Buscar

Histologia e Embriologia Teste de Conhecimento 4


Continue navegando


Prévia do material em texto

Histologia e Embriologia – Teste de Conhecimento – Aula 4
		1.
		A imagem abaixo representa um dos estágios ocorridos durante o desenvolvimento embrionário, no qual os folhetos germinativos iniciam o processo de Organogênese, que se diferenciam e dão origem aos órgãos que formam nosso organismo. Observando atentamente o corte deste embrião, o esquema apresenta como estruturas nos números 1, 2 e 3, respectivamente:
	
	
	
	Arquêntero, celoma e notocorda.
	
	
	Mesoderma axial, Celoma e Somito.
	
	
	Notocorda, Arquêntero e somito.
	
	
	Celoma, Somito e Tubo neural.
	
	
	Tubo neural, mesoderma axial e linha primitiva.
	
Explicação:
Na imagem é possível observar o arquêntero (ou intestino primitivo, que se relaciona a cavidade do embrião à medida que ocore seu dobramento); o celoma (cavidade geral do corpo que serve de espaço para órgãos internos, as vísceras) e a notocorda (semelhante a um bastão, sendo esse essencial para desempenhar diversas funções).
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A anencefalia é uma condição que pode ocorrer com o feto durante o período de desenvolvimento, sendo caracterizada pela má formação de seu sistema nervoso central. Nessa anomalia, é possível perceber que na maioria das vezes o cérebro é reduzido ou inexistente e esse tecido cerebral frequentemente se encontra exposto. Geralmente a anencefalia está relacionada com:
	
	
	
	Alteração na diferenciação dos folhetos germinativos na fase de neurulação.
	
	
	Falha no fechamento do neuroporo rostral.
	
	
	Falha no fechamento do neuroporo caudal.
	
	
	Alteração na diferenciação dos folhetos germinativos na fase de gastrulação.
	
	
	Má formação dos derivados da crista neural e do tubo neural, no estágio de blástula.
	
Explicação:
Por volta da quarta semana de desenvolvimento, é possível observar que continua o processo de fechamento do tubo neural, entretanto as extremidades são as últimas a se fecharem. A falha desse processo pode causar algumas complicações, ais como a anencefalia, que se relaciona à falha do fechamento do neuroporo rostral. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		¿O pré-natal tem início com o resultado positivo do teste de Beta HCG, que confirma a gravidez. A ida regular ao ginecologista garantirá que todos os exames, acompanhamentos e imunizações necessárias sejam realizadas. Exames como hemograma, glicemia, tipo sanguíneo e fator RH, HIV, rubéola, toxoplasmose, sífilis, Hepatite B e C, Papanicolau e ultrassom são alguns dos exames solicitados no primeiro trimestre de gestação. O médico também poderá solicitar outros exames mais específicos de acordo com a necessidade. Portanto, o pré-natal é indispensável para a saúde da gestante e do bebê¿ (Fonte: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/cuidados-importantes-na-gestacao).
O acompanhamento é de extrema importância para a gestação e durante esse processo será observado o desenvolvimento do bebê. Sabe-se que alguns marcos são encontrados durante o período fetal, dentre eles:
	
	
	
	O lanugo recobre completamente o corpo do feto por volta da 10ª semana.
	
	
	A formação completa da placenta por volta da 13ª semana.
	
	
	A medula óssea se torna o principal local para a formação das células vermelhas, por volta da 28ª semana.
	
	
	O nascimento que ocorre 35 e 37 semanas de acordo com a Classificação segundo a Idade Gestacional é considerado prematuridade moderada.
	
	
	Surgimento da vernix caseosa por volta da 12ª semana.
	
Explicação:
Durante o período fetal, o baço é um importante local para a formação das células vermelhas, entretanto, com aproximadamente 28 semanas essa situação muda, pois a medula óssea se torna o principal local para a formação dessas células. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Ao final da terceira semana tem início o desenvolvimento do coração e dos grandes vasos, sendo este o primeiro sistema a ser considerado a trabalhar de maneira eficiente no embrião. Nesse processo, é possível perceber que o coração é formado a partir de:
	
	
	
	Revestimento endotelial do seio venoso.
	
	
	Dois tubos endocárdicos.
	
	
	Área cardiogênica do folheto endoderma.
	
	
	Fusão do mesoderma axial e mesoderma paraxial.
	
	
	Bulbo cardíaco do saco aórtico.
	
Explicação:
Por meio da fusão dos 2 tubos endocárdicos, ocorre a formação do tubo cardíaco, o coração primitivo.