Buscar

Paper keity atletismo no ambito escolar completo

Prévia do material em texto

8
ATLETISMO NO ÂMBITO ESCOLAR 
Keity Henrique,
 George Martins, 
Michael Costa Galindro e
 Hiago Ávila Flores.
Tutor Externo²
	
RESUMO
Palavras-chave: Atletismo, Iniciação Desportiva, lúdico, saúde. NBR-6022. 
O atletismo é apontado por muitos pesquisadores como a base para todos os esportes. O atletismo é a manifestação esportiva mais antiga do mundo, e advém de comportamentos naturais do ser humano. O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo. O atletismo pode ser utilizado de maneira lúdica através de circuitos que envolvam deslocamentos diversos, saltos e lançamentos com materiais mais variados possíveis. Os estudantes vivenciam atividades importantíssimas para o seu desenvolvimento como: interagir, socializar, ser espontâneo, testar seus limites, correr, saltar, agachar. Assim sendo, as atividades lúdicas servem 
como uma forma de entretenimento, diversão, e lazer, e propiciam um incentivo as atividades físicas e melhoram a qualidade de vida. Assim como outros esportes, também inclui uma grande quantidade de benefícios à saúde: tanto fisiológicos como psicológicos. A prática do atletismo possibilita uma maior consciência da importância da manutenção da saúde, do corpo e da mente. E o desporte lúdico é uma atividade benéfica para aqueles que estão em fase de desenvolvimento, auxiliando na coordenação dos movimentos e no combate à obesidade. Além disso, diminui os riscos de diabetes e os sintomas de asma, proporciona melhoras no sono e no sistema imunológico, e ajuda o sistema cardiovascular, diminui a pressão do sangue.
1. INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa iremos descrever o que é atletismo? E a história do atletismo. O atletismo é a manifestação esportiva mais antiga do mundo, e advém de comportamentos naturais do ser humano, pois depois de aprender a caminhar, aprendemos a correr e saltar. A seguir descreveremos qual a importância do atletismo no ambiente escolar? O atletismo deve ser visto como qualquer outra modalidade, e com a mesma importância, pois aprimora os movimentos naturais, que estão presentes no nosso cotidiano, logo sua prática contribui para a aprendizagem de habilidades motoras, capacidades físicas, e o desenvolvimento biológico e social. Também iremos informar sobre a importância de se trabalhar nas escolas os esporte lúdicos desportivos que proporciono prazer e diversão para os alunos e incentivam a atividades e brincadeiras, tirando os alunos do comodismo e do sedentarismo melhorando a qualidade de vida não só nas aulas de educação física , mas também no lazer. 
 É interessante ressaltar a importância da atividade física e do esporte para um desenvolvimento e crescimento equilibrado, bem como, o seu benefício, proporcionar um estilo de vida saudável em que a atividade física e as práticas desportivas sejam integradas no estilo de vida dos alunos, valorizando-se a sua forte relação com a saúde. Pois o profissional de educação fisica é peça importante, se não fundamental para incentivar os alunos a praticar esporte e atividades que proporcione melhor qualidade de vida.
 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 O QUE É ATLETISMO? HISTÓRIA DO ATLETISMO.
“A palavra atletismo deriva da raiz grega atlon, que significa combate. Praticado na Grécia muitos anos a.C. tinha como objetivos o treinamento dos homens para a guerra, por isso atlon combate, é a pratica de atividades esportivas, as quais os gregos consideram de grande valor.’’
( BREGOLATO 2007,p.133).
 O atletismo é a manifestação esportiva mais antiga do mundo, e advém de comportamentos naturais do ser humano. Pois depois de aprender a caminhar, aprendemos a correr e a saltar.
A origem do atletismo enquanto esporte dá-se na primeira Olimpíada, realizada na Grécia Antiga em 776 a.C. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. 
 Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses.
 Segundo Homero, no ano de 1496 a.C. foi realizada a primeira prova de corrida considerada atlética. Ela foi organizada por Hércules. Segundo a lenda, Hércules, depois de peregrinar pelo mundo, realizando proezas incríveis, radicou-se na ilha de Creta e construiu um estádio neste local. Nele, eram realizadas competições de corridas com outros simpatizantes.
O estádio de Hércules possuía apenas uma pista de corrida, que era percorrida em um só sentido. Mais tarde, foi instituída a prova do Diaulo, com percurso de ida e volta. Então, o percurso das provas de corridas foi aumentando gradativamente para quatro, oito, doze e vinte e quatro vezes duzentas jardas. 
 Em 1834 um grupo de entusiastas desta nacionalidade alcançou os mínimos exigíveis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864) o primeiro encontro nacional em Londres (1866) e o primeiro encontro amador celebrado nos Estados Unidos em pista coberta (1868). O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América.
Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.
 O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. Considerado o esporte-base, por testar todas as características básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.
2.2 QUAL A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO ATLETISMO NO AMBÍTO ESCOLAR? 
O atletismo é apontado por muitos pesquisadores como a base para todos os esportes, de fácil assimilação, que exige pouco investimento e o local de sua aplicação pode ser adaptado de diversas formas, por isso muitos o consideram como esporte natural, onde todos de uma ou outra forma podem se utilizar de técnicas, visando atingir seus objetivos pessoais. 
No entanto, o atletismo é mais que uma modalidade esportiva, é uma atividade que está presente na vida das pessoas. Correr, saltar ou lançar independentemente de técnica é uma prática constante em nossas vidas. Esta prática vai desde correr atrás de um ônibus até saltar uma poça, jogar uma pedra em um rio ou até mesmo através das outras modalidades esportivas que muitas vezes utiliza-se de movimentos naturais do atletismo. É visível que estas ações estão relacionadas com o atletismo a uma certa distância,bem a grosso modo, mas estão relacionadas. As pessoas praticam as atividades do atletismo a todo instante sem saber. ( MORAES , 1998, p 5)
 O autor salienta que apesar de estar presente em nosso cotidiano, as pessoas praticam essas habilidades sem saber que essas ações e movimentos naturais estão relacionada com o atletismo. Na escola, se fosse utilizado de forma adequada e correta, auxiliaria em muito no desenvolvimento integral dos alunos, aprimorando a sua estrutura física, suas habilidades motoras, resistência e outras variáveis que com certeza elevariam a autoestima dos alunos. 
 O atletismo proporciona uma riqueza de habilidades motoras que vão desde os movimentos humanos básicos de correr, saltar e arremessar, até os movimentos mais complexos de destrezas motoras, equilíbrio estático e dinâmico que é construído através da interação com o meio e de suas próprias realizações.
 Na atualidade, os alunos tem enfrentado dificuldade no processo de ensino aprendizagem em face a utilização em demasia de softwares que são utilizados em celulares e computadores nos lares e em locais públicos, sendo assim, tem necessitado de atividades que possam mudar esse quadro. Dentro desse contexto o atletismo poderia viabilizar melhorias sobre essa problemática minimizando os problemas decorrentes dessa iniciação cada vez mais precoce da utilização da internet em muitas horas por dia.
 O Atletismo sempre foi observado como tendo grande importância para as crianças que estão na fase escolar. Este fato fica evidenciado quando se observa a dificuldade que as crianças encontram para desenvolver de maneira coordenada os movimentos de arremessar, saltar e até mesmo correr. Além disso, este esporte é capaz de colaborar no desenvolvimento motor, pois na sua prática é possível trabalhar agilidade, coordenação, resistência, velocidade dentre outras habilidades que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um indivíduo. Habilidades como: saltar, correr, lançar e arremessar facilita o desenvolvimento das crianças, pois trabalham com o corpo como um todo, utilizando vários membros. ( AGÁPITO ,et at , 2015).
 
Fica evidente, que a iniciação do atletismo no âmbito escolar traz benefícios aos alunos, pois trabalha o corpo como um todo, minimiza a dificuldades dos alunos, que traz melhorias significativas no desenvolvimento motor, pois na prática é possível trabalhar agilidade, coordenação, velocidade e outras habilidades.
2.3 ATLETISMO NO AMBÍTO ESCOLAR DE FORMA LÚDICO-DESPORTIVO
Os estudantes vivenciam atividades importantíssimas para o seu desenvolvimento como: interagir, socializar, ser espontâneo, testar seus limites, correr, saltar, agachar. Assim sendo, as atividades lúdicas servem como uma forma de entretenimento, diversão, e lazer, e propiciam um incentivo as atividades físicas, mostrando para os alunos que a educação física é muito mais que as modalidades esportivas, com suas regras, e eles conseguem aprender e desenvolver capacidades físicas e de socialização com o grupo por intermédio de aulas dinâmicas , longe das regras tabuladas que o esporte exige.
Atividade lúdico-desportiva: atividades com caráter recreativo, como também competitivo existindo ação coletivas e interações constantes, sendo diferencia a flexibilização dos objetivos, regras, espaços, duração e jogadores. tais atividades poderão ter suas estruturas modificadas, dando, assim um caráter mais ou menos formal ou informal a uma determinada modalidade desportiva. (MULHER, et at,2006, p139).
No esporte, no jogo e também nas atividades lúdicos-desportivas, a criança cria e recria, aumentando suas habilidades e capacidades de ação, facilitando, com isso, o controle dos seus movimentos e o raciocínio .Trabalhar na escola as atividades lúdico-desportiva é proposta desafiadora, porem se bem desenvolvida torna-se prazerosa e de fácil desenvolvimento, onde todos são beneficiados, quando visualizam com prazer os resultados adquiridos. 
Segundo (HIRT JUNIOR) O lúdico oportuniza os estudantes vivenciarem circunstâncias que podem cooperar com a desenvolvimento indispensável para sua personalidade, possibilitando a integração com vários grupos sociais de forma prazerosa e produtiva.
2.4 BENEFICIOS DO ATLETISMO PARA A SAÚDE NO AMBITO ESCOLAR
O atletismo é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais destaque entre as crianças, por ser extremamente dinâmica e alegre. É uma atividade benéfica para aqueles que estão em fase de desenvolvimento, auxiliando na coordenação dos movimentos e no combate à obesidade. Além disso, diminui os riscos de diabetes e os sintomas de asma, proporciona melhoras no sono e no sistema imunológico, e ajuda o sistema cardiovascular.
O atletismo é um esporte que inclui um conjunto de modalidades: a corrida, os saltos e os lançamentos. 
 Assim como outros esportes, também inclui uma grande quantidade de benefícios à saúde: tanto fisiológicos como psicológicos. A prática do atletismo possibilita uma maior consciência da importância da manutenção da saúde, do corpo e da mente.
Para as crianças não é diferente. A atividade física moderada, realizada 3 a 5 vezes por semana, diminui o depósito de gordura no corpo, aumenta o funcionamento do coração, diminui a pressão do sangue, a taxa de LDL (mau colesterol) que se deposita nos vasos sanguíneos, sintomas de ansiedade, tensão e depressão. Aumenta a capacidade aeróbica e o colesterol HDL (colesterol bom) que se liga às partículas de gordura levando-as para fora dos vasos, diminuindo o risco de problemas cardíacos. Quando a prática deste esporte é associada ao acompanhamento médico, ajudam-se as pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, bronquite, asma, artrites, dores lombares, osteoporose, doenças cardiovasculares ou derrames cerebrais.
O atletismo pode ser utilizado de maneira lúdica através de circuitos que envolvam deslocamentos diversos, saltos e lançamentos com materiais mais variados possíveis. É um esporte capaz de reunir as pessoas em eventos de rua, em competições nacionais e internacionais, promovendo a igualdade entre os participantes. Qualquer pessoa, de qualquer idade, independente da religião, fator socioeconômico, raça e condição física pode praticá-lo e participar de competições.
Por meio das experiências vividas durante os treinos e as competições, crianças e adolescentes podem ter a oportunidade de se desenvolver, afirmar suas identidades, autoestima e autoconfiança. Os esforços e as experiências no atletismo podem ser transferidos e aplicados em outras áreas de trabalho e da vida pessoal. Os adultos podem melhorar suas qualidades de vida e continuar criando desafios pessoais por meio da prática deste esporte.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Este trabalho foi desenvolvido inicialmente através de uma pesquisa bibliográfica, cujo referencial teórico foi disponibilizado em livros, artigos periódicos e em sites especializados, que abordam a questão do sedentarismo. Pesquisa bibliográfica: como o próprio nome diz, se fundamenta a partir do conhecimento disponível em fontes bibliográficas, principalmente livros e artigos cientifico.
Os impressos bibliográficos podem ser compostos de tratados completos, de ensaios e estudos, em forma de artigos escritos ou de conferências pronunciadas, e de monografias, em forma de dissertação ou teses.
Se o estudioso necessita de um tratado completo, procura um livro; se necessita de um estudo atualizado ou recente, procura um artigo em revista; se necessita de conhecimentos gerais e básicos, vai aos dicionários ou enciclopédias; se precisa de notícias, crônicas ou comentários breves de fatos ou acontecimentos diários, procura a seção de jornais. (CARVALHO,et at,2004)
 
Esta pesquisa ainda é classificada quanto ao nível de profundidade ou objetivos de estudo, como uma pesquisa descritiva e de natureza aplicada, pois a mesma analisa, observa, registra e correlaciona aspectos abordam a questão do atletismo no ambiente escolar, benefícios do esporte para a saúde.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃODiante de tais reflexões podemos perceber que a prática do atletismo tem conotação importante no contexto escolar, pois tem como premissa, utilizar as habilidades naturais do indivíduo, como: marchar, correr, saltar e lançar objetos a distância, assim como dito nos parágrafos anteriores, esse tipo de atividade é usado desde a antiguidade por todos os povos do mundo, estes exercícios eram realizados com objetivos produtivos e defensivos, e em atividades bélicas.
A história conta que desde os primórdios o homem se utilizava de formas básicas de locomoção tais como, correr, saltar e arremessar para a sua sobrevivência, sendo assim o atletismo pode ser considerada a modalidade desportiva mais antiga, pois ela constitui os padrões motores básicos que utilizamos desde o nosso nascimento. OVIEDO,2014)
“O Atletismo tem como sua essência o correr, o saltar, arremessar e lançar, que são movimentos naturais e que estão no dia a dia dos alunos e da população em geral. Sabe-se que essas habilidades físicas são a base para quase todas as outras modalidades esportivas.’’ (CITADELLA ,2014)
A história do Atletismo começa desde os tempos mais remotos, quando os homens precisavam fugir de seus predadores e buscavam alimentos para sua sobrevivência e para que conseguissem isto era preciso correr, saltar obstáculos e lançar objetos. Com o passar do tempo surgiram as provas do atletismo imitando os movimentos naturais do homem, ou seja, as corridas, os saltos e os lançamentos. Essa modalidade esportiva é conceituada como um conjunto de provas individuais ou coletivas que se baseiam em atividades de marcha, saltos, arremessos de objetos e corridas. O resultado das provas é julgado segundo o tempo, medida e distância e suas provas são combinadas e de caráter competitivo. (AGÁPITO et at ,2015).
O que a autores salientam que o atletismo vem desde os tempos antigos, o homem se utilizava de formas básicas para locomoção como, correr, saltar e lançar objetos para sua sobrevivência e entende-se que podem ser considerados uma modalidade antiga desportiva, pois constitui em padrões motores básicos que utilizamos desde o nascimento Sabe-se que essas habilidades físicas são base de todas as outras modalidades esportivas.
5. CONCLUSÃO
Neste estudo iremos ressaltar importância do tema proposto com O atletismo proporciona uma riqueza de habilidades motoras que vão desde os movimentos humanos básicos de correr, saltar e arremessar, até os movimentos mais complexos de destrezas motoras, equilíbrio estático e dinâmico que é construído através da interação com o meio e de suas próprias realizações. O atletismo está presente desde os tempos antigos, o homem precisava fugir de seus predadores e buscavam alimentos para sua sobrevivência e para que conseguissem isto era preciso correr, saltar obstáculos e lançar objetos. Na atualidade as pessoas praticam essas habilidades sem saber que essas ações e movimentos naturais estão relacionada com o atletismo como saltar de um ônibus, correr e lançar algum objeto. O atletismo pode ser utilizado de maneira lúdica através de circuitos que envolvam deslocamentos diversos, saltos e lançamentos com materiais mais variados possíveis. É um esporte capaz de reunir as pessoas. Assim sendo, as atividades lúdicas servem como uma forma de entretenimento, diversão, e lazer, e propiciam um incentivo as atividades físicas, mostrando para os alunos que a educação física é muito mais que as modalidades esportivas e incentivam os alunos a terem uma melhor qualidade de vida.
6. REFERENCIAS
AGAPITO, Cleidiane Mateus Agápito. O ATLETISMO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O ATLETISMO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA , [S. l.], p. 123-134, 7 nov. 2019. Disponível em: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/bitstream/123456789/1784/1/AG%C3%81PITO%20et%20al..pdf. Acesso em: 7 nov. 2019.
BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal Do Esporte: Livro do professor e do aluno. In: BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal Do Esporte: Livro do professor e do aluno.  2ª Edição, Ed. São Paulo: Ícone, 2007.p.133.
CITADELLA, JEFERSON LUÍS CITADELLA. ATLETISMO ESCOLAR: DESENVOLVENDO AS HABILIDADES MOTORAS ATRAVÉS DA LUDICIDADE. ATLETISMO ESCOLAR: DESENVOLVENDO AS HABILIDADES MOTORAS ATRAVÉS DA LUDICIDADE, [s. l.], 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_edfis_artigo_jeferson_luis_citadella.pdf. Acesso em: 7 nov. 2019.
CARVALHO, Daniel; CARNEIRO, Rafael; MARTINS, Helen Fernanda Alves; SARTORATO, Eduardo. Pesquisa Bibliográfica. Goiânia, 16 jun. 2004. Disponível em: http://pesquisabibliografica.blogspot.com.br. Acesso em 07/11/2019.
JÚNIOR, FERNANDO AFONSO MENDES JÚNIOR et al. IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO ATLETISMO NO ÂMBITO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO). IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO ATLETISMO NO ÂMBITO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO)., [s. l.]. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/anaisbarbacena/article/viewFile/1543/900. Acesso em: 7 nov. 2019.
MORAES, Paulo Alexandre de Carvalho Moraes. O atletismo na escola numa concepção além do rendimento motor. Orientador: Dr. Miguel de Arruda. 1998. Monografia (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Física Campinas, Campinas, 1998. Disponível em: :/Users/USER/Downloads/MoraesPauloAlexandredeCarvalho_TCC%20(3).pdf. Acesso em: 7 nov. 2019.
MULHER, Ademir et al. Saúde No Espaço Escolar. In: MULHER, Ademir Muller et al. Saúde no Espaço Escolar. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2006.p.139.
OVIEDO, Soeli da Aparecida Oviedo et al. ATLETISMO: INICIAÇÃO DESPORTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS. ATLETISMO: INICIAÇÃO DESPORTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS, CASCAVEPR,2014. Disponívelem:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_edfis_artigo_soeli_da_aparecida_oviedo.pdf. Acesso em: 7 nov. 2019.
https://cmecatletismo.wordpress.com/2014/10/23/beneficios-do-atletismo-para-a-saude-das-criancas/#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%2C%20diminui%20os%20riscos,os%20saltos%20e%20os%20lan%C3%A7amentos.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/804-4.pdf
http://revista.uemg.br/index.phhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo#targetText=O%20atletismo%20%C3%A9%20a%20forma,comprimento%20e%20corrida%20de%20obst%C3%A1culos.
iaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_edfis_pdp_genario_mendes_de_oliveira.pdf
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_edfis_artigo_ricardo_carlos_hirt_junior.pdf 14/10 14:00
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_edfis_artigo_ricardo_carlos_hirt_junior.pdf
p/anaisbarbacena/article/viewFile/1543/900
 
https://www.significados.com.br/atletismo/ DIA 24092019 AS 15:33
Keity Henrique, George Martins, Michael Costa Galindro e Hiago Ávila Flores.
Bill Junior.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (código da turma) – metodologia científica - 26/04/2019

Continue navegando