Buscar

Processo Evolutivo Desenho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após nossas leituras, podemos perceber o quanto a atuação do professor, de forma planejada, responsável e consciente, é importante para que o aluno consiga se desenvolver significativamente no que diz respeito ao processo evolutivo do desenho, principalmente na Educação Infantil, em que a leitura e a escrita ainda não são de seu domínio. Partindo desse princípio, por que o professor deve ser um conhecedor do processo evolutivo do desenho, ou seja, conhecer as características das fases do desenho infantil? Como o professor deve proceder ao observar que, mesmo depois de um bom trabalho no coletivo, uma determinada criança não apresenta em seus desenhos uma perceptível evolução?
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200003
https://www.efdeportes.com/efd193/desenho-na-educacao-infantil.htm
http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-importancia-da-afetividade-na-educacao-infantil
https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas
Além de ser conhecedor do processo evolutivo do desenho a sua importância deve fazer parte intrínseca do método que o professor materializa suas aulas, ou seja, ele precisa estar de acordo que essa é uma forma das crianças se comunicarem, expressar seus sentimentos e incentivá-las a isso.
A compreensão das fases do desenho infantil deve ser a absorção de estudos, análise, leituras de vários autores e cada professor ter a sua própria autonomia de enquadrar as crianças na melhor definição de cada uma delas e elaborar estratégias para que esses conhecimentos o auxiliem no desenvolvimento das crianças.
Ao se deparar com alguma criança que não apresenta uma evolução perceptível de seus desenhos é necessário desenvolver a sensibilidade individual conversando, explorando, contando histórias e favorecendo um ambiente acolhedor que a criança se sinta protegida e segura. 
Ao desenvolver mais afetividade a criança vai mudar o comportamento e posteriormente suas expressões que na Educação Infantil é demonstrada pelos desenhos. Como seu aprendizado está ligado à sua própria vida; com quem e como convive com familiares e amigos é importante a afetividade entre o aluno e professor para que haja contribuição em seu desenvolvimento.