Buscar

Estou compartilhando o arquivo 'Documento (7)' com você

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513508) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18406431
	Nota da Prova:
	9,70
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Milton Santos foi o geógrafo brasileiro que produziu obras reconhecidas internacionalmente, e foi um ilustre brasileiro condecorado com títulos e prêmios. Dentre sua obras merecem destaque: "Por uma outra globalização"; "A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção"; "Atlas Nacional do Brasil Milton Santos". O geógrafo se preocupou  e escreveu sobre questão metodológica da Geografia, construiu conceitos e aprofundou o debate epistemológico. Disserte sobre a vida e obra de Milton Santos para a Geografia.
	Resposta Esperada:
Milton Santos nasceu na Bahia, era filho de funcionários públicos, estudou geografia no Brasil, mas concluiu seu doutorado na França, e lecionou em universidades daquele país durante a ditadura. Foi e ainda é considerado um grande geógrafo. Ao retomar autores da geografia clássica, renovou a geografia, contribuindo para a geografia crítica. Pode-se dizer que Milton Santos foi um dos expoentes da geografia crítica, sem ser marxista radical. Preocupou-se com o lado negativo da globalização, com a população pobre e excluída deste processo chamado por ele de perverso. Milton Santos foi o único brasileiro a receber o mais alto prêmio internacional da geografia, o prêmio Vautrin Lud, em 1994. Foi homenageado tanto no Brasil como no exterior. Entre os 13 títulos de doutor honoris causa, alguns foram recebidos no Brasil, França, Argentina e Itália. Foi consultor da Unesco e da OIT - Organização Internacional do Trabalho - e da OEA - Organização dos Estados Americanos.
	2.
	Produzir um jornal escolar, mural ou impresso, é mais do que transmitir informações. É, na verdade, uma excelente atividade em grupo, que pede poder de síntese, liderança, conhecimento prévio da realidade. Não se pode pensar na produção do Jornal Escolar apenas como um "fazer". O potencial da mídia escolar é muito grande para ser realizado sem um pensamento que o oriente. Diante do exposto, disserte sobre as cinco etapas de desenvolvimento da produção de um jornal escolar.
	Resposta Esperada:
Com o jornal é possível realizar exercícios de leitura, de reescrita, gincanas e debates sobre os conteúdos. Os mais pequenos poderão até colorir os desenhos publicados no jornal. Para que isto ocorra, é necessário que uma equipe no âmbito escolar esteja disposta a desenvolver este projeto educacional. O desenvolvimento desta produção passa por algumas etapas: a primeira  prevê que a coordenação pedagógica marque reuniões, para avaliar por meio de leituras os materiais que serão usados no jornal. A segunda etapa é caracterizada como aquela que promove o projeto com a comunidade. A terceira etapa define quem e como será efetivado o conselho editorial do jornal. A quarta etapa trata da organização da escrita com base no planejamento feito com o coordenador. Na última etapa é realizada a checagem e distribuição. O jornal deverá ter uma revisão que será feita pelo diretor e coordenador pedagógico, depois distribuído na escola e comunidade.
Parte inferior do formulário

Continue navegando