Buscar

Desafio Colaborativo - teorias da administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GIGANTES EM BUSCA DA MAIOR EFICIÊNCIA
 O Grupo Volvo e a Acumuladores Moura S. A., também conhecida como Baterias Moura, possuem em comum projetos que possibilitam a economia de recursos durante o processo de fabricação de seus produtos. Desde 2015, a Volvo vem desenvolvendo um programa de baixo custo para a redução de energia elétrica através dos seus funcionários, onde não somente conseguiram economizar energia como também os insumos e o aumento de produtividade, refletindo na maior participação nos lucros pelos colaboradores. 
O programa consiste na mais básica atitude, como desligar o computador após o expediente até o ajuste técnico mais complexo dos equipamentos sem perda da produtividade, feito que já proporcionou uma redução de 1,6 milhão de reais por ano nos gastos da empresa.
	Já a brasileira Baterias Moura, em 2016, após uma severa seca no município de Belo Jardim – PE, onde possui um complexo de fábricas, decidiu implantar um projeto de economia e reúso de água no qual faz parte de 30% de seus produtos. O processo de economia se dá pela conscientização de seus colaboradores, das comunidades adjacentes ao complexo, além da aquisição dos sistemas de geladeiras a ar e de tratamento no qual possibilitaram uma relevante redução no consumo deste bem tão valioso para a manutenção da produção das baterias. 
A Empresa está construindo uma nova e tecnológica fábrica com base nos princípios da sustentabilidade energética e hídrica na mesma região.
A matéria escolhida foi publicada em: 16 de Nov. de 2017 às 05h42 e alterado em: 23 de Nov. de 2018 às 19h53
	
REFERÊNCIA:
Loureiro, Michele. Volvo e Baterias Moura: pente-fino para economizar recursos. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.com/revista-exame/um-pente-fino-para-economizar-energia/>. Acesso em: 08/08/2020
Ribeiro, Antonio de Lima. Teorias da Administração 3ª edição. Disponível em:
<https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=yj9nDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=teorias+da+administra%C3%A7%C3%A3o&ots=PJ1vCkLP3C&sig=1hAJK-SzzNZC24yzW3ljkQ82suw#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 08/08/2020

Outros materiais