Buscar

avaliaçao II comunicaçao e linguagem

Prévia do material em texto

A coesão textual é a ligação linguística que permite a união das ideias dentro de um texto. Existem várias formas de tornar um texto coeso. Sobre essas formas de coesão, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I- Coesão referencial endofórica.
II- Coesão referencial exofórica. 
III- Coesão sequencial.
IV- Coesão recorrencial.
(    ) Os estudantes trouxeram os livros para que pudessem estudar.
(    ) Vovó guardava suas lembranças naquela caixa. Aquela escondida em cima do armário.
(    ) Corria, corria, corria. Até que chegasse ao fim da corrida.
(    ) Sabíamos que seus pais não viriam à reunião. Eles estavam em viagem pela Europa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	I - III - IV - II.
	 d)
	III - II - IV - I.
	2.
	O ofício é um gênero textual muito utilizado nos setores público e privado para trocas de informações administrativas. Para que este gênero seja bem redigido e cumpra sua função comunicativa, é fundamental que sua estrutura básica esteja bem definida. Sobre as características da estrutura do ofício, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O ofício deve conter o local e data de produção na mesma linha do número de ordem.
	 b)
	A assinatura, o nome completo e o cargo do emissor devem constar ao fim do ofício.
	 c)
	Todos os parágrafos de um ofício podem ser numerados, exceto o primeiro e o último.
	 d)
	A epígrafe de um ofício é obrigatória e o assunto aparece resumido, o que torna a tramitação mais rápida.
	3.
	O texto argumentativo é usado para expressar a opinião do autor. Por isso, ele sempre se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende veicular. A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. Sobre o tipo de texto do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um ensaio filosófico que defende certas ideias e uma série de argumentos é um exemplo de texto argumentativo.
(    )Um texto argumentativo pretende descrever uma sucessão de fatos que ocorrem em determinado tempo e lugar.
(    ) Textos argumentativos apresentam como principal objetivo o convencimento do leitor com relação às ideias que são apresentadas em seu conteúdo.
(    ) O texto argumentativo é construído a partir de um parágrafo inicial, curto, que apresenta a ideia, de forma clara.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	4.
	O trecho a seguir foi retirado do livro "A vida de Joana D'arc", de Erico Veríssimo. É possível observar o uso de alguns tipos de discursos ao longo do texto. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
"[...] Joana não chega a compreender bem essas lutas dos grandes. Sabe que são dois partidos compostos de homens ferozes que vivem sempre em guerras. E os meninos - maluquinhos! - discutem e lutam também. Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar [...]"
(    ) No trecho "Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar...", é utilizado o discurso direto, pois a própria personagem quem fala.
(    ) No trecho "Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar...", é utilizado o discurso indireto, pois não há a presença do travessão.
(    ) O discurso direto é predominante no trecho "Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar...", pois o narrador participa da história.
(    ) O trecho "Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar..." é um exemplo de discurso indireto livre, pois a fala do narrador e do personagem se misturam sem que haja separação delas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE:<https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13029.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2018.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V- V - F - V.
	5.
	Os tipos textuais podem variar, dependendo da organização, intenção e estrutura do texto. Tendo isso em consideração, leia o fragmento a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
Texto 1
"Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque (...)". (Dalton Trevisan - Uma vela para Dario).
FONTE: TREVISAN, D. Uma vela para Dario. Cemitério de Elefantes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964 (adaptado).
Texto 2
"Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates." (O Primo Basílio, Eça de Queiroz)
	 a)
	No texto 1, podemos observar predominantemente a narração e no texto 2, a dissertação.
	 b)
	No texto 1, podemos observar predominantemente a narração e no texto 2, a descrição.
	 c)
	No texto 1, podemos observar predominantemente a descrição e no texto 2, a narração.
	 d)
	Em ambos os textos, a tipologia predominante é a narração.
	6.
	O requerimento trata de um pedido feito por pessoa física ou jurídica relacionado a algo a que se tem direito, podendo ser manuscrito ou digitado. No entanto, há uma estrutura básica que deve constar nesse texto. Com relação às características desse gênero exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O requerimento deve ser finalizado com três elementos: pedido de deferimento, data e assinatura do requerente.
(    ) O vocativo, neste gênero textual, refere-se à indicação do cargo pertencente à pessoa para a qual é destinado o requerimento.
(    ) O requerimento deve ser entregue pessoalmente em duas vias, não há possibilidade de entrega por outros meios.
(    ) As formas de tratamento utilizadas no vocativo devem ser adequadas à entidade a que se destina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	A coesão e a coerência são mecanismos que aparecem bastante relacionados no texto. Geralmente, quanto mais coeso for um texto, mais ele será coerente, pois sua organização gramatical irá influenciar em seu sentido. Sobre a coesão e a coerência textuais, analise as sentenças a seguir:
I- A coerência estabelece uma relação de sentido entre as ideias e está ligada ao plano do conteúdo. 
II- A coesão diz respeito aos recursos da língua usados para "costurar" o texto, articular suas partes e está ligada ao plano gramatical.
III- A construção de um bom texto depende dos elementos linguísticos e de sua organização, bem como do conhecimento de mundo partilhado pelo autor e pelo leitor, além do contexto de situação comunicativa em que o texto foi produzido.
IV- O uso inadequado dos elementos coesivos (além disso, ao contrário, porém, realmente, exceto etc.,) pode gerar mudanças nos aspectos formais do texto, sem gerar mudanças nas ideias.Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	A coesão apoiada no léxico pode ser garantida através do emprego de alguns elementos. Assinale a alternativa CORRETA que designa o recurso coesivo utilizado na propaganda a seguir, especificamente com relação às palavras "emagreça" e "emagrecimento":
"Emagreça com Sanavita.
Sanavita. O ingrediente da sua reeducação alimentar e do seu emagrecimento saudável."
(Complemento alimentar - Claudia - dez / 99)
FONTE:<http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2006_g/textos/002.htm>. Acesso em: 12 jun. 2018.
	 a)
	Recapitulação.
	 b)
	Nominalização.
	 c)
	Substituição léxica.
	 d)
	Hipônimos.
	9.
	Na construção da coesão textual, utilizam-se diversos elementos que auxiliam na contiguidade do discurso com o objetivo de torná-lo claro e resoluto. Os dêiticos representam uma dessas categorias de elementos coesivos. Sobre o exposto, analise as seguintes afirmativas:
I- Os pronomes pessoais e demonstrativos, bem como os advérbios de lugar e de tempo são exemplos de dêiticos.
II- Dêiticos são elementos linguísticos que fazem referência ao falante, à situação de produção de um enunciado ou ao momento de produção. 
III- Os elementos dêiticos não fazem sentido na interação comunicativa, portanto é necessário que a situação de produção seja do conhecimento dos participantes do discurso.
IV- Os dêiticos fazem referência apenas a elementos inerentes ao contexto discursivo, sem considerar os componentes para além do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	10.
	O trecho a seguir pertence ao conto "A moça tecelã" de Marina Colasanti. A partir das características predominantes neste texto, assinale a alternativa CORRETA que melhor designa esta tipologia:
"Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear. Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor da luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte.
Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava. Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos do algodão mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela.
Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pássaros, bastava a moça tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza.
Assim, jogando a lançadeira de um lado para outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trás, a moça passava os seus dias (...)".
FONTE:<https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/1413748>. Acesso em: 12 jun. 2018.
	 a)
	Texto narrativo.
	 b)
	Texto descritivo.
	 c)
	Texto expositivo.
	 d)
	Texto argumentativo.
Prova finalizada com 7 acertos e 3 questões erradas.

Continue navegando

Outros materiais