Buscar

Atividade contextualizada psicologia do desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA EAD
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
PROFESSOR EXECUTOR: Fernanda Maria Agostinho de Araújo
TUTOR: Débora da Silva Santos
ALUNO: Luana Teixeira Silva
A atividade que propomos é que você elabore uma dissertação de 1 lauda, com um mínimo de 25 linhas e um máximo de 30, apresentando suas reflexões e considerações sobre a contribuição do período Socrático para a Psicologia do Desenvolvimento. Lembre de contextualizar sua produção com os conteúdos estudados ao longo de nossa disciplina. Importante também referenciar as citações!
A filosofia de Sócrates, responsável por dar origem ao método socrático, tinha como princípio a construção do conhecimento ao invés da mera transmissão de ideias.  É com Sócrates que a psicologia na antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade.
Sócrates defendia de forma voraz suas idéias, princípios e política, muitas vezes foram defendidas nas praças da Grécia. Idéias essas que desagradaram a Polis Ateniense, por suas críticas ao sistema democrata, que culminou com seu julgamento a pena de morte, conforme foi dito na obra Ditos Memoráveis de Xenofonte.
Através da elaboração de seu método, Sócrates deixou como legado para a humanidade sua preocupação em tornar as pessoas mais críticas e responsáveis pelo seu próprio conhecimento. Desta maneira a autonomia, construída a partir da auto-reflexão, também é um assunto presente em suas obras.
A importância da utilização da dialética socrática especialmente no ensino e na ciência de uma maneira geral deve-se ao fato de que não se deve preocupar apenas com a reprodução e transmissão de seus resultados e conceitos mais proeminentes; uma vez que a própria natureza da ciência requer a convicção de que discutir sua história e sua natureza é tão importante quanto expor seus princípios e equações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://ensaios/Contribui%C3%A7%C3%A3o-De-Filosofos-Na-Psicologia/394836.html
https://www.infoescola.com/pedagogia/metodo-socratico/
https://jus.com.br/artigos/50069/reflexoes-sobre-a-virtude-de-socrates 
. 
.

Continue navegando