Buscar

GRA02_Avaliação Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Desenho Artístico (GRA02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512974) ( peso.:4,00)
	1.
	O desenvolvimento do desenho da criança foi dividido em várias fases, para facilitar a compreensão e os estudos. O pesquisador Piaget considerou a fase que vai dos 2 aos 7 anos como pré-esquemática. Nesse período, a criança relaciona a sua produção visual ao meio em que vive e também ao que pensa sobre isso. A linguagem do desenho é um importante meio em que a criança se expressa, interage com o mundo que a cerca e aprende. Disserte sobre a fase pré-esquemática, com base nos estudos de Piaget.
	Resposta Esperada:
Nessa fase, a criança passa a dar significados ao que representa no desenho, fazendo riscos em várias direções, desenha espirais, círculos e em alguns casos dá nome ao que produziu. A partir dos quatro anos, a criança passa a representar no desenho suas emoções e vivências, da maneira como ela entende o mundo, sem ter como objetivo desenhar algo parecido com o real. Nessa fase, ela passa a imitar a escrita, o que vê ao redor, no meio em que vive, a figura humana começa a ser produzida, mas de maneira que o círculo representa a cabeça e algumas linhas os braços e as pernas, pois o corpo ainda não é desenhado.
	2.
	A arte acadêmica foi explorada durante um vasto período, orientando as obras produzidas em diversos movimentos artísticos. Tem em sua essência rigidez nas regras que são seguidas para produção de obras de arte. Disserte sobre as obras acadêmicas produzidas a partir do período do Romantismo até o período do Realismo.
	Resposta Esperada:
No período do Romantismo, o artista expressava seus medos, alegrias, tristezas e angústias, pois tinha a liberdade para isso. Nota-se um desequilíbrio das formas, que justamente procuram representar os sentimentos humanos. A figura da mulher é idealizada, pois buscava representar um ar de pureza e virtude. Os temas estavam ligados a fatos reais e também à natureza. No Realismo, as obras se baseavam na natureza, e também na crítica social, pois representava os trabalhadores explorados pela indústria e sua precária situação. Nesse período, os artistas queriam representar a realidade, sem idealizar as figuras.

Continue navegando