Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	 (986431)
	
	Disciplina:
	Educação Ambiental (GAM13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512918) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20038806
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Propostas de pesquisa-ação permitem desencadear a reflexão das situações reais através do debate e da problematização, o que favorece a compreensão, por parte do sujeito. Desta forma, pode-se dizer que a pesquisa vem ser uma aliada no processo de aprendizagem e/ou resgate de conhecimentos sobre o tema. Partindo desse pressuposto, disserte sobre três aspectos nos quais a pesquisa pode contribuir para aperfeiçoar a compreensão da realidade ambiental.
	Resposta Esperada:
É importante observar como os ecossistemas locais se encontram, incluindo a análise dos recursos hídricos. Importante também que haja condições básicas de saneamento. A coleta do lixo, incluindo o lixo reciclado, envolve toda a comunidade para a sua redução. É possível realizar um estudo de caso envolvendo estes aspectos, assim como transformar em uma gincana; com isso, observa-se a situação real da região.
	2.
	A Educação Ambiental necessita de uma abordagem pedagógica com o desafio de formar cidadãos críticos, participativos e corresponsáveis pelo meio ambiente no qual convivem e trabalham. Assim entra em cena o papel de um educador ambiental, relacionando a teoria crítica da educação na formação do cidadão ecológico participativo e crítico. Para isso, Dias (2001) sugere quatro etapas a serem desenvolvidas pelos educadores: a Sensibilização, o Conhecimentos/Habilidades, a Mobilização/Projeção e, por fim, a Ação Ambiental/Participação/Multiplicação. Disserte sobre cada uma das etapas, refletindo sobre a relevância do educador conhecer e colocar em prática essas etapas na escola ou na comunidade em que vive.
FONTE: DIAS, G. F. D. Educação Ambiental: princípios e práticas. 7. ed. São Paulo: Gaia, 2001.
	Resposta Esperada:
É importante o educador ambiental entender que cada uma dessas etapas não pode ser vista separadamente ou de forma hierárquica. As características desses momentos vêm ao encontro da otimização dos espaços e tempos de formação, para garantir a transformação dos estudantes, levando em consideração a dimensão atitudinal. 
Sensibilização: nessa etapa o educador realiza a percepção ambiental referente ao contexto social (local e global) dos estudantes. Faz um levantamento prévio do que eles conhecem sobre a temática e o que gostariam de pesquisar a respeito, tornando-os mais próximos da natureza. Dessa forma, o educador consegue estabelecer a teoria com a prática.
Conhecimento e Habilidades: aqui o educador promove pesquisas com base em um referencial teórico, pois é relevante ter domínio dos conceitos científicos para discutir as ações ambientais e suas consequências. Ele faz também o levantamento dos problemas ambientais que fazem parte da vida dos estudantes, para discuti-los com base na teoria.
Mobilização e Projeção: depois que os estudantes foram sensibilizados e possuem conhecimento do assunto, o educador poderá desafiar os estudantes a ir em busca de sugestões ou até mesmo soluções para eventuais problemas, saindo do espaço de sala de aula, desenvolvendo a criatividade por meio de projetos de intervenção na própria comunidade em que vivem.
Ação Ambiental, Participação e Multiplicação: após todas essas etapas, o educador necessita planejar e distribuir as funções de cada um no processo. Buscar parcerias também se faz necessário. É o momento de colocar em prática e socializar com a comunidade as atividades planejadas que poderá ser encarado como um desafio para escolas, já que muitas evitam esse contato social.
Parte inferior do formulário

Outros materiais