Buscar

Atividade Discursiva 2 - Psicologia e Aprendizagem - ULBRA


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1.
Na atividade prática 4, debatemos e observamos os diversos arranjos famíliares atuais.
Professor e doutor Içami Tiba publicou o livro “Família de Alta Performance” e foi entrevistado dando dicas de educação de qualidade e conscientização sobre o tema.
1. Após realizar a atividade prática 4, leitura do capítulo oito do livro da disciplina, assita o vídeo: 
 https://youtu.be/8fga0veLAYQ
2. Identifique os diversos tipos de famílias, nomeados no capítulo oito do livro da disciplina.
Responda: Para os diversos contextos de famílias que fazem parte da nossa realidade, escolha três “dicas de boa educação” trazidas por Tiba na entrevista, cite-as, justifique as escolhas e dê um exemplo, para cada uma, mostrando como poderão auxiliar as famílias numa melhor qualidade de vida e preparo dos filhos num mundo melhor.
Resposta
Tipos de Famílias:
Família nuclear; família extensa; modelo monoparental; família recomposta; família matrifocal; família patriarcal; família monogâmica; família poligâmica; família recomposta.
Dicas de boa educação – Dr. Içami Tiba
Liderança: Hoje os pais estão submetidos aos caprichos e destemperos emocionais das crianças. Já nos seus trabalhos, possuem um comportamento totalmente diferente. Ficando muito distante do modo como agem no mundo coorporativo e da maneira de como é conduzido em casa. Um exemplo é dar-se poder a quem não tem competência, que são as crianças.
Preparo: Hoje as pessoas não estão preparadas, não possuem uma formação que possam superar as dificuldades que aparecem na vida. Sendo que essas pessoas se não forem instruídas a aceitarem esses desafios e superarem os mesmo não conseguiram ir muito longe. Fica claro que não basta ter uma formação acadêmica, se ela não possuir preparo para superar estes desafios. Quanto mais portas fechadas na vida dessa pessoa, menor é a probabilidade que a vida desse individuo seja boa. Quanto mais portas abertas e mais preparo e menos traumas que essa pessoa possuir melhor será a vida. Um exemplo é com as pessoas não aguentam uma contrariedade que seja na faculdade, de um chefe ou até mesmo um programa.
Saúde relacional: É saber compor com outras pessoas. É saber que entre duas pessoas existe uma verdade maior que rege os dois, e que devemos proteger o outro. É não fazer o que o outro não goste, mesmo que você goste ou vice versa. Abrir a Mao de algumas individualidades em pró do conjunto. Um exemplo: O namoro é o ensaio de relacionamento. Casais que brigam muito no namoro às vezes amadurecem ou não. Se não amadurecer vão brigam muito noivado. Se casar vão brigar no casamento. Se vir um filho, o marido acaba largando a mulher grávida. Pois não possui saúde relacional, e essa saúde relacional é depois da saúde pessoal. A pessoa tem saber que não é sozinha no mundo, que ele tem que se relacionar com as pessoas. Ele pode fazer as coisas sozinhas, mas não tem como fazer tudo sozinho.