Buscar

curriculo´- atv 4

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com a aprovação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o dia 20/12/96 assinala um momento de transição significativo para a educação brasileira. Nessa data, completados 35 anos, revogou-se a 1ª LDB com as alterações havidas no período, entrando em vigor nossa 2ª LDB. O Chefe do Poder Executivo sancionou a Lei 9.394/96, denominando-a “Lei Darcy Ribeiro” e, com este ato, dividiu, formalmente, a conhecida história da Nova LDB: um primeiro momento, caracterizado por amplos debates entre as partes (Câmara Federal, Governo, partidos políticos, associações educacionais, educadores, empresários etc.) e outro, atrelado à orientação da política educacional governamental e assumido pelo professor homenageado.
 
CARVALHO, Djalma Pacheco de. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a Formação de Professores para a Educação Básica. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a08v5n2.pdf. Acessado em 27 de julho de 2019, às 14h42.
 
Sobre a LDB, é correto afirmar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A LDB é um documento que reúne leis destinadas ao sistema educacional brasileiro, baseadas na Constituição Federal de 1988. Foi pensada a partir de ideais democráticos, apresentando grande preocupação com o alcance da educação para todos.
	Resposta Correta:
	 
A LDB é um documento que reúne leis destinadas ao sistema educacional brasileiro, baseadas na Constituição Federal de 1988. Foi pensada a partir de ideais democráticos, apresentando grande preocupação com o alcance da educação para todos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A LDB foi criada logo após o Brasil iniciar o processo de democratização política, o qual começou durante os anos 70, com duras críticas ao Regime Militar. O sistema político autoritário da época refletia em todas as esferas, inclusive na educação. Após este período, a democracia precisava ser reinstaurada no Brasil e a educação deveria ser um dos cenários ideias para isso. Em 1988, a Constituição Federal entra e vigor e os ideais democráticos para uma sociedade justa e igualitária apresentados nela deveriam ser comungados pela LDB.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A BNCC traz uma grande inovação ao estabelecer 10 competências gerais para nortear as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. Segundo o documento, o desenvolvimento dessas competências é essencial para assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica. Desse modo, as 10 competências gerais comunicam aos educadores uma importante mensagem: quem é o estudante que a BNCC propõe formar.
INSTITUTO AYRTON SENNA. BNCC: Construindo um Currículo de Educação Integral . Disponível em: < https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/o-que-e-BNCC.html>. Acesso em: 26 jul. 2019.
 
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que rege a educação brasileira. Sabendo disso, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A BNCC tem o intuito de definir, em nível nacional, as aprendizagens essenciais a serem adquiridas pelos alunos. Estes indicadores devem ser incorporados nos currículos até 2020.
	Resposta Correta:
	 
A BNCC tem o intuito de definir, em nível nacional, as aprendizagens essenciais a serem adquiridas pelos alunos. Estes indicadores devem ser incorporados nos currículos até 2020.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. 2020 é o prazo para a incorporação da BNCC nos currículos escolares, a partir da apresentação de aprendizagens essenciais que irão reger a educação nacional.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes, seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo. As teorias do currículo, tendo decidido quais conhecimentos devem ser selecionados, buscam justificar por que “esses conhecimentos” e não “aqueles” devem ser selecionados.
 SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade : uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 14.
Leia as alternativas abaixo.
I – As Teorias Críticas do Currículo emancipam o sujeito, pois proporcionam-lhe desenvolver o pensamento crítico acerca das questões sociais do mundo e dialogam com o artigo 2º da LDB, o qual afirma ser necessário o desenvolvimento do sujeito para o exercício da cidadania.
II – É possível afirmar que as Teorias Tradicionais do Currículo norteiam a elaboração da LBD, visto que nela há o direcionamento dos conteúdos que devem ser abordados pelos professores da educação básica.
III – A emancipação dos sujeitos é prevista pela LDB e é discutida nas Teorias Críticas do Sujeito, a partir da análise crítica e histórica da sociedade e o desenvolvimento do senso crítico, o qual espera-se desenvolver nas escolas, e sua formação a partir da ideia de divisão de classes.
IV – Ao retirar a temática “gênero” da BNCC, a transdisciplinaridade dos currículos, quando suscitam o respeito às identidades de gênero e questões relacionadas à sexualidade, torna-se inexistente.
V – As Teorias Tradicionais do Currículo permeiam a LDB, pois apresentam como deve ocorrer o processo de aprendizagem, focam na avaliação formal do estudante e apresentam o professor como o centro do processo de educação, assim como a referida Lei.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O senso crítico do sujeito é desenvolvido na escola a partir da análise crítica das situações que envolvem a sociedade, ideias apresentadas nas Teorias Críticas do Currículo. Na LDB, não há definição quanto aos conteúdos a serem abordados nas escolas. Os currículos transdisciplinares preveem a inserção de temáticas voltadas para as relações de gênero e questões sexuais, retirando esta temática, perde-se o caráter transdisciplinar quanto a este tópico. 
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
O documento para os primeiros segmentos da Educação Básica já foi aprovado e homologado. Agora, a BNCC para o Ensino Médio está em fase de debates e elaboração.
FRANÇA, Luísa. Desafios e Oportunidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em https://www.somospar.com.br/desafios-e-oportunidades-da-base-nacional-comum-curricular-bncc/ . Acessado em 26 de julho de 2019, às 17h59.
 
Analise as assertivas abaixo.
 
I – A partir de brincadeiras propostas pela professora, na Educação Infantil, é possível desenvolver a generosidade, o respeito com a diversidade e com a cultura.
II – A partir do Ensino Fundamental, o currículo escolar é dividido em áreas de conhecimento as quais devem ser direcionadas a partir de uma abordagem interdisciplinar.
III – Habilidades socioemocionais devem ser desenvolvidas no processo educacional, a fim de tornar o estudante cidadão, prepará-lo para o mundo do trabalho e para o dia a dia.
IV – O conhecimento proposto pelos currículos deve ser utilizado em diálogo com as situações cotidianas dos estudantes, a fim de compreendê-las e formar o sujeito como ser social.
V – Conhecer e reconhecer-se como ser cultural faz parte das diretrizes da BNCC e promove a igualdade e o respeito às diferenças.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Brincadeiras e jogos são bastante eficazes para explorar valores e sentimentos nas crianças com idade pré-escolar. A partir do Ensino Fundamental, os conhecimentos são divididos em cinco áreas. O preparo do indivíduo para o mundo do trabalho, o cotidiano e o exercício da cidadania deve ocorrer desde a idade escolar e desenvolver habilidades socioemocionais não só está previsto em lei, como é importantíssimopara saber lidar com as situações que ocorrem. A aprendizagem torna-se significativa, quando os conhecimentos dialogam com o cotidiano do estudante.
 
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Encerrando um período de oito anos de renhido embate político, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei no 9394/96) é aprovada em dezembro de 1996. Em sua formulação final, a LDB sancionada expressa uma estreita sintonia com o ideário e a agenda neoliberais, o que pode ser constatado pelo exame dos seus 92 artigos. Sem embargo desse perfil, a sua aprovação não pode ser considerada uma monolítica derrota do movimento dos educadores e de outros segmentos sociais organizados na sua luta por uma lei que traduzisse um ordenamento mais democrático do sistema educativo. Uma vez que as relações jurídicas, como expressão de uma determinada realidade social, reproduzem os conflitos e as contradições presentes nessa formação social específica, a LDB aprovada também é resultado dos interesses antagônicos em jogo.
YAMAMOTO, Oswaldo H. A LDB e a Psicologia. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932000000400004. Acessado em 26 de julho de 2019, às 16h47.
 
Leia as afirmações abaixo.
 
I – O caráter político da educação torna o processo educacional democrático e reflexivo quanto às questões sociais. O PPP da escola apresenta esta característica, cujas ideias são postas em prática a partir de discursos emancipatórios e ações voltadas a reflexão destes fenômenos.
II – A criação da LBD, apesar de apresentar preceitos democráticos e reflexivos quanto às questões de desigualdade social, foi escrita atendendo a uma demanda das classes dominantes. Cabe às escolas apresentarem reflexões acerca da realidade social que cerca os sujeitos.
III – Quando leis são promulgadas a partir de ideias propostas pela e para as classes dominantes, mesmo que de maneira indireta e sem a indicação de uma política partidária, não há neutralidade no processo educativo.
IV – Apesar de a LDB apresentar-se como um texto ideário politicamente, ela dá margem à ressignificações do processo educativo, pois visa a sua democracia, quando reflete e tenta igualizar a educação.
V – Conhecer o processo histórico e político está previsto pela LDB e se refere à compreensão deste processo e das influências que ele teve e ainda tem na contemporaneidade. Jamais deve ser atrelado a campanhas político partidárias.
 
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A LDB é um documento que tenta tornar a educação um processo que todos devem ter acesso, apesar de ter sido escrita por ideários de classes dominantes, deste modo, não é neutro. As escolas têm o papel de ressignificar este documento, com o intuito de emancipar e tornar o sujeito crítico para compreender e lutar pelos seus direitos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Mas muito antes de sua data de nascimento oficial, a Lei de Diretrizes e Bases já estava sendo gestada. Ainda durante as discussões que culminariam na Constituição de 1988, um grupo de educadores começou a discutir suas propostas para a futura nova lei educacional.
“Tradicionalmente, as leis educacionais do Brasil, desde a época da colônia, sempre foram feitas por iniciativa do poder executivo. A atual tem a peculiaridade de ter nascido da sociedade civil, de um movimento dos educadores”, diz Dermeval Saviani, que participou da elaboração do anteprojeto da LDB e é autor do livro A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas (Editora Autores Associados).
“Antes da promulgação da Constituição já sabíamos do dispositivo que manteria com a União a prerrogativa de organizar a educação. Portanto, fizemos uma mobilização para já começar a trabalhar o tema”, relata.
Vinte Anos Depois, LDB Permanece à Espera de Ser Totalmente Implementada. Revista Educação, 2016. Disponível em https://guiadamonografia.com.br/como-fazer-referencia-de-revistas/. Acessado em 28 de julho de 2019, às 14h37.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/ 1996 foi sancionada após a reformulação das primeiras versões da LDB, construídas após a queda do Estado Novo. Por isso, ela possui um caráter democrático quando ao seu texto.
	Resposta Correta:
	 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/ 1996 foi sancionada após a reformulação das primeiras versões da LDB, construídas após a queda do Estado Novo. Por isso, ela possui um caráter democrático quando ao seu texto.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A primeira versão da LDB ocorreu em 1961, após a queda do Estado Novo, e sofreu revisão 10 anos depois. Até que em 1996, a nova LDB, com a Lei nº 9.394/96, entra em vigor.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O direito à educação, hoje visto de forma consensual como um dos mais básicos a serem garantidos pelo estado, não tem vida longa. De fato, veio a consolidar-se dentro do rol dos mais importantes direitos fundamentais apenas após a Segunda Guerra Mundial, sendo, desde então, objeto de constante esforço para sua consolidação. Em nosso país, dois instrumentos legais fornecem os meios para a sua realização: a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996.
 
MENDES, Fabio Cantergiani Ribeiro. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Base Legal para uma Nova Disciplina Curricular de Metodologia de Estudo. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27184/000764106.pdf?sequence=1
Acessado em 26 de julho de 2019, às 13h32.
Leia as assertivas abaixo.
 
I – A LDB, desde a sua promulgação, em 1961, apresentou indicadores que nortearam a formação curricular de todas as escolas do território nacional.
II – Em nenhum momento a LDB foi pensada para que as escolas privadas fossem beneficiadas a partir da distribuição de verbas públicas.
III – A LDB é uma lei que orienta as escolas públicas brasileiras. As escolas particulares confeccionam seu próprio regimento interno.
IV – Inicialmente, a LDB apresentou uma proposta não unificada de currículos nacionais. O currículo do Ensino Médio era incumbência Federal e dos sistemas nos quais estava inserido.
V – O modelo de ensino tradicional foi instaurado na LDB e, até hoje, compõe os seus artigos. Os currículos que se baseiam nesta lei são acríticos e autoritários.
 
Estão corretas as alternativas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Em 1961, quando foi aprovada a primeira LDB, a esfera federal foi responsabilizada por definir cinco disciplinas que comporiam o currículo do Ensino Médio, o qual seria complementado pelos sistemas de ensino em que estava inserido.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional representa um marco na história recente da educação brasileira. A sua importância decorre não apenas do conteúdo do texto, mas advém, especialmente, do contexto em que foi elaborada. Conforme vem sendo amplamente discutido na literatura especializada, a construção dessa Lei traz a marca exemplar da participação cidadã de diferentes segmentos da sociedade civil organizada, na área de educação, destacadamente o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública na LDB.
 
PEREIRA, E. W.; TEIXEIRA, Z. A. Reexaminando a Educação Básica na LDB: o que Permanece e o que Muda. Disponível em http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-2/3SF/PEREIRA&TEIXEIRA-2008Educacao%20Basica.pdf . Acessado em 26 de julho de 2019, às 15h20.
Marque a alternativa correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A LDB foi intitulada como Lei Darcy Ribeiro, porque ele utilizou sua experiência como educador para contribuir com a elaboração e, por ser político, com a instauração desta lei.
	Resposta Correta:
	 
A LDB foi intitulada como Lei Darcy Ribeiro, porqueele utilizou sua experiência como educador para contribuir com a elaboração e, por ser político, com a instauração desta lei.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O título atribuído à LDB é Lei Darcy Ribeiro, por ter sido pensada e elaborada por este educador e político.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em suma, os princípios do respeito à liberdade e apreço à tolerância, consagrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, vêm sendo fortemente ameaçados nos últimos anos por forças ultraconservadoras e intolerantes, especial mas não unicamente, em relação à igualdade entre os gêneros e ao respeito à diversidade sexual. Por outro lado, os marcos normativos da educação nacional, desde a Constituição Federal, fornecem todo o alicerce necessário para enfrentar essas forças, promover a igualdade e o respeito na educação, e devem prevalecer.
REIS, Toni. LDB: Respeito à Liberdade e Apreço à Tolerância. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/727/715. Acessado em 29 de julho de 2019, às 22h37. 
As diferenças tendem a atrelar valor ao meio social dos estudantes. Considerando o texto, os conhecimentos adquiridos na unidade 4 da disciplina sobre o meio do social dos estudantes, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Inserir no planejamento atividades em que se evidenciem a existência da diversidade cultural, racial, de gênero, de alunos inseridos na educação especial proporciona reflexões e ideais de igualdade, beneficiando todos os envolvidos.
	Resposta Correta:
	 
Inserir no planejamento atividades em que se evidenciem a existência da diversidade cultural, racial, de gênero, de alunos inseridos na educação especial proporciona reflexões e ideais de igualdade, beneficiando todos os envolvidos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Refletir acerca da diferença dos indivíduos é proporcionar-lhes a oportunidade de aceitarem e serem aceitos pelos seus pares, o que traz benefício a todos.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	No Brasil, sustentamos grande percentual dos professores da Educação Básica sem formação adequada. Segundo o Observatório do PNE 74,8% de professores que atuam na Educação Básica possuem curso superior, mas, apenas 32,8% que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e 48,3% dos que lecionam no Ensino Médio “[...] tem licenciatura na área em que atuam [...]”. Essa triste realidade vem na contramão do legislado, que almeja a formação específica em nível superior, a todos os professores, além de garantia da formação continuada.
MAGALHÃES, L. K. C. de; AZEVEDO, L. C. S. C . Formação Continuada e Suas Implicações: Entre a Lei e o Trabalho Docente. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n95/0101-3262-ccedes-35-95-00015.pdf . Acessado em 29 de julho de 2019, às 22h17.
A formação adequada dos professores para a atuação em sala de aula nem sempre ocorre.
Marque a alternativa correta em relação à afirmação acima.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A formação adequada do professor em relação à disciplina que ministra tende a tornar mais significativa as relações estabelecidas em sala de aula, entre elas, as existentes entre os conteúdos apresentados e a realidade dos alunos.
	Resposta Correta:
	 
A formação adequada do professor em relação à disciplina que ministra tende a tornar mais significativa as relações estabelecidas em sala de aula, entre elas, as existentes entre os conteúdos apresentados e a realidade dos alunos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A formação adequada à sua área de atuação apoia o professor construir um processo de aprendizagem significativo, aliando teoria e prática, comunhão necessária para a compreensão da construção dos saberes.

Continue navegando