Buscar

APS - APARELHO LOCOMOTOR

Prévia do material em texto

1. Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho?
Um dos ligamentos mais importantes da articulação do joelho, é chamado ligamento cruzado anterior(LCA), que tem a responsabilidade de movimentação das rotações internas e externas do joelho e tem a função de evitar que a tíbia preceda a movimentação em relação ao fêmur. 
Existem também três ligamentos importantes para seu funcionamento que são:
Ligamento cruzado posterior(LCP);
Ligamento colateral lateral(LCL);
Ligamento colateral medial(LCM).
1. Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles.
Os ligamentos são partes de tecido fibroso que possuem a tarefa de fixar dois ou mais ossos do corpo e tem grande importância para manter as articulações.
Ligamentos do Joelho: permitem dobrar a perna para trás;
Ligamentos do Ombro: permitem levantar e girar os braços;
Ligamentos do Tornozelo: permitem os movimentos dos pés;
Ligamentos do Quadril: permitem os movimentos da cintura.
1. Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados
“Reparo tecidual é a capacidade de cura e regeneração do organismo ou cicatrização diante de agentes inflamatórios e substituição de tecido perdido. Este processo, que visa restaurar a arquitetura tecidual e a função após uma lesão, engloba a proliferação de diferentes células e interações estreitas entre as células e a matriz extracelular.
Pode ser de dois tipos:
Regeneração: quando os tecidos são capazes de restituir os componentes lesados e retornar ao seu estado normal.
Cicatrização: quando os tecidos lesados não são capazes de se reconstruírem por completo, na qual há deposição de tecido fibroso. Ocorre quando as estruturas de suporte se encontram gravemente lesadas ou em tecidos que não apresentam capacidade regenerativa.
Regeneração - A regeneração tecidual ocorre em órgãos parenquimatosos que apresentam população de células estáveis, ou seja, células que possuem somente uma atividade replicativa mínima no seu estado normal, como o pâncreas, o fígado, as suprarrenais, a tireoide e os tecidos pulmonares. Além disso, ocorre também em tecidos que possuem células lábeis, ou seja, que se dividem continuamente, como as células hematopoiéticas e na maior parte dos epitélios de superfície. Contudo, em ambos os casos, é necessário que a matriz extracelular esteja preservada, com consequente manutenção do arcabouço de estroma, conferindo suporte para as células que estão se replicando.
Cicatrização - Nos casos de lesão tecidual grave ou crônica, que causam danos às células parenquimatosas e ao epitélio, bem como à matriz extracelular (arcabouço de estroma), ou caso as células que não se dividem, como neurônicos e células da musculatura cardíaca, sejam lesadas, o reparo tecidual ocorre, predominantemente, pela deposição de tecido conjuntivo; todavia, pode estar associada à regeneração.
O reparo inicia-se dentro de 24 horas após a lesão, pela migração de fibroblastos e indução da proliferação dessas células e células endoteliais. Após 3 a 5 dias, um tipo especializado de tecido, o tecido de granulação, característico do processo cicatricial, é encontrado no local da lesão. Histologicamente, é possível observar, nesse tecido, proliferação de fibroblastos e capilares neoformados, na matriz extracelular frouxa. Portanto, o tecido de granulação acumula gradativamente matriz de tecido conjuntivo, resultando, por fim, na formação de uma cicatriz, que, com o passar do tempo, pode ser remodelada”.
1. De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para este indivíduo
Devido a lesão causada no LCA, ser de alta gravidade, terapias de recuperação não seriam bem recomendadas neste caso, pois para que haja recuperação total do ligamento, é necessário diretamente a intervenção cirúrgica, para que seja evitado danos a demais articulações do joelho que estão interligadas.
https://www.infoescola.com/histologia/reparo-tecidual/ acesso em 01/04/19
https://www.genuainstituto.com.br/osteoartrose-de-joelho/anatomia-do-joelho aceso em 01/04/19

Continue navegando