Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	 (1093236)
	
	Disciplina:
	Educação Ambiental (GAM13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639193) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20704646
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo os princípios da Carta da Terra, a questão ecológica deixa de ser uma disciplina escolar ou um campo restrito de especialistas e passa a ser vista como um campo interdisciplinar e complexo. A Carta da Terra (também chamada Carta do Povo) é resultado de 10 anos de discussão e conversa intercultural, que teve início através de uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e concretizou seus objetivos como uma iniciativa global da sociedade civil. Entre as metas que regem a Carta, podemos destacar:
* o respeito à Terra e à sua existência;
* a produção, o consumo e a reprodução sustentáveis;
* o respeito aos direitos humanos, incluindo o direito a um meio ambiente propício à dignidade e ao bem-estar dos humanos.
* a erradicação da pobreza; a paz e a solução não violenta dos conflitos;
* a promoção e a aplicação dos conhecimentos e tecnologias que facilitam o cuidado com a Terra;
* a educação universal para uma vida sustentada.
Baseado nessas informações, disserte sobre esses princípios que regem a Carta da Terra.
	Resposta Esperada:
Saber respeitar a Terra é reconhecer que todos os seres são interligados e que cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos. Impedir o dano causado ao meio ambiente e proteger os direitos das pessoas. Adotar planos e regulamentações de desenvolvimento sustentável em todos os níveis, que façam com que a conservação ambiental e a reabilitação sejam parte integral de todas as iniciativas de desenvolvimento. Estabelecer e proteger as reservas naturais, promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçados, manejar o uso de recursos renováveis, como água, solo, produtos florestais e vida marinha. Manejar a extração e o uso de recursos não renováveis, para possibilitar a contribuição para a sustentabilidade da Terra.
	2.
	Sabemos que a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal (BRASIL, 1999). Dessa forma, o gestor ambiental atua em vários segmentos industriais, assim como em empresas do ramo de consultoria e no setor público. Outro campo de atuação em expansão é a educação ambiental. Disserte sobre o papel do gestor ambiental e/ou professor (caso você atue em sala de aula) dentro de um programa de educação ambiental. 
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 1999. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 24 jul. 2014.
	Resposta Esperada:
O gestor ambiental e/ou professor tem o papel de disseminar a transversalidade da questão ambiental em todos os setores. Participar da implementação e construção da Agenda 21 com contribuições significativas do seu contexto social. Realizar formação que gera a qualificação de trabalhadores e de integrantes da comunidade em geral. Promover palestras e saídas a campo que possibilitam vivenciar as questões ambientais discutidas. Participar e discutir sobre as políticas públicas, fazendo parte dos conselhos, comitês e fóruns da sua cidade. Sabe-se que atuar como gestor ambiental vai além de melhorar a visão das pessoas que nos rodeia, é possibilitar que os indivíduos se corresponsabilizem pelas ações praticadas ao meio ambiente.
Parte inferior do formulário

Outros materiais