Buscar

didatica e metodologia do ensino de informatica

Prévia do material em texto

Na perspectiva do pensamento pedagógico moderno, vários pensadores se destacaram, dentre eles, Johann Friedrich Herbart. O filósofo alemão nasceu em Oldenburg, na Alemanha, em 1776, conheceu alguns dos mais importantes intelectuais da época e assim como Pestalozzi. Herbart tomou a intuição como ponto de partida no ensino. Sobre o pensamento pedagógico de Herbart, analise as sentenças a seguir:  
I- Herbart parte do princípio de que a alma é uma tábula rasa que precisa ser preenchida com experiências sucessivas. 
II- Herbet entendia que a criança deve tornar-se adaptável, mas sempre mantendo a sua individual capacidade criadora, a sua curiosidade e iniciativa. 
III- Herbart propõe um método sistematizado de instrução com cinco passos formais. 
IV- Herbart estabeleceu os passos formais da aprendizagem que se resumem na apresentação, situação problema, associação, sistematização e validação, os quais foram, posteriormente, reformulados por sua discípula Maria Montessori. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	2.
	Práticas e desafios sobre a forma de ensinar estão cada vez mais voltados para as necessidades e realidades vivenciadas pelos alunos, de acordo com sua comunidade e meio social. Neste movimento, o fazer didático que deve ser aplicado, é o que possibilitará a reflexão com relação a cada situação de aprendizagem, partindo da realidade de que professor e aluno estão inseridos e expandindo essa aprendizagem para outras realidades e meios sociais. Sobre a função da didática no processo educativo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Interligar a teoria e a prática.
	 b)
	Dissolver a teoria da prática.
	 c)
	Desenvolver a prática e a teoria fica para as universidades.
	 d)
	Desnortear a teoria da prática.
	3.
	A didática é defendida e estudada há séculos por diferentes teóricos, estudiosos e autores que buscavam identificar e discutir sobre as várias técnicas e modelos de metodologias educacionais existentes, que teriam como um único fim a melhoria da educação. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Comênio. 
II- Herbart. 
III- Jean-Jacques Rousseau. 
IV- Johan Heinrich Pestalozzi. 
V- John Dewey.
(    ) Este pensador pensava que a alma deveria ser preenchida com experiências. A instrução é o principal procedimento da educação.
(    ) Este pensador inspirou-se em Herbart e seu nome está vinculado a vários movimentos de reforma na educação no século XIX. Precursor do método intuitivo de ensino. 
(    ) Este pensador acreditava que pela educação o homem se prepararia para a vida eterna. Seria possível criar um método eficiente para ensinar tudo a todos. 
(    ) Este pensador acreditava que o pensamento não existe isolado da ação. A educação deve servir para resolver situações da vida. 
(    ) Este pensador acreditava que as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - III - IV - II - I.
	 b)
	III - II - I - V - IV.
	 c)
	II - IV - I - V - III.
	 d)
	II - I - III - IV - V.
	4.
	Os métodos de ensino estão atrelados aos objetivos dos conteúdos a serem aplicados. Isso implica conhecer o perfil dos alunos e a sequência didática das atividades pedagógicas desenvolvidas. Sobre os conceitos de método de ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os métodos de ensino são as feições de como os professores aplicam os conteúdos com o intuito de atingir a aprendizagem dos alunos de forma efetiva.
(    ) Os métodos de ensino são atividades neutras de cunho pedagógico, não necessitando ter objetivos definidos para as finalidades práticas.
(    ) Os métodos de ensino são práticas pedagógicas baseadas em atividades reflexivas e ativas com relação ao ensino e à aprendizagem.
(    ) Os métodos de ensino são as maneiras como o professor organiza as atividades pedagógicas para uma finalidade educativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Comenius enfrentou dificuldades significativas em sua vida, experimentou o exílio, mas também viajou por diferentes países e aprimorou seus estudos e leituras, o que resultou em mudanças em seu pensamento. Criou a expressão "didacografia" para designar o método universal de ensino que ele pretendia inaugurar. Sobre o papel do mestre, na perspectiva de Comenius, analise as sentenças a seguir:
I- Um agente, um estudioso e um curioso que tem a obrigação de ensinar e de aprender. 
II- Um estudioso, um curioso e um agente que exige apenas a memorização.
III- Um curioso, um agente e um estudioso que percebia que os débeis mentais, rudes e estúpidos são educáveis. 
IV- Um mentiroso, um agente que busca emergir como problemático aquilo que, para muitos, é visto como resolvido ou como a solução de todos os males.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Práticas e desafios sobre a forma de ensinar estão cada vez mais voltados para as necessidades e realidades vivenciadas pelos alunos, de acordo com sua comunidade e meio social. Neste movimento, o fazer didático que deve ser aplicado, é o que possibilitará a reflexão com relação a cada situação de aprendizagem, partindo da realidade de que professor e aluno estão inseridos e expandindo essa aprendizagem para outras realidades e meios sociais. Sobre metodologia, analise as sentenças a seguir:
I- É o caminho que se constrói para se chegar a um ponto.
II- É a escolha de práticas que possibilitem a realização da caminhada do processo ensino-aprendizagem. 
III- É o conjunto de técnicas e métodos para a atuação do aluno.
IV- É o emprego de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	Discípulo de Rousseau, Pestalozzi foi um dos primeiros a pensar na libertação do povo através da educação e da agricultura. Pestalozzi dedicou seus esforços, tempo, recursos financeiros e sua própria família à vivência de suas ideias pedagógicas. Fundou orfanatos e educou meninos e meninas pobres e abandonados, procurando formar o caráter de cada um. Mais do que ensinar a ler, escrever e transmitir outros conteúdos considerados relevantes para a formação intelectual, Pestalozzi interessava-se pela formação integral, pela construção da personalidade individual da criança. Sobre os pressupostos de Pestalozzi, analise as sentenças a seguir:  
I- Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores da ideia de que a aprendizagem profissional deve centrar-se nas habilidades tecnológicas, por meio da realização de atividades de memorização. 
II- Heinrich Pestalozzi foi um dos defensores do materialismo histórico, a escola é o centro irradiador do processo revolucionário, pois tem a responsabilidade de encaminhar a superação efetiva dos modos de produção na sua totalidade. 
III- Heinrich Pestalozzi não confiava em julgamento externo, por isso, em suas escolas não havia notas ou avaliações, punições ou recompensas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	A Didática Magna tem como proposição mostrar a arte de ensinar tudo a todos, a pansofia de maneira certa e eficiente em todos os lugares, para toda a juventude, sem discriminação de sexo ou classe social, compreendendo a educação de forma global. A didática surgiu no séculoXVII, com o objetivo de orientar os educadores para que pudessem formar as novas gerações, é importante saber que a palavra didática tem a sua origem no verbo grego "didasko". Sobre o significado da palavra didática, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O significado da palavra didática refere-se aos conhecimentos sistematizados, compreendida em seu caráter teórico de apoio à realização do trabalho docente.
	 b)
	O significado da palavra didática refere-se à busca mais adequada das formas de atualização pedagógica e cultural.
	 c)
	O significado da palavra didática refere-se à arte de ensinar, compreendida em seu caráter prático de apoio à concretização do trabalho docente.
	 d)
	O significado da palavra didática refere-se aos métodos de cada matéria, visualizada como um conjunto de receitas prontas de como e o que ensinar.
	9.
	A tecnologia evoluiu significativamente ao longo do tempo, até tornar-se o que é hoje, nos diferentes aspectos e setores da sociedade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a melhor função da tecnologia à humanidade, desde os tempos mais remotos, ou seja, quando ela surgiu na história:
	 a)
	Preocupação com o trabalho desenvolvido dentro das escolas, visando a uma postura mais tecnicista.
	 b)
	Preparação exclusiva para o mercado de trabalho, de acordo com os interesses da sociedade capitalista.
	 c)
	Identificação das necessidades de sobrevivência ou adaptação do homem, visando auxiliá-lo em seu cotidiano.
	 d)
	Acesso aos recursos tecnológicos, visando ao lazer e à interação das famílias.
	10.
	O educador não tem que estar somente atento ao princípio geral de que as condições do meio modelam o aprendizado do aluno, mas também de reconhecer que nas situações concretas, as circunstâncias conduzem a experiências que produzem o conhecimento. Dewey destacava no processo de ensino e aprendizagem que o conhecimento se torna significativo quando é adquirido através da vivência. O uso do método empírico foi proposto como uma dinâmica que envolve algumas etapas. Sobre elas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ação.
II- Testagem.
III- Depuração.
IV- Generalização.
(    ) Compreende a experiência sobre um objeto físico.
(    ) Compreende a reflexão que admite encontrar outros elementos ou objetos, fornecendo um meio para avaliar as primeiras hipóteses levantadas.
(    ) Compreende a comparação dos resultados adquiridos com os resultados anunciados, tornando a experiência de forma a depurar as ideias, ajustando os possíveis erros ou confirmando as observações iniciais.
(    ) Compreende a observação de novas experiências, com o objetivo de transferir os resultados a outras situações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	II - IV - I - III.
	 d)
	I - II - III - IV.
	1.
	O Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Os objetivos do Ensino Médio em cada área do conhecimento devem envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM - preocupam-se com o saber-fazer e constituem um importante referencial para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O objetivo central dos PCNEM é que o tema estudado permita conexões entre diversos conceitos dos códigos e suas tecnologias como a classificação de softwares, sem preocupação de reconhecer os impactos das tecnologias associadas às ciências naturais.
	 b)
	Nos PCNEM, as competências básicas são perceber os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associar aos conhecimentos científicos, às linguagens e aos problemas que indicam solucionar.
	 c)
	Para os PCNEM, a informática ensinada no Ensino Médio deve ser totalmente voltada para o ensino teórico, sem a preocupação de concebê-la como ciência ou dar a ela caráter formativo.
	 d)
	Os PCNEM se constituem em dez volumes e a apresentação do conteúdo está distribuída em partes, sendo que a primeira parte apresenta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio para a educação tecnológica.
	2.
	O plano de aula é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, exercícios e procedimentos que se deseja realizar numa determinada aula, tendo em vista o que se espera alcançar como objetivos junto aos alunos (LIBÂNEO, 1998). Para desenvolver um plano de aula, com o suporte e utilização da informática, devemos seguir vários processos para atingir um resultado positivo. Esse processo pode contemplar as seguintes etapas como: tema abordado, justificativa, bibliografia etc. Sobre as etapas que orientam a elaboração de um plano de aula de informática, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, J. C. Os campos contemporâneos da didática e do currículo: aproximações e diferenças. In: OLIVEIRA, M. R. N. S. Confluências e divergências entre didática e currículo. Campinas: Papirus, 1998.
	 a)
	Segurança e equipamentos.
	 b)
	Paradigma e ideologia.
	 c)
	Recursos e conceitos.
	 d)
	Metodologia e avaliação.
	3.
	A velocidade da produção do conhecimento e a quantidade de informações no mundo de hoje impõe novas tendências para a vida em sociedade, pois é necessário que a humanidade aprenda a conviver com a provisoriedade, com as incertezas, com o imprevisto e com a novidade, desenvolvendo a capacidade de aprender continuamente. É necessária reflexão para que a tecnologia informática possa de fato contribuir para a formação de indivíduos competentes, críticos, conscientes e preparados para a realidade em que vivem. Neste movimento de reflexão e elaboração do conhecimento uma boa sugestão são os projetos interdisciplinares. Sobre o modelo de um projeto de informática educativa, com relação aos itens que devem constar no projeto, analise as seguintes opções:
I- Justificativa, enfoque pedagógico, objetivo geral e específicos.
II- Metodologia, desenvolvimento e aplicação das etapas.
III- Recursos, planejamento e avaliação.
IV- Processos, organização, metas e etapas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	4.
	Pode-se perceber que a informática veio para somar na educação através de seus benefícios, que podem abranger várias disciplinas, ampliando, assim, o ensino. No entanto, esse trabalho de envolvimento da informática na educação deve partir do professor, com a coordenação e, posteriormente, envolver todo o meio escolar. Sobre como é chamado este envolvimento das tecnologias informáticas na escola, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Integração da informática.
	 b)
	Desenvolvimento do currículo.
	 c)
	Acesso à internet e às tecnologias.
	 d)
	Aproximação do professor e do aluno.
	5.
	A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto político pedagógico, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Acreditar em mudança é um passo importante para se obter êxito nas ações da escola e refletir ideias e colocá-las em prática é um processo complexo e necessário para a almejada transformação. O projeto político-pedagógico envolve uma construção coletiva e deve ter efeito mobilizador em seus participantes. Sobre o projeto político-pedagógico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano.
(    ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como mecanismo de centralização, desumanização, fragmentação e controle hierárquico do processo de decisão.
(    ) É preciso entender oprojeto político-pedagógico da escola como instrumento responsável por nortear a maneira como a escola planeja suas ações estratégicas.
(    ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola não como um instrumento de valorização dos trabalhadores em educação e tampouco o planejamento escolar pois não contempla plano de ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Cada dia surgem novas maneiras de usar o computador como um recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. O Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo - busca a introdução das tecnologias de informação e comunicações na rede pública de ensino, bem como objetiva capacitar os profissionais da educação para a utilização dos computadores na prática educacional. Buscou introduzir a informática na escola, com a adequação física e profissionais que pudessem gerenciar, garantir a instalação de recursos tecnológicos. Sobre o Programa Nacional de informática na educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Programa Nacional de Informática na Educação busca incorporar as novas tecnologias de informática ao fazer diário dos professores, num modelo de construção compartilhada de conhecimento.
(    ) O Programa Nacional de Informática na Educação objetiva instalar recursos tecnológicos nas escolas que mostrarem capacidade física de recebê-los e recursos humanos para gerenciá-los.
(    ) O Programa Nacional de Informática na Educação  não objetiva propiciar suporte técnico às escolas, mas estimular a interligação de computadores nas escolas públicas para possibilitar a formação de uma rede de comunicações vinculada à educação.
(    ) O Programa Nacional de Informática na Educação fomentar a mudança de cultura no sistema público de ensino, de forma a preparar o educando para interagir numa sociedade tecnologicamente desenvolvida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	O plano de aula bem estruturado favorece a organização do trabalho didático e estabelece uma metodologia facilitada, com ordem de execução, que poderá influenciar nos resultados de ensino-aprendizagem aos quais professores e alunos estarão submetidos. O plano de aula é a descrição do que será realizado, justamente para evitar que imprevistos e ocasiões indesejadas ocorram. Portanto, ele é fundamental para o professor de informática. Qualquer que seja o modelo de plano a ser adotado, quatro componentes são indispensáveis. Sobre esses componentes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conteúdos.
II- Objetivos.
III- Procedimentos de ensino.
IV- Procedimentos de avaliação.
(    ) Fornece um feedback sobre o processo de ensino e aprendizagem.
(    ) É a descrição com detalhes do que será realizado em determinada aula, bem como do material e/ou software que será utilizado.
(    ) São os itens ou subitens que estão no conteúdo programático. 
(    ) Estes são ou não alcançados ao final de cada aula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	IV - III - I - II.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	II - I - IV - III.
	8.
	O planejamento da aula de informática deve seguir alguns objetivos para seu bom desempenho, como conteúdos e agendamento de aulas. O planejamento é uma atividade permanente, que permeia todo o processo de ensino-aprendizagem e que deve ser desenvolvido em conjunto com o professor regente e o professor de informática. Nesse movimento, a utilização do computador na educação compreende uma ampla gama de possibilidades que permitem à escola e ao professor dinamizarem o processo de ensino-aprendizagem com aulas mais motivadoras. Sobre as estratégias de ensino indicadas nas aulas que ocorrem nos laboratórios de informática, analise as opções a seguir: 
I- Estudo prévio do software utilizado.
II- Elaboração do plano de aula.
III- Capacitação dos professores que utilizam laboratório de informática.
IV- Utilização de computadores com o Windows XP.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	9.
	A inclusão das tecnologias na educação tornou-se obrigatória após mudanças ocorridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e servem como referência nacional, tanto para a prática educacional como para as ações políticas de educação, possibilitando aos profissionais da área novos recursos didáticos e computacionais. O documento procura apresentar diferentes perspectivas quando se refere ao uso do computador como auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. Sobre os PCN, analise as sentenças a seguir:
I- Os PCN são uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.
II- Os PCN se inserem num plano normativo de redes e operações.
III- Os PCN não garantem padrões básicos para a educação e tão pouco servem para orientar as atividades realizadas em sala de aula.
IV- Os PCN são um conjunto de regras de sentido obrigatório.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	10.
	A didática discute a prática docente e as relações que são estabelecidas na escola, orientando o docente através de preceitos técnicos, políticos, éticos e científicos no sentido de tornar a prática mais eficiente. Tem como objeto de estudo métodos e técnicas de aprendizagens tanto nos aspectos práticos como operacionais na formação humana e um dos seus objetivos é desenvolver a capacidade crítica dos professores na formação acadêmica. O currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. Sobre os conceitos relacionados ao currículo e à didática, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O currículo é atemporal, ele tem suas bases nas diretrizes da educação positivista e neoliberal, enquanto a didática preocupa-se com os processos de formalização do currículo.
	 b)
	O currículo é temporal, mediado fundamentalmente por instâncias governamentais e midiáticas, controladas indiretamente pelo estado, enquanto a didática preocupa-se com os processos de validação dos conteúdos.
	 c)
	O currículo não é atemporal, ele tem uma história ligada a formas específicas e casuais de organização da sociedade e da educação, enquanto a didática discute o processo de ensino-aprendizagem.
	 d)
	O currículo é atemporal, ele tem suas bases nas especificidades da educação e da organização da sociedade e da educação, enquanto a didática preocupa-se com os processos do engajamento do educador.

Mais conteúdos dessa disciplina