Buscar

Seminario Inter Introdução a pesquisa paper 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EPIDEMIOLOGIA
Nome do aluno¹
	Nome do aluno ¹
	Nome do aluno ¹
Nome do aluno ¹
	Nome do aluno ¹
Nome do Tutor ²
	
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“ A epidemiologia é uma ciência que nas últimas décadas ampliou de forma exponencial seu leque de estudos, informações e opções. ” (ZETZSCHE, 2015, p.14).
“ Pode ser definida como ciência que se dedica ao “estudo dos fatores que determinam a frequência e distribuição das doenças nas coletividades humanas. ” (ROUQUAYROL, 2003, p. 17). ” 
“ Epidemiologia [...] analisa os danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. (ROUQUAYROL, 2003, p. 17). ”
Uma das questões centrais da epidemiologia é a busca da causa e dos fatores que influenciam a ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde – doença. Com este objetivo, a epidemiologia descreve a frequência e a distribuição destes eventos e compara a sua ocorrência em diferentes grupos populacionais com distintas características demográficas, genéticas imunológicas, comportamentais, de exposição ao ambiente e outros fatores, assim chamados fatores de risco. Em condições ideais os achados epidemiológicos oferecem evidências suficientes para a implementação de medidas de prevenção e controle. (WALDMANN, 2002, p. 2, grifo do autor.).
Para Campos (2012), a epidemiologia, como um eixo de organização das práticas, apresenta interfaces com implicações nos diversos níveis e instâncias do sistema e dos serviços de saúde. Construindo seu campo hegemônico de atuação no Brasil, abarcando a imunização, a vigilância epidemiológica e o controle das doenças de notificação compulsória. Com a mudança do quadro sanitário da população e com a implantação do SUS nacional, a epidemiologia ampliou o escopo de seus agravos sob vigilância. 
REFERÊNCIAS
CAMPOS, Gastão Wagner de Souza Campos et al. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Editora Hucitec, 2012. 871 p.
ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar. Epidemiologia e saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora MEDSI, 2003.
WALDMANN, Eliseu Alves. Vigilância em saúde pública, volume 7.  Editora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade De São Paulo, 2002. Disponível em: <http://portalses.saude.sc.gov.b/>.
ZETZSCHE, M. F. EPIDEMIOLOGIA. Indaial: UNIASSELVI, 2015.
1 Acadêmicos do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
2 Tutora externa do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Outros materiais