Buscar

METODOLOGIA DE CIENCIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: Ciência Contábeis
Semestre: 1º Semestre
Disciplina: Metodologia das Ciências
Professora: Me. Adm. Janaína Andrade
Acadêmico (a):ANDRÉIA GONZALES BAPTISTA
RGM: 103.9533
Lembre-se das regras para o preenchimento das respostas:
Material de aula – Arquivos – Orientações
PORTFÓLIO 1
AULAS 1 a 4
10 Questões
Questão 1 - Defina Metodologia Científica e qual é o seu principal objetivo.
Metodologia Científica é o conjunto de normas e técnicas exigidas para a elaboração de um trabalho, proporcionando reflexão acerca do papel da ciência e da pesquisa na sociedade contemporânea. Tem por objetivo a reflexão sobre o tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática.
Questão 2 - O que são Estudos Exploratórios? 
Estudos Exploratórios consiste na leitura prévia de textos sobre o assunto versado a fim de se ter uma visão clara do que se quer, para se proceder a delimitação e à problematização do tema.
 
Questão 3 - Conceitue Problematização (Mínimo de 5 linhas).
A Problematização é o processo de indagação, de questionamento. Compreende a elaboração dos objetivos, o levantamento de hipóteses e/ou questões de estudo e a definição de um plano provisório de investigação, envolvendo a metodologia a ser utilizada (matérias e métodos), ou seja, o plano de estudo.
Identificando o problema a ser pesquisado, deve-se coletara documentação sobre ele e realizar leituras. Não é possível fazer uma monografia sem fonte teórica ou empírica, ou somente a partir de um único livro.
Questão 4 - Na Organização do Material encontra-se esta afirmativa “Uma coisa é redigir para si próprio; outra é redigir para outros lerem”. O que se quis dizer com esta afirmativa?
Ao redigirmos um texto omitimos informações importantes e necessárias por considerarmos que, para nós, tudo está claro e óbvio; no entanto, para o outro (o nosso interlocutor) essas informações podem parecer confusas, ambíguas. Por isso, a importância de se considerar, na redação da monografia, o leitor.
Questão 5 - O Método Científico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. Qual a diferença entre o Método Indutivo e o Método Dedutivo?
No fim do período do Renascimento, Francis Bacon pregava o método indutivo como meio de se produzir o conhecimento. Este método entendia o conhecimento como resultado de experimentações contínuas e do aprofundamento do conhecimento empírico. Por outro lado, por meio de seu Discurso sobre método, René Descartes defendeu o método dedutivo como aquele que possibilitaria a aquisição do conhecimento por meio da elaboração lógica de hipóteses e a busca de sua confirmação ou negação. 
Questão 6 - Quando nos referimos a Neutralidade Científica é sabido que, para fazer uma análise desapaixonada de qualquer tema, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância emocional do assunto abordado. Por quê?
É necessário para que não haja interferências além das esperadas nos resultados das pesquisas. 
Questão 7 - Quais são os quatro principais tipos de conhecimentos? Conceitue sobre cada um deles.
Conhecimento Intuitivo: percebemos o surgimento desse conhecimento, a partir do momento em que utilizamos nossos sentidos, para percebemos as qualidades de cada objeto de estudo. É por meio da nossa experimentação que podemos sentir as diversas sensações e com isso deferir dos objetos materiais. Só podemos sentir o conhecimento intuitivo mediante as sensações transmitidas pelos nossos órgãos dos sentidos.
Conhecimento Racional: esse tipo de conhecimento é totalmente diferenciaado dos demais. Ele desenvolve-se a partir da constatação racional, ou seja, somente por meio da razão que se admite a existência, a verdadeira fonte do conhecimento. Um exemplo é o conhecimento matemático; todo o conhecimento racional independe da experiência.
Conhecimento Intelectual: nesse conhecimento, podemos fazer a junção entre razão e experiência, ou seja, para termos como analisar esse conhecimento, devemos primeiro passar pela experiência, para depois a razão conceituar o objetivo.
Conhecimento Científico: esse conhecimento tem a pretensão de ser sistemático e de revelar aspectos da realidade. O conhecimento científico necessita da observação, da produção de teorias para poder explicar a observação. O conhecimento científico, só acredita naquilo que é real.
Questão 8 - O que é Seminário e qual a sua finalidade?
O Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Sua finalidade é de pesquisar e ensinar a pesquisar.
Essa técnica desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito de raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.
Questão 9 - Cite 3 (três) objetivos dos Seminários?
1. Levar a dominar a metodologia científica de uma disciplina;
2. Ensinar a coletar material para análise e interpretação, colocando a objetividade acima da subjetividade;
3. Ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre os educandos e entre esses e os professores. 
Questão 10 - Pesquise e construa uma dissertação sobre a Carência e a Dificuldade na Leitura.
Obs.: Pode ser a nível nacional, na sua própria cidade ou até mesmo em sua comunidade (mínimo de 10 linhas e máximo 15 linhas).
Atenção: Indicar a referência bibliográfica conforme as
Normas da ABNT para não ser considerado PLÁGIO.
PRAZO DE ENTREGA DO PORTFÓLIO 1
DATA LIMITE: 12/05/2020

Continue navegando