeo o professor tende a aumentar a aderência de informações a disciplina como com os exemplos, a didática do conteúdo e outros fatores possibilitaram o acompanhamento do semestre. Contudo, pode não estar se dando de maneira uniforme, ocorrendo falhas na comunicação, abordada no vídeo 03- Função de Organização, onde nem sempre a informação chega ao entendimento dos ouvintes, e não se torna comunicável. Se antes houvesse um maior planejamento, organização e controle, poderiam ser menos prejudiciais para o dirigente da disciplina quanto aos alunos que não tem acesso a internet para assistir as aulas, porém coma imprevisibilidade da situação fica difícil alcançar todos os setores. 
Por fim, é notório que podemos utilizar as funções organizacionais para quaisquer atividades do dia-a-dia, como do trabalho, da vida estudantil, de maneira a administrar o tempo e as atividades de maneira fluida e evitando erros e fraudes.

Continue navegando