Buscar

PROVA FINAL DISCURSSIVA DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Desenvolvimento Gerencial e Liderança (REC13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454800) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14286439
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Com relação à tomada de decisão, sabemos que, dentro da organização, existem diferentes tipos de colaboradores. Por esse motivo, as tomadas de decisões são diferentes. Daft (2010) defende que existem quatro tipos de estilos diferentes de decisão pessoal, que são: diretivo, analítico, conceitual e comportamental. Diante do exposto, conceitue esses estilos.
FONTE: DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
	Resposta Esperada:
Estilo diretivo: é utilizado por gestores que são práticos e diretos e que não costumam utilizar muitas informações e, na maioria das vezes, esse tipo de estilo é utilizado em tomadas de decisões ágeis.
Estilo analítico: é utilizado por gestores que costumam agrupar diversas referências, a fim de tomar uma decisão sensata e correta, geralmente são decisões mais complicadas de serem tomadas.
Estilo conceitual: é utilizado por gestores que também costumam agrupar diversas referências, mas o diferencial é que são inovadores, inventivos em suas tomadas de decisões para resolver problemas complexos.
Estilo comportamental: é utilizado por gestores que são totalmente voltados às pessoas. Costumam trocar ideias com colegas colaboradores envolvidos no processo, a fim de saber qual o impacto que essa decisão tomada terá sobre eles, visando conseguir escolher qual a melhor resolução a tomar.
	2.
	O desenvolvimento pessoal frente às transformações organizacionais reforçam a potencialidade do capital intelectual que as organizações necessitam em tempos de mudanças. As organizações têm a função de transformar o capital humano em riquezas, e esse capital é visto como um diferencial na vantagem competitiva. Para alcançar essa vantagem, o capital humano deverá estar em constante aprendizado. Para Chiavenato (2008), a constituição do talento envolve quatro aspectos: conhecimento, habilidade, julgamento e atitude. Disserte sobre esses aspectos.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 5. ed. São Paulo: Manole, 2008.
	Resposta Esperada:
Conhecimento ? é o saber. É um processo contínuo de ampliar o conhecimento, resultado de um processo espiral em aprender a aprender.
Habilidade ? é o saber fazer. É saber aplicar o conhecimento que foi aprendido para resolver, criar ou inovar. Ter motivação, comunicação, liderança e visão geral e sistêmica da situação.
Julgamento ? é o saber avaliar. É saber analisar as informações para que se possa tomar decisões mais adequadas. Definir prioridades e ponderar dados e informações para avaliar a situação.
Atitude ? é o saber fazer acontecer. Alcançar e superar metas e resultados, com atitudes proativas, empreendedoras, agregando valor ao que se faz.
Parte inferior do formulário

Outros materiais