Buscar

Cinesiologia e Biomecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Acadêmico: Disciplina: Avaliação:
Prova:
Cinesiologia e Biomecânica (LEF15)
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:517920) ( peso.:3,00)
21588548
Nota da Prova:
10,00
)
 (
Legenda:
Resposta Certa 
 
Sua Resposta
 
Errada
)
1. Uma máquina que opera sobre o princípio de uma barra rígida que sofre a ação de forças que tendem a rotar a barra em torno do seu ponto de apoio é chamada de alavanca. Em biomecânica, os princípios de alavanca são usados para visualizar o sistema mais complexo de força que produzem movimento rotatório no corpo. Quando os músculos desenvolvem tensão, tracionando os ossos para deslocar ou sustentar a resistência criada pelo peso dos segmentos corporais e, possivelmente, pelo peso de uma carga acrescentada, o músculo e o osso estão funcionando mecanicamente como alavanca (HALL, 2005). Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Na alavanca interfixa ou ainda de equilíbrio, o apoio fica instalado entre a resistência e a potência, são utilizadas para ganho de força e resistência, produz mais velocidade e menos força.
PORQUE
II- Foram projetadas para possibilitar aumento da velocidade ao segmento distal do corpo e mover um pequeno peso a longa distância. Com o consequente aumento da amplitude de movimento, por vezes, quando solicitado, as articulações do joelho e cotovelo realizam movimentos rápidos e de maior amplitude. Em contrapartida, pelo sistema muscular apresentar suas inserções muito próximas das articulações, o rendimento de força fica diminuído.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S.J. Biomecânica Básica. 4. ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. Existem diversos tipos de dinamômetros, os quais se destacam pela sua importância e aplicação, como dinamômetro de Bekk, que serve para determinar da resistência dinâmica do papel, dinamômetro de mola, que é usado para medir o peso de um corpo, e, por último, o dinamômetro hidráulico, que é basicamente utilizado para medir pressão. Sobre a dinamometria analise as afirmativas a seguir:
I- A dinamometria permite investigar as causas do movimento (forças).
II- A dinamometria é um conjunto de métodos para medir força e pressão, internas ou externas.
III- A dinamometria é a medição com a aquisição de imagens da execução do movimento para observar o comportamento de variáveis, tais como velocidade, deslocamento, posição e orientação do corpo e de suas partes.
IV- A dinamometria determina características do aparelho locomotor com as suas dimensões das formas geométricas de segmentos corporais. Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SECCHI, Leonardo Luiz Barretti et al. DINAMOMETRIA Isocinética de tronco em nadadores de diferentes estilos. Atha Comunicação e Editora Ltda., Vila Clementino, v. 5, n. 18, p. 1-8, dez. 2010. Disponível em: <http://submission.scielo.br/index.php/aob/article/view/15506>. Acesso em: 26 abr. 2017.
 a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.
3. Dentre as quatro áreas da Biomecânica, a Cinemetria se destaca por analisar subsídios para a descrição de como um determinado corpo se movimenta. Com base nessa importante área da Biomecânica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Cinemetria tem como base a utilização de imagens do corpo em movimento para a posterior análise.
( ) A Cinemetria tem preocupação exacerbada em explicar as causas dos movimentos humanos, com a descrição de tal movimento ficando em segundo plano. ( ) Os estudos de Cinemetria podem acontecer de forma bidimensional ou em forma tridimensional.
( ) A Cinemetria observa o comportamento de variáveis como: velocidade, deslocamento, posição e orientação do corpo e suas partes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - F - F.
b) F - F - V - V.
 c) V - F - V - V.
d) V - V - F - F.
 (
29/07/2020
) (
UNIASSELVI 
- Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo
 
UNIASSELVI
)
 (
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php
) (
1
/3
)
4. A figura a seguir, apesar de representar uma tarefa motora muito simples para a pessoa que a está executando, para os olhos de profissionais com conhecimentos físicos é
muito complexa. O ato de chutar a bola de futebol por sobre o cachorro envolve várias leis da física, entre elas, as leis do físico Isaac Newton. Assinale a alternativa CORRETA que explica a lei proposta:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://physics.knoji.com/newtons-laws-of-motion-simplified-as-a-part-of-classical-mechanics/>. Acesso em: 20 jun. 2016.
a) Lei da Ação e Reação: o pé exerce força na bola, porém a bola não exerce força ao pé no momento do chute.
b) Lei da Massa e Aceleração: após executado o chute, a bola possui determinada massa e sempre aceleração nula.
c) Lei da Força, Massa e Aceleração: quanto maior a aceleração da bola, maior a sua massa.
 d) Lei da Inércia: um corpo em repouso tende a continuar em repouso, ou seja, se a bola não sofrer nenhuma força externa, esta tenderá a permanecer em repouso.
5. A postura define-se como a posição que o corpo adota no espaço, bem como a correlação direta das partes do corpo com a linha do centro de gravidade. A boa postura é definida, especialmente, pelo alinhamento correto da coluna vertebral. Sobre a coluna vertebral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A coluna vertebral humana é composta por 33 vértebras, sendo 9 cervicais; 10 torácicas; 5 lombares; 3 sacrais e 4 coccígeas.
( ) O corpo vertebral é a parte que dá sustentação de peso à vértebra e está ligado aos corpos vertebrais adjacentes por discos intervertebrais e ligamentos. ( ) O disco intervertebral é uma estrutura colocada entre duas vértebras, não tendo correlação com o amortecimento da coluna.
( ) As principais funções da coluna vertebral são: mantém a postura ereta, sustenta o peso corporal e proporciona o movimento da região cervical e lombar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GUADAGNIN, Eliane Celina; MATHEUS, Silvana Corrêa. Prevalência de desvios posturais de coluna vertebral em escolares. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Não-me-toque, v. 10, n. 31, p. 31-37, mar. 2012. Trimestral. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1463/1217. Acesso em: 14 fev. 2017.
 a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.
6. A estabilidade da cintura pélvica e da coluna lombar tem uma enorme relevância no equilíbrio do corpo. A pelve transmite as forças do peso da cabeça, do tronco e das extremidades superiores e as forças ascendentes dos membros inferiores. A obtenção de equilíbrio nas estruturas que compõem o pilar da sustentação humana (coluna vertebral), evita dores relacionadas à coluna, porém prevenir essas dores não é fácil, devido às constantes mudanças de posturas realizadas diariamente pelo aluno. É
importante que o professor de Educação Física tenha conhecimento sobre a coluna lombar para que possa perceber tipos de alterações que possam vir ocorrer. Sobre a coluna lombar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A coluna lombar possui, no plano transversal, uma concavidade anterior, e sua função é de realizar movimento. ( ) A coluna lombar é a principal região do corpo responsável pela sustentação das cargas.
( ) Na região lombar possuímos quatro vértebras lombares, que formam a curvatura côncava lombar na parte posterior.
( ) A coluna vertebral tem curvaturas fisiológicas: a lordose cervical, cifosedorsal, lordose lombar e cifose sacro-coccígea. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOUVEIA, Ericson Cavalcante; GOUVEIA, Klíssia Mirelli Cavalcanti. O músculo transverso abdominal e sua função de estabilização da coluna lombar. Fisioterapia do Movimento, Recife, v. 21, n. 3, p. 45-50, dez. 2008. Semestral. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/public/7/archive/0007-00002064-ARTIGO_05.PDF>. Acesso em: 21 fev. 2017.
a) V - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
 d) F - V - F - V
7. Podemos definir a velocidade como a relação entre o deslocamento de um corpo no espaço e o tempo gasto neste deslocamento. Quanto menor o tempo gasto, maior será a velocidade. A velocidade é medida, no Sistema Internacional, em qual unidade padrão?
a) km/s.
b) m/s.
c) km/h.
d) m/m.
8. A eletromiografia de superfície tem sido proposta como um instrumento importante para a avaliação de fadiga muscular. A utilização de variáveis derivadas do espectro de frequência do sinal eletromiográfico, entre elas a frequência mediana, menos sensível aos ruídos e mais sensível aos fenômenos fisiológicos relacionados com a fadiga
muscular, evidencia a situação da fadiga e um declínio em seus valores (BARBOSA; GONÇALVES, 2005). Sobre a eletromiografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A eletromiografia é um procedimento técnico que existe para verificar a ativação muscular.
( ) O objetivo dos eletrodos profundos, como os de superfície, são o de captar o sinal elétrico do músculo.
( ) A eletromiografia tem como técnica a utilização de eletrodos que podem ser aplicados de forma profunda (agulhas) ou de superfície (colocados sobre a pele).
( ) A eletromiografia de superfície (com eletrodos sobre a pele) é um dos instrumentos menos comuns, pois avalia a fadiga muscular por meio da atividade elétrica dos músculos superficiais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARBOSA, Fernando Sérgio Silva; GONÇALVES, Mauro. Protocolo para a identificação da fadiga dos músculos eretores da espinha por meio da dinamometria e da eletromiografia. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 18, n. 4, p. 77-87, 10 dez. 2005.
 a) V - V - V - F.
b) V - F - V- V.
c) V - F - F- V.
d) F - V - V - F.
9. A cadeia cinética é um termo utilizado para descrever a ativação sequencial dos segmentos dos membros, permitindo gerar força, estabilização do membro e transferência da força para a extremidade distal da cadeia (NOBRE, 2011). Sobre as cadeias cinéticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na cadeia cinética aberta ocorre uma diminuição na compressão articular e movimentos com maiores acelerações e desacelerações. ( ) Na cadeia cinética fechada ocorre um aumento das forças compressivas e movimentos com menores acelerações e desacelerações. ( ) Na cadeia cinética aberta acontece um maior risco de lesões.
( ) Na cadeia cinética fechada há um aprimoramento da amplitude de movimento e da força. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NOBRE, Thatiana Lacerda. Comparação dos exercícios em cadeia cinética aberta e cadeia cinética fechada na reabilitação da disfunção femoropatelar. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 24, n. 1, p. 167-172, 15 jan. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fm/v24n1/v24n1a19>. Acesso em: 28 nov. 2017.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) V - F - F - V.
10.A investigação das forças impostas ao corpo humano através de diferentes formas de movimento possui relevância para professores de Educação Física voltados ao treinamento fí que o professor de Educação Física compreenda os princípios da Física no estudo do movimento humano; estabelecendo relações entre sistemas esqueléticos muscular e a alavan as sentenças a seguir:
I- A função de uma alavanca é multiplicar a força mecânica de forma a diminuir essa força para levantar ou mover objetos.
II- O equilíbrio em uma alavanca ocorre quando o produto da intensidade da potência feito pelo braço de potência não é igual ao produto da intensidade da resistência feito pelo bra III- No corpo humano, o braço de alavanca é representado por ligamentos.
IV- O ponto de apoio no corpo humano é representado pela articulação, que são zonas de contato entre dois ou mais ossos. Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LOSS, Jefferson Fagundes et al. Cálculo de forças e momentos articulares resultantes pelo método da dinâmica inversa. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Campinas, https://www.researchgate.net/profile/Jefferson_Loss/publication/277033057_CALCULO_DE_FORCAS_E_MOMENTOS_ARTICULARES_RESULTANTES_PELO_METODO_DA_DI Acesso em: 15 fev. 2017.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
11. (ENADE, 2004) Ao elaborar passos para a aprendizagem de determinado gesto esportivo, o professor só permite que seu aluno avance quando executa o movimento anterior da forma desejada. Ao proceder dessa forma, esse professor está adotando teorias da aprendizagem apoiadas:
a) No cognitivismo.
b) Na fenomenologia.
c) Na dialética.
 d) No comportamentalismo.
12. (ENADE, 2010) O profissional de educação física, visando aprimorar os saltos de seus atletas para melhorar-lhes o desempenho, faz uso dos estudos da biomecânica. Nessa perspectiva, analise a figura a seguir:
Considerando que o objetivo do salto em distância é o deslocamento máximo do centro de gravidade (CG) em uma dada direção (horizontal), após análise da figura, conclui-se que o que caracteriza a performance (máxima distância) atingida no salto à distância:
a) entre o CG máxima altura alcançada e o instante de aterrissagem no solo.
b) entre a borda frontal da tábua de impulsão e o CG do atleta no momento da saída da tábua.
c) entre a borda frontal da tábua de impulsão e a máxima altura atingida pelo saltador durante o salto.
d) que o CG enquanto o atleta está no ar.
 (
Prova finalizada com 
10 acertos 
e 
2 questões erradas
.
)

Continue navegando