Buscar

Atividade Discursiva 2 - Sociedade e Contemporaneidade - ULBRA

Prévia do material em texto

A partir da leitura dos capítulos 6,7 e  8 do livro-texto e depois de assistir a entrevista do professor Sérgio Abranches, faça um relato da entrevista assistida. “A Crise da Democracia Representativa” disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_5Fy4FaxE7s).
 
Responda:
· Por que razão a democracia representativa está em crise?
· Qual seria a saída para a democracia florecer? O que está faltando para a democracia melhorar no Brasil?
Lembre-se que a avaliação levará em conta a sua apropriação das ideias principais do autor e não sua opinião particular sobre o tema. Sua resposta deve ser original, no máximo uma página, cuidando com os erros de ortografia. Cópias em geral ou da internet sem referências serão zeradas.
Resposta
· Por que razão a democracia representativa está em crise?
Devido o distanciamento entre a sociedade e a política, a crise de representatividade da democracia representativa. O que caracteriza a democracia é ser representativa. É o que tem a ver com essa transição. A mudança na sociedade na economia foi muito mais rápido do que na política. Na economia globalizada começou primeiramente antes via mercado financeiro que hoje é hegemônico. A sociedade foi se digitalizando usando a revolução na tecnologia de comunicação para se digitalizar. Com a combinação dessas duas mudanças (digitalização da sociedade e globalização) geraram mudanças na sociedade e na economias que tem gerados faixas cada vez mais amplas de pessoas que não estão representados no sistema por que não fazem parte das categorias convencionais, por outro lado aquelas pessoas que fazem parte das categorias convencionais mas que avançaram na sociedade digital que trocam mais informações que se mobilizam mais participam mais também não se veem representados pelos partidos tradicionais. Foi criado uma crise importante significativa, e esta crise se agrava pelo fatos ao mesmo tempo esses partidos foram se tornando oligarcados, cada vez mais associados por grupos de interesses muitos específicos a financiadores fazendo que a política continuasse analógica, velha. Hoje a política é analógica e a sociedade é digital.
 
· Qual seria a saída para a democracia florescer? O que está faltando para a democracia melhorar no Brasil?
Buscar caminhos alternativos dentro do jogo democrático, ir para a rua fazer valer seus interesses, seus valores, suas demandas. A partir desses encontros nas ruas podem se formar novos partidos de várias persuasões. A final, de qualquer maneira o caminho da democracia é se digitalizar ter mais participação das pessoas via redes sociais, formando um poli esfera digital, no qual as pessoas possam conversar democraticamente, trocar ideias e fazer escolhas e transmitir para o sistema político.

Continue navegando