Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Atividade 1 
 Após nossas leituras, podemos perceber o quanto a atuação do professor, de forma planejada, responsável e consciente, é importante para que o aluno consiga se desenvolver significativamente no que diz respeito ao processo evolutivo do desenho, principalmente na Educação Infantil, em que a leitura e a escrita ainda não são de seu domínio. Partindo desse princípio, por que o professor deve ser um conhecedor do processo evolutivo do desenho, ou seja, conhecer as características das fases do desenho infantil? Como o professor deve proceder ao observar que, mesmo depois de um bom trabalho no coletivo, uma determinada criança não apresenta em seus desenhos uma perceptível evolução?
 
 Resposta:
 Se faz necessário que o(a) professor(a) dê bastante papel e canetas para que as crianças desenhem, para que dessa maneira possa acompanhar o processo evolutivo, expressivo e construtivo das crianças.
 
 É muito importante que o(a) professor(a) conheça as fases do desenvolvimento do desenho para que dessa maneira ele (a) possa criar metodologias pedagógicas de acordo com a particularidade da turma. De certa forma o desenho são expressões, são autorretratos das crianças. E isso requer uma construção que é lenta, comparada a percepção da criança que são pura sensibilidade. A criança que desenha pode desenvolver muito suas produções, as oportunidades de aprender de uma maneira que as satisfaçam, são determinantes para que elas nunca se desinteressem em fazê-lo. 
 
 Algumas crianças possui um certo bloqueio para atividades grupais. E isso pode dar-se por diversos casos, timidez é um exemplo comum deles. Caso isso aconteça em sala de aula o(a) professor(a) busque essa criança e trabalhe com ela individualmente. Com o tempo pode colocá-la em dupla com outra criança que ela seja mais próxima, até que possa trabalhar com ela em grupos maiores, e o rendimento educacional seja mais produtivo.

Continue navegando