Buscar

Metodologias de trabalho integrado e protagonismo popular

Prévia do material em texto

1)
O protagonismo é um processo no qual alguém tem papel central, principal, que ocupa o primeiro lugar e do conceito de popular, como algo pertencente ou relativo ao povo. Assim, podemos resumir que o protagonismo é?
Alternativas:
· é um processo de produção e reprodução da realidade social.
· um processo de metodologia social.
 
 
· um processo filosófico de participação social e reflexão sobre a realidade.
· uma categoria analítica sobre os movimentos sociais.
 
· um processo de manifestação da vontade e da necessidade do povo, e inexiste sem a participação.
checkCORRETO
Resolução comentada:
O protagonismo popular expressa “o olhar” do povo, de suas realidades e a sua participação social o efetiva e empodera como sujeito principal de sua própria história.
Código da questão: 7285
2)
Analise, a partir das afirmativas seguintes, o que é o princípio da universalidade?
Alternativas:
· O princípio da universalidade emergiu com a democracia, de modo a garantir o controle social das ações social pública e regular o acesso da população ao mercado de trabalho. 
· O princípio da universalidade emergiu com a democracia em defesa do acesso indiscriminado a bens e serviços públicos a todos os cidadãos – vincula-se a ideia de investimento social, ou seja, a garantia de condições para a reprodução social do conjunto da sociedade através de políticas sociais.
checkCORRETO
· O princípio da universalidade trata do fomento das ações e financiamento privado das ações do terceiro setor, como por exemplo, as campanhas de 1% do imposto de renda voltado aos fundos sociais.
 
· O princípio da universalidade emergiu com a democracia e vai definir qual o público alvo das políticas sociais, restringindo o acesso as necessidades do trabalho e da renda.
 
· O princípio da universalidade se objetiva no planejamento, avaliação e monitoramento das ações, que são voltadas ao atendimento em pare das necessidades da população.
Resolução comentada:
O princípio da universalidade foi difundido com o desenvolvimento do Estado de Bem Estar Social, e materializado através dos direitos sociais, onde reforça o papel do Estado enquanto regulador das relações sociais em direção à manutenção da igualdade de condições de vida da população.
Código da questão: 8140
3)
Defina o que é a matriciliadade sócio-familiar, no âmbito da política de assistência social?
Alternativas:
· trata das ações intersetoriais aos grupos familiares.
· diz respeito ao direcionamento do atendimento integral as situações vivenciadas pela família como um todo
checkCORRETO
· são as ações individualizadas e fragmentadas a cada indivíduo do grupo familiar.
 
 
· diz respeito às ações territorializadas aos grupos de indivíduos.
 
· trata-se do direcionamento do atendimento integral centrados na família.
Resolução comentada:
Para a política de assistência social a família é considerada como núcleo protetivo e central. Assim, refere-se eminentemente aos aspectos relacionais, de sociabilidade e afetividade e sua análise sempre conectada aos determinantes sócio-político-econômicos e culturais em que se constituem.
Código da questão: 10305
4)
A noção de territorialidade porta uma dimensão política e uma dimensão social, ambas incidindo nos processos de sociabilidade. A dimensão política se traduz no conjunto de práticas PORQUE envolvem sociedade, mercado e Estado que se manifestam através de estratégias de apropriação e controle de acordo com o contexto sócio-histórico. Analisando as situações acima, conclui-se que:
Alternativas:
· As duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
 
· A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
· As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
 
 
· As duas informações são falsas.
· A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
A primeira afirmação é falsa, porque se trata da dimensão política e não social.
Código da questão: 10306
5)
Identifique quais são espaços públicos de participação da Sociedade Civil, nas esferas do governo, pós Constituição Federal/88?
Alternativas:
· Poder Legislativo e no Judiciário.
· Conselhos Setoriais e respectivas Conferências.
 
 
checkCORRETO
· Governos Municipais e Estaduais.
 
· Conselhos de Classe e Audiências Públicas.
· Ministérios e Senado.
 
Resolução comentada:
A Constituição Federal/88 possui um caráter inovador ao fomentar as práticas participativas através dos conselhos e conferências nas três esferas de governo. Contribuíram para diminuir a distância entre Estado e Sociedade Civil, agravada pelo autoritarismo e a tecnocracia do período da ditadura militar.
Código da questão: 8578
6)
O projeto político é um conjunto de ações não planejadas, sistemáticas e descontinuadas que representam como deve ser a vida em sociedade PORQUE orienta a ação política dos diferentes sujeitos e a sua dimensão cultural. Analisando as situações acima, conclui-se que:
Alternativas:
· As duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
 
· A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
· As duas informações são falsas.
· As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
 
 
· A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
O projeto político é um conjunto de crenças, interesses, concepções de mundo, representações do que deve ser a vida em sociedade, que orienta a ação política dos diferentes sujeitos.
Código da questão: 7296
7)
O trabalho interdisciplinar só se efetiva a partir de um arranjo organizacional e institucional sustentado em dois eixos. A partir das alternativas abaixo, liste os dois eixos que sustentam o trabalho interdisciplinar?
Alternativas:
· conhecimento e capacidade relacional.
checkCORRETO
· conhecimento e prática profissional multidisciplinar.
· participação e conhecimento.
 
 
· capacidade relacional e participação.
· prática profissional multidisciplinar e participação.
 
Resolução comentada:
O conhecimento se refere à capacidade de analisar e formular estratégias, e a capacidade relacional de integrar e interagir com os sujeitos envolvidos.
Código da questão: 7283
8)
O planejamento das ações do Estado abrange três desafios bastante relevantes na atualidade.
Em relação aos três desafios, considere as informações a seguir:
I. Criar mecanismos que garantam a representação democrática e diversificada da sociedade para que os diferentes grupos sociais possam participar ativamente dos processos de tomada de decisão e tenham mais acesso à informação.
II. Financiar projetos sociais e ações que fomentem a participação social, bem como instrumentalizem os indivíduos, tornando-os protagonista.
III. Capacitar o poder público e a sociedade civil para o desenvolvimento de uma visão territorial e multidimensional para romper com a setorialização de análise e ofertas.
IV. Construir uma nova lógica de desenvolvimento através de estratégias de coordenação das políticas públicas e gestão de recursos e demandas.
Estão CORRETAS, somente as explicações:
Alternativas:
· I, III e IV.
checkCORRETO
· I e II.
·  I, II e III.
· II e IV.
· I, II, III e IV.
Resolução comentada:
A centralidade do território para o planejamento e a implementação de políticas sociais potencializa a elaboração de diagnósticos e a definição dos objetos de intervenção, demonstrando seu potencial de criar estratégias através das quais os diversos setores sejam interligados para alcançar objetivos que efetivamente interfiram na realidade social.
Código da questão: 7794
9)
Identifique, o que é o pertencimento social?
Alternativas:
· reprodução das relações sociais.
 
· desvinculação social dos grupos de origem de nascimento.
 
 
· exclusão ou rejeição a um determinado grupo social.
 
· processo construído nas relações sociais.
checkCORRETO
· trata-se do fomento de ações para a participação social.
Resolução comentada:
O pertencimento social só se efetiva na medida em que temos a possibilidade concreta de nos inter-relacionarmos com a rede social àqual somos ou queremos ser pertencentes.
Código da questão: 8069
10)
A intersetorialidade equivale e contribui com as práticas interdisciplinares. A intersetorialidade pode ser definida como a articulação de saberes e experiências com vistas ao planejamento, enquanto a prática interdisciplinar equivale a uma nova abertura ao conhecimento próprio e do outro, de modo a compreender a totalidade expressa, pelas particularidades de cada olha profissional.
A partir das afirmativas seguintes, avalie quais são às principais características da prática interdisciplinar?
I. A interdisciplinaridade possui uma natureza ambígua que faz com que a incerteza e a mudança componham a dinâmica em que as ações se processam.
II. No trabalho interdisciplinar deve se estimular e escuta ativa de modo a considerar os aspectos intelectuais e os existenciais de cada um dos sujeitos, pois, ao mesmo tempo em que a realidade é dinâmica, existem aspectos estáticos que também interferem.
III. Para o profissional é importante ter atitude interdisciplinar que se caracterize pela humildade, coerência, espera, respeito e desapego.
IV. O trabalho interdisciplinar é, sobretudo, a construção coletiva de conhecimento a partir das sucessivas aproximações com a realidade a partir de vários olhares.
Estão CORRETAS, somente as afirmativas:
Alternativas:
· II e IV.
· I, II, III e IV.
checkCORRETO
· I, II e III.
· I, III e IV.
· I e II.
 
 
Resolução comentada:
Para a prática interdisciplinar depende um direcionamento ético, político, institucional, profissional e pessoal. Sem essa sinergia não existe interdisciplinaridade.

Continue navegando