Logo Passei Direto
Buscar

Introdução aos estudos históricos Prova 2 corrigida

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A historiografia se constrói a partir de documentos. Sua reunião, catalogação, organização e exposição são fundamentais no fazer histórico. Sabemos também que a historiografia tem variado ao longo do tempo, posto que ela é condicionada pelos costumes e preocupações de sua época. Assim, aquilo que tem sido considerado fonte documental da História, também varia ao longo das eras.
Com relação ao que foi considerado fonte histórica ao longo do tempo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As fontes utilizadas por Heródoto seriam valorizadas pelo historicismo alemão.
( ) Tucídides foi o primeiro a valorizar a fonte escrita para a historiografia.
( ) Para os romanos, a História tem um caráter didático e de registro oficial.
( ) Na Idade Média aumenta significativamente a importância social da História.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - V.

As fontes históricas costumam ser divididas em remanescentes e tradições. As remanescentes são: 1) os restos das obras produzidas pelo homem (casas, pontes, teatros, utensílios, etc.); 2) os modos de vida das comunidades (usos, costumes, ordenamentos jurídicos, políticos, etc.); 3) as obras literárias e filosóficas; 4) os documentos em geral. Os restos produzidos com a intenção de transmitir uma recordação se chamam monumentos. As fontes da tradição são aquelas pelas quais se transmitiu a memória dos fatos passados e podem ser orais e escritas.
Sobre as fontes históricas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A historiografia contemporânea utiliza somente testemunhos orais, obras de arte que ilustrem usos, costumes e festividades.
b) A historiografia contemporânea reconhece e pode utilizar todas as formas de fontes e registros da trajetória humana.
c) A historiografia contemporânea desconsiderou as fontes remanescentes em vantagem das fontes da tradição.
d) A historiografia contemporânea desconsiderou as fontes da tradição em vantagem das fontes remanescentes.

Dependendo da corrente historiográfica utilizada para a produção do conhecimento histórico, teremos um determinado posicionamento com relação à noção de sujeito, fato, fonte, verdade, entre outros aspectos. Do ponto de vista das correntes historiográficas críticas, para que a pesquisa histórica seja abrangente, no que diz respeito aos sujeitos históricos envolvidos, é necessário que o historiador esteja munido de fontes históricas variadas, enriquecendo a pesquisa.
Sobre as fontes históricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As fontes escritas constituem a forma mais antiga e confiável já utilizada pelo historiador. Como fonte escrita, entendem-se todas as formas de registro gráfico realizado pelo homem, exceto as cartas, por se tratar de um documento pessoal.
( ) As fontes históricas, nas suas diversas formas, auxiliam o historiador no processo de investigação histórica. A variedade de fontes permite que o historiador amplie a pesquisa, possibilitando o surgimento de novas problemáticas. A imparcialidade do historiador é fundamental neste processo.
( ) O cinema pode ser utilizado como fonte histórica, desde que seja problematizado e analisado como se deve. O historiador deve ter em mente que o filme é resultado da visão de diretores e produtores.
( ) As fontes orais são amplamente utilizadas na pesquisa histórica, apesar de sofrerem duras críticas até consolidarem-se como fonte. Os relatos orais trazem uma carga emocional significativa, dependendo do contexto histórico ao qual o entrevistado estava inserido.
A ) F - F - V - V.
B ) F - V - F - F.
C ) F - F - V - F.
D ) V - V - F - V.

Ao entregar-se à tarefa de narrar, analisar e interpretar o passado, o historiador lança mão de ferramentas que possibilitem, da melhor maneira possível e dentro do rigor científico, vislumbrar o processo histórico que se pretende descrever. Para tal, o profissional deverá reunir para seu escrutínio a maior quantidade possível de informações, de diferente caráter, acerca do período que está sendo historicizado.
Sobre as fontes históricas, analise as seguintes afirmativas:
I- Historicamente usam-se documentos escritos como fonte, por fornecerem dados subjetivos.
II- Novas formas de registro dos fatos não são incorporadas como fonte pelo historiador.
III- A oralidade não pode ser considerada uma fonte, pois as pessoas mentem.
IV- Embora tenham características diferentes, todo tipo de fonte contribui à História.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.

Os séculos XV e XVI trouxeram inovações e descobertas, principalmente no que tange à prática das navegações, expansão de territórios e posse de novas terras. Com isto, tornou-se conveniente escrever as narrativas relacionadas a estes novos territórios, chamado também de Novo Mundo.
Sobre as formas de escrita da Idade Moderna, analise as sentenças a seguir:
I- Os registros das viagens e das “descobertas” eram feitos a partir de textos e imagens retratando, principalmente, os personagens e paisagens exóticas do novo mundo. As cartas foram amplamente utilizadas neste período, como a carta de Pero Vaz de Caminha.
II- As grandes navegações, entre os séculos XV e XVI, foram registradas através de desenhos e pinturas, principalmente sobre o cotidiano dos nativos encontrados nas novas terras.
III- As cartas tornaram-se o meio rápido e eficaz de relatar ao rei o que foi encontrado nas novas terras. As cartas continham o relato minucioso dos habitantes e da paisagem. Por se tratar de um documento oficial, utilizava-se apenas textos verbais.
IV- As cartas tornaram-se o meio rápido e eficaz de relatar ao rei o que foi encontrado nas novas terras. As cartas continham o relato minucioso dos habitantes e da paisagem. Por se tratar de uma paisagem diferente daquelas conhecidas pelos europeus, as cartas continham apenas imagens.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Durante a Idade Média, devido ao forte predomínio da ideologia cristã, vemos um declínio dos estudos históricos. Embora o período seja rico em fontes documentais, não foram muitas as reflexões históricas produzidas, pois acreditava-se que o advento de Cristo era a concretização da História. Entretanto, vemos no período alguns avanços no fazer histórico e mudanças de perspectivas.
Com relação às mudanças no registro histórico durante a Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Vemos no período a retomada de fontes orais e imagéticas na historiografia.
( ) Os monges copistas introduziram o rigor científico na historiografia.
( ) Historiadores muçulmanos reintroduzem o método lógico na História.
( ) Abandona-se o didatismo e a clareza textual na historiografia muçulmana.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - V.

[...] A crítica da noção de fato histórico, que não é um objeto dado e acabado, pois resulta da construção do historiador, também se faz hoje a crítica da noção de documento, que não é um material bruto, objetivo e inocente, mas que exprime o poder da sociedade do passado sobre a memória e o futuro: o documento é monumento.
A partir deste fragmento, percebemos que a relação entre documento histórico e o historiador tiveram mudanças expressivas ao longo dos anos. Sobre a relação do historiador com o documento histórico, analise as sentenças a seguir:
I- A História, para Fernand Braudel, se faz com documentos, pois os sentidos e ideias de documentos são perenes no tempo histórico.
II- Os métodos de pesquisa desenvolvidos por Heródoto foram resgatados pelo historicismo alemão, uma vez que essa tendência historiográfica buscou reforçar a ideia do Historiador grego antigo de que só teria valor histórico os documentos de arquivos oficiais.
III- Tucídides, na Grécia antiga, trabalhava exclusivamente com relatos orais. Desta forma, o livro 'A Guerra do Peloponeso' foi escrita baseada em relatos e registros orais.
IV- Na Roma antiga, o documento tinha a função de registro oficial de atos políticos, morais e educativos, como é o caso do historiador Tito Lívio.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

José Carlos Reis, historiador e pesquisador brasileiro, faz um balanço sobre as condições e as possibilidades que os historiadores contemporâneos dispõem em termos de fontes e documentos. "O arquivo do historiador renovou-se e diversificou-se. E as técnicas de processamento tornaram-se mais sofisticadas e complexas. Agora, a história poderá ser feita com todos os documentos que são vestígios da passagem do homem. O historiador tem como tarefa vencer o esquecimento, preencher os silêncios, recuperar as palavras, a expressão vencida pelo tempo".
Com relação às perspectivas anunciadas por José Carlos Reis (2000) classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A comunidade de historiadores ainda não reconhece obras de arte como fontes e documentos históricos.
( ) Inúmeros documentos foram digitalizados e se encontram disponíveis para consulta em acervos virtuais.
( ) Com o amplo uso de recursos de retratos e imagens, os documentos escritos já podem ser dispensados.
( ) Documentos e registros escritos podem ser enriquecidos por entrevistas orais, fotografias, imagens e demais produções artísticas.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - V.

A historiografia tradicional, fortemente influenciada pelas ideias positivistas de Auguste Comte (1798-1857), se propunha como científica. Na pesquisa histórica tradicional o papel do historiador era trazer à luz da investigação os fatos tal qual eles ocorreram de forma mais impessoal possível.
Sobre a historiografia tradicional, analise as sentenças a seguir:
I- Baseada fundamentalmente em fontes orais.
II- Baseada fundamentalmente em documentos oficiais.
III- Primava pela subjetividade do pesquisador.
IV- Concentrada nos feitos dos grandes personagens.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e I estão corretas.

Jacques Le Goff (1924-2014) historiador francês e especialista em Idade Média também se dedicou a estudar e a refletir sobre fontes, documentos, memória e história, temas da teoria e metodologia da História. Para tais temas, o autor recomenda que os profissionais da história tomem certos cuidados e procedimentos.
Sobre as análises e recomendações de Le Goff, analise as sentenças a seguir:
I- Os documentos precisam ser verificados e problematizados enquanto fonte, não podem ser utilizados despojadamente.
II- A sociedade, por meio do exercício do poder, é responsável pela fabricação de documentos e fontes históricas.
III- Os documentos e as fontes históricas resultam dos processos e trâmites institucionais naturais e comuns em meio à sociedade.
IV- Os documentos devem ser entendidos como fontes fabricadas e não como dados puros e neutros.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A historiografia se constrói a partir de documentos. Sua reunião, catalogação, organização e exposição são fundamentais no fazer histórico. Sabemos também que a historiografia tem variado ao longo do tempo, posto que ela é condicionada pelos costumes e preocupações de sua época. Assim, aquilo que tem sido considerado fonte documental da História, também varia ao longo das eras.
Com relação ao que foi considerado fonte histórica ao longo do tempo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As fontes utilizadas por Heródoto seriam valorizadas pelo historicismo alemão.
( ) Tucídides foi o primeiro a valorizar a fonte escrita para a historiografia.
( ) Para os romanos, a História tem um caráter didático e de registro oficial.
( ) Na Idade Média aumenta significativamente a importância social da História.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - V.

As fontes históricas costumam ser divididas em remanescentes e tradições. As remanescentes são: 1) os restos das obras produzidas pelo homem (casas, pontes, teatros, utensílios, etc.); 2) os modos de vida das comunidades (usos, costumes, ordenamentos jurídicos, políticos, etc.); 3) as obras literárias e filosóficas; 4) os documentos em geral. Os restos produzidos com a intenção de transmitir uma recordação se chamam monumentos. As fontes da tradição são aquelas pelas quais se transmitiu a memória dos fatos passados e podem ser orais e escritas.
Sobre as fontes históricas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A historiografia contemporânea utiliza somente testemunhos orais, obras de arte que ilustrem usos, costumes e festividades.
b) A historiografia contemporânea reconhece e pode utilizar todas as formas de fontes e registros da trajetória humana.
c) A historiografia contemporânea desconsiderou as fontes remanescentes em vantagem das fontes da tradição.
d) A historiografia contemporânea desconsiderou as fontes da tradição em vantagem das fontes remanescentes.

Dependendo da corrente historiográfica utilizada para a produção do conhecimento histórico, teremos um determinado posicionamento com relação à noção de sujeito, fato, fonte, verdade, entre outros aspectos. Do ponto de vista das correntes historiográficas críticas, para que a pesquisa histórica seja abrangente, no que diz respeito aos sujeitos históricos envolvidos, é necessário que o historiador esteja munido de fontes históricas variadas, enriquecendo a pesquisa.
Sobre as fontes históricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As fontes escritas constituem a forma mais antiga e confiável já utilizada pelo historiador. Como fonte escrita, entendem-se todas as formas de registro gráfico realizado pelo homem, exceto as cartas, por se tratar de um documento pessoal.
( ) As fontes históricas, nas suas diversas formas, auxiliam o historiador no processo de investigação histórica. A variedade de fontes permite que o historiador amplie a pesquisa, possibilitando o surgimento de novas problemáticas. A imparcialidade do historiador é fundamental neste processo.
( ) O cinema pode ser utilizado como fonte histórica, desde que seja problematizado e analisado como se deve. O historiador deve ter em mente que o filme é resultado da visão de diretores e produtores.
( ) As fontes orais são amplamente utilizadas na pesquisa histórica, apesar de sofrerem duras críticas até consolidarem-se como fonte. Os relatos orais trazem uma carga emocional significativa, dependendo do contexto histórico ao qual o entrevistado estava inserido.
A ) F - F - V - V.
B ) F - V - F - F.
C ) F - F - V - F.
D ) V - V - F - V.

Ao entregar-se à tarefa de narrar, analisar e interpretar o passado, o historiador lança mão de ferramentas que possibilitem, da melhor maneira possível e dentro do rigor científico, vislumbrar o processo histórico que se pretende descrever. Para tal, o profissional deverá reunir para seu escrutínio a maior quantidade possível de informações, de diferente caráter, acerca do período que está sendo historicizado.
Sobre as fontes históricas, analise as seguintes afirmativas:
I- Historicamente usam-se documentos escritos como fonte, por fornecerem dados subjetivos.
II- Novas formas de registro dos fatos não são incorporadas como fonte pelo historiador.
III- A oralidade não pode ser considerada uma fonte, pois as pessoas mentem.
IV- Embora tenham características diferentes, todo tipo de fonte contribui à História.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.

Os séculos XV e XVI trouxeram inovações e descobertas, principalmente no que tange à prática das navegações, expansão de territórios e posse de novas terras. Com isto, tornou-se conveniente escrever as narrativas relacionadas a estes novos territórios, chamado também de Novo Mundo.
Sobre as formas de escrita da Idade Moderna, analise as sentenças a seguir:
I- Os registros das viagens e das “descobertas” eram feitos a partir de textos e imagens retratando, principalmente, os personagens e paisagens exóticas do novo mundo. As cartas foram amplamente utilizadas neste período, como a carta de Pero Vaz de Caminha.
II- As grandes navegações, entre os séculos XV e XVI, foram registradas através de desenhos e pinturas, principalmente sobre o cotidiano dos nativos encontrados nas novas terras.
III- As cartas tornaram-se o meio rápido e eficaz de relatar ao rei o que foi encontrado nas novas terras. As cartas continham o relato minucioso dos habitantes e da paisagem. Por se tratar de um documento oficial, utilizava-se apenas textos verbais.
IV- As cartas tornaram-se o meio rápido e eficaz de relatar ao rei o que foi encontrado nas novas terras. As cartas continham o relato minucioso dos habitantes e da paisagem. Por se tratar de uma paisagem diferente daquelas conhecidas pelos europeus, as cartas continham apenas imagens.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Durante a Idade Média, devido ao forte predomínio da ideologia cristã, vemos um declínio dos estudos históricos. Embora o período seja rico em fontes documentais, não foram muitas as reflexões históricas produzidas, pois acreditava-se que o advento de Cristo era a concretização da História. Entretanto, vemos no período alguns avanços no fazer histórico e mudanças de perspectivas.
Com relação às mudanças no registro histórico durante a Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Vemos no período a retomada de fontes orais e imagéticas na historiografia.
( ) Os monges copistas introduziram o rigor científico na historiografia.
( ) Historiadores muçulmanos reintroduzem o método lógico na História.
( ) Abandona-se o didatismo e a clareza textual na historiografia muçulmana.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - V.

[...] A crítica da noção de fato histórico, que não é um objeto dado e acabado, pois resulta da construção do historiador, também se faz hoje a crítica da noção de documento, que não é um material bruto, objetivo e inocente, mas que exprime o poder da sociedade do passado sobre a memória e o futuro: o documento é monumento.
A partir deste fragmento, percebemos que a relação entre documento histórico e o historiador tiveram mudanças expressivas ao longo dos anos. Sobre a relação do historiador com o documento histórico, analise as sentenças a seguir:
I- A História, para Fernand Braudel, se faz com documentos, pois os sentidos e ideias de documentos são perenes no tempo histórico.
II- Os métodos de pesquisa desenvolvidos por Heródoto foram resgatados pelo historicismo alemão, uma vez que essa tendência historiográfica buscou reforçar a ideia do Historiador grego antigo de que só teria valor histórico os documentos de arquivos oficiais.
III- Tucídides, na Grécia antiga, trabalhava exclusivamente com relatos orais. Desta forma, o livro 'A Guerra do Peloponeso' foi escrita baseada em relatos e registros orais.
IV- Na Roma antiga, o documento tinha a função de registro oficial de atos políticos, morais e educativos, como é o caso do historiador Tito Lívio.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

José Carlos Reis, historiador e pesquisador brasileiro, faz um balanço sobre as condições e as possibilidades que os historiadores contemporâneos dispõem em termos de fontes e documentos. "O arquivo do historiador renovou-se e diversificou-se. E as técnicas de processamento tornaram-se mais sofisticadas e complexas. Agora, a história poderá ser feita com todos os documentos que são vestígios da passagem do homem. O historiador tem como tarefa vencer o esquecimento, preencher os silêncios, recuperar as palavras, a expressão vencida pelo tempo".
Com relação às perspectivas anunciadas por José Carlos Reis (2000) classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A comunidade de historiadores ainda não reconhece obras de arte como fontes e documentos históricos.
( ) Inúmeros documentos foram digitalizados e se encontram disponíveis para consulta em acervos virtuais.
( ) Com o amplo uso de recursos de retratos e imagens, os documentos escritos já podem ser dispensados.
( ) Documentos e registros escritos podem ser enriquecidos por entrevistas orais, fotografias, imagens e demais produções artísticas.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - V.

A historiografia tradicional, fortemente influenciada pelas ideias positivistas de Auguste Comte (1798-1857), se propunha como científica. Na pesquisa histórica tradicional o papel do historiador era trazer à luz da investigação os fatos tal qual eles ocorreram de forma mais impessoal possível.
Sobre a historiografia tradicional, analise as sentenças a seguir:
I- Baseada fundamentalmente em fontes orais.
II- Baseada fundamentalmente em documentos oficiais.
III- Primava pela subjetividade do pesquisador.
IV- Concentrada nos feitos dos grandes personagens.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e I estão corretas.

Jacques Le Goff (1924-2014) historiador francês e especialista em Idade Média também se dedicou a estudar e a refletir sobre fontes, documentos, memória e história, temas da teoria e metodologia da História. Para tais temas, o autor recomenda que os profissionais da história tomem certos cuidados e procedimentos.
Sobre as análises e recomendações de Le Goff, analise as sentenças a seguir:
I- Os documentos precisam ser verificados e problematizados enquanto fonte, não podem ser utilizados despojadamente.
II- A sociedade, por meio do exercício do poder, é responsável pela fabricação de documentos e fontes históricas.
III- Os documentos e as fontes históricas resultam dos processos e trâmites institucionais naturais e comuns em meio à sociedade.
IV- Os documentos devem ser entendidos como fontes fabricadas e não como dados puros e neutros.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

Acadêmico: Daniane Rolhf da Rosa (2549378) 
Disciplina: Introdução aos Estudos Históricos (HID16) 
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513941) ( peso.:1,50) 
Prova: 19024723 
Nota da Prova: 10,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A historiografia se constrói a partir de documentos. Sua reunião, catalogação, 
organização e exposição são fundamentais no fazer histórico. Sabemos também que 
a historiografia tem variado ao longo do tempo, posto que ela é condicionada pelos 
costumes e preocupações de sua época. Assim, aquilo que tem sido considerado 
fonte documental da História, também varia ao longo das eras. Com relação ao que 
foi considerado fonte histórica ao longo do tempo, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As fontes utilizadas por Heródoto seriam valorizadas pelo historicismo alemão. 
( ) Tucídides foi o primeiro a valorizar a fonte escrita para a historiografia. 
( ) Para os romanos, a História tem um caráter didático e de registro oficial. 
( ) Na Idade Média aumenta significativamente a importância social da História. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - V.
 b) V - F - V - F. 
 c) F - F - V - V. 
 d) F - V - V - F. 
 
2. As fontes históricas costumam ser divididas em remanescentes e tradições. As 
remanescentes são: 1) os restos das obras produzidas pelo homem (casas, pontes, 
teatros, utensílios, etc.); 2) os modos de vida das comunidades (usos, costumes, 
ordenamentos jurídicos, políticos, etc.); 3) as obras literárias e filosóficas; 4) os 
documentos em geral. Os restos produzidos com a intenção de transmitir uma 
recordação se chamam monumentos. As fontes da tradição são aquelas pelas quais se 
transmitiu a memória dos fatos passados e podem ser orais e escritas [...]". Sobre as 
fontes históricas, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Editora Mestre 
Jou, 1982. 
 a) A historiografia contemporânea desconsiderou as fontes da tradição em vantagem 
das fontes remanescentes. 
 b) A historiografia contemporânea desconsiderou as fontes remanescentes em 
vantagem das fontes da tradição. 
 c) A historiografia contemporânea utiliza somente testemunhos orais, obras de arte 
que ilustrem usos, costumes e festividades. 
 d) A historiografia contemporânea reconhece e pode utilizar todas as formas de 
fontes e registros da trajetória humana. 
 
3. Dependendo da corrente historiográfica utilizada para a produção do conhecimento 
histórico, teremos um determinado posicionamento com relação à noção de sujeito, 
fato, fonte, verdade, entre outros aspectos. Do ponto de vista das correntes 
historiográficas críticas, para que a pesquisa histórica seja abrangente, no que diz 
respeito aos sujeitos históricos envolvidos, é necessário que o historiador esteja 
munido de fontes históricas variadas, enriquecendo a pesquisa. Sobre as fontes 
históricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As fontes escritas constituem a forma mais antiga e confiável já utilizada pelo 
historiador. Como fonte escrita, entendem-se todas as formas de registro gráfico 
realizado pelo homem, exceto as cartas, por se tratar de um documento pessoal. 
( ) As fontes históricas, nas suas diversas formas, auxiliam o historiador no 
processo de investigação histórica. A variedade de fontes permite que o historiador 
amplie a pesquisa, possibilitando o surgimento de novas problemáticas. A 
imparcialidade do historiador é fundamental neste processo. 
( ) O cinema pode ser utilizado como fonte histórica, desde que seja 
problematizado e analisado como se deve. O historiador deve ter em mente que o 
filme é resultado da visão de diretores e produtores. 
( ) As fontes orais são amplamente utilizadas na pesquisa histórica, apesar de 
sofrerem duras críticas até consolidarem-se como fonte. Os relatos orais trazem uma 
carga emocional significativa, dependendo do contexto histórico ao qual o 
entrevistado estava inserido. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - V - F. 
 b) F - V - F - F. 
 c) V - V - F - V.
 d) F - F - V - V. 
 
4. Ao entregar-se à tarefa de narrar, analisar e interpretar o passado, o historiador lança 
mão de ferramentas que possibilitem, da melhor maneira possível e dentro do rigor 
científico, vislumbrar o processo histórico que se pretende descrever. Para tal, o 
profissional deverá reunir para seu escrutínio a maior quantidade possível de 
informações, de diferente caráter, acerca do período que está sendo historicizado. 
Trata-se aqui de juntar as fontes e os registros históricos relativos ao período 
estudado. Sobre as fontes históricas, analise as seguintes afirmativas: 
 
I- Historicamente usam-se documentos escritos como fonte, por fornecerem dados 
subjetivos. 
II- Novas formas de registro dos fatos não são incorporadas como fonte pelo 
historiador. 
III- A oralidade não pode ser considerada uma fonte, pois as pessoas mentem. 
IV- Embora tenham características diferentes, todo tipo de fonte contribui à História. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
 b) As afirmativas I e IV estão corretas. 
 c) Somente a afirmativa IV está correta. 
 d) As afirmativas II e III estão corretas. 
 
5. Os séculos XV e XVI trouxeram inovações e descobertas, principalmente no que 
tange à prática das navegações, expansão de territórios e posse de novas terras. Com 
isto, tornou-se conveniente escrever as narrativas relacionadas a estes novos 
territórios, chamado também de Novo Mundo. Sobre as formas de escrita da Idade 
Moderna, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Os registros das viagens e das ?descobertas? eram feitos a partir de textos e 
imagens retratando, principalmente, os personagens e paisagens exóticas do novo 
mundo. As cartas foram amplamente utilizadas neste período, como a carta de Pero 
Vaz de Caminha. 
II- As grandes navegações, entre os séculos XV e XVI, foram registradas através de 
desenhos e pinturas, principalmente sobre o cotidiano dos nativos encontrados nas 
novas terras. 
III- As cartas tornaram-se o meio rápido e eficaz de relatar ao rei o que foi 
encontrado nas novas terras. As cartas continham o relato minucioso dos habitantes e 
da paisagem. Por se tratar de um documento oficial, utilizava-se apenas textos 
verbais. 
IV- As cartas tornaram-se o meio rápido e eficaz de relatar ao rei o que foi 
encontrado nas novas terras. As cartas continham o relato minucioso dos habitantes e 
da paisagem. Por se tratar de uma paisagem diferente daquelas conhecidas pelos 
europeus, as cartas continham apenas imagens. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II e IV estão corretas. 
 b) Somente a sentença III está correta.
 c) As sentenças I e II estão corretas. 
 d) Somente a sentença I está correta. 
 
6. Durante a Idade Média, devido ao forte predomínio da ideologia cristã, vemos um 
declínio dos estudos históricos. Embora o período seja rico em fontes documentais, 
não foram muitas as reflexões históricas produzidas, pois acreditava-se que o 
advento de Cristo era a concretização da História. Entretanto, vemos no período 
alguns avanços no fazer histórico e mudanças de perspectivas. Com relação às 
mudanças no registro histórico durante a Idade Média, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Vemos no período a retomada de fontes orais e imagéticas na historiografia. 
( ) Os monges copistas introduziram o rigor científico na historiografia. 
( ) Historiadores muçulmanos reintroduzem o método lógico na História. 
( ) Abandona-se o didatismo e a clareza textual na historiografia muçulmana. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - V - F.
 b) F - F - V - V.
 c) V - V - F - F.d) V - F - F - V.
 
7. "[...] A crítica da noção de fato histórico, que não é um objeto dado e acabado, pois 
resulta da construção do historiador, também se faz hoje a crítica da noção de 
documento, que não é um material bruto, objetivo e inocente, mas que exprime o 
poder da sociedade do passado sobre a memória e o futuro: o documento é 
monumento" (LE GOFF, 2000, p. 86). A partir deste fragmento, percebemos que a 
relação entre documento histórico e o historiador tiveram mudanças expressivas ao 
longo dos anos. Sobre a relação do historiador com o documento histórico, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- A História, para Fernand Braudel, se faz com documentos, pois os sentidos e 
ideias de documentos são perenes no tempo histórico. 
II- Os métodos de pesquisa desenvolvidos por Heródoto foram resgatados pelo 
historicismo alemão, uma vez que essa tendência historiográfica buscou reforçar a 
ideia do Historiador grego antigo de que só teria valor histórico os documentos de 
arquivos oficiais. 
III- Tucídides, na Grécia antiga, trabalhava exclusivamente com relatos orais. Desta 
forma, o livro " A Guerra do Peloponeso" foi escrita baseada em relatos e registros 
orais. 
IV- Na Roma antiga, o documento tinha a função de registro oficial de atos políticos, 
morais e educativos, como é o caso do historiador Tito Lívio. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: LE GOFF, Jacque. História e memória. Lisboa: Edições 70, 2000. 
 a) As sentenças II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I e IV estão corretas. 
 c) Somente a sentença IV está correta.
 d) As sentenças II e III estão corretas. 
 
8. José Carlos Reis, historiador e pesquisador brasileiro, faz um balanço sobre as 
condições e as possibilidades que os historiadores contemporâneos dispõem em 
termos de fontes e documentos. "O arquivo do historiador renovou-se e diversificou-
se. E as técnicas de processamento tornaram-se mais sofisticadas e complexas. 
Agora, a história poderá ser feita com todos os documentos que são vestígios da 
passagem do homem. O historiador tem como tarefa vencer o esquecimento, 
preencher os silêncios, recuperar as palavras, a expressão vencida pelo tempo" 
(REIS, 2000, p. 24). Com relação às perspectivas anunciadas por José Carlos Reis 
(2000) classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A comunidade de historiadores ainda não reconhece obras de arte como fontes e 
documentos históricos. 
( ) Inúmeros documentos foram digitalizados e se encontram disponíveis para 
consulta em acervos virtuais. 
( ) Com o amplo uso de recursos de retratos e imagens, os documentos escritos já 
podem ser dispensados. 
( ) Documentos e registros escritos podem ser enriquecidos por entrevistas orais, 
fotografias, imagens e demais produções artísticas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: REIS, José Carlos. Escola dos Annales, a Inovação em História. São Paulo: 
Paz e Terra, 2000. 
 a) F - V - F - V. 
 b) V - V - F - F. 
 c) V - V - V - F.
 d) V - F - V - V.
 
9. A historiografia tradicional, fortemente influenciada pelas ideias positivistas de 
Auguste Comte (1798-1857), se propunha como científica. Na pesquisa histórica 
tradicional o papel do historiador era trazer à luz da investigação os fatos tal qual 
eles ocorreram de forma mais impessoal possível. Sobre a historiografia tradicional, 
analise as sentenças a seguir: 
 
I- Baseada fundamentalmente em fontes orais. 
II- Baseada fundamentalmente em documentos oficiais. 
III- Primava pela subjetividade do pesquisador. 
IV- Concentrada nos feitos dos grandes personagens. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I e III estão corretas. 
 d) As sentenças II, III e I estão corretas.
 
10.Jacques Le Goff (1924-2014) historiador francês e especialista em Idade Média 
também se dedicou a estudar e a refletir sobre fontes, documentos, memória e 
história, temas da teoria e metodologia da História. Para tais temas, o autor 
recomenda que os profissionais da história tomem certos cuidados e procedimentos. 
"O documento não é qualquer coisa que fica por conta do passado, é um produto da 
sociedade que o fabricou segundo as relações de forças que aí detinham o poder. Só 
a análise do documento enquanto monumento permite à memória coletiva recuperá-
lo e ao historiador usá-lo cientificamente, isto é, com plena causa e conhecimento" 
(LE GOFF, 1990, p.470). Sobre as análises e recomendações de Le Goff, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- Os documentos precisam ser verificados e problematizados enquanto fonte, não 
podem ser utilizados despojadamente. 
II- A sociedade, por meio do exercício do poder, é responsável pela fabricação de 
documentos e fontes históricas. 
III- Os documentos e as fontes históricas resultam dos processos e trâmites 
institucionais naturais e comuns em meio à sociedade. 
IV- Os documentos devem ser entendidos como fontes fabricadas e não como dados 
puros e neutros. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
Fonte: LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da 
UNICAMP, 1990. 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina