Buscar

Inclusão Digital e EJA aline

Prévia do material em texto

INCLUSÃO DIGITAL E A EJA.
O uso da informática na educação exige em especial um esforço constante do educador para transformar a simples utilização do computador numa abordagem educacional que favoreça efetivamente o processo de conhecimento do aluno (Oliveira,2007,p.62)
EJA E INCLUSÃO 
A inclusão digital não é só o acesso as tecnologias mais a apropriação dela na resolução de problemas e que a escola pratica na inclusão digital quando incorpora em sua prática a ideia de que, se educa aprendendo, quando usa recursos tecnológicos ;
A inclusão digital na EJA passa a ser diante da visão dos professores que atuam na área, como uma democratização do acesso as tecnologias da informação.
Ao conhecer e utilizar as tecnologias, o jovem e o adulto podem superar as barreiras culturais impostas pela idade e sem duvida se sentirão incluídas na sociedade do conhecimento .
2
EJA E INCLUSÃO
Não podemos esquecer que trabalhar com a educação de jovens e adultos prescindi do respeito as diversidades, uma vez que lidamos com a diversidade respeito as diferenças é muito importante para a construção e o desenvolvimento do aprendizado. 
Em uma sala de aula onde encontramos pessoas de diferentes idades, jovens que mesmo não tendo concluído seus estudos dominam a tecnologia com facilidade, e adultos que em muitos casos nem o celular dominam, a educação vem para transformar essa realidade. 
(...) a minha questão não é acabar com a escola, é mudá-la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá-la, mas refazê-la. (FREIRE & PAPERT, 1996).
 Dessa forma, a interação com os objetos de aprendizagem, o desenvolvimento de seu pensamento hipotético e dedutivo, de sua capacidade de interpretação e análise da realidade tornam-se privilegiados e a emergência de novas estratégias cognitivas do sujeito é viabilizada (OLIVEIRA, 2007, p. 62).
O computador passa a contribuir no que tange a EJA, para a inclusão digital e alfabetização de adultos, como recurso para apropriação de algo novo, uma motivação a aprendizagem, essa aprendizagem que ficou parada no tempo por anos . 
CONCLUSÕES 
Discutir sobre a importância da inserção das tecnologias digitais na EJA é bem conflitante, visto que muitos adultos que procuram a carteira de sala de aula, não procuram por espontaneidade, a procuram por alguma exigência.
Sendo assim, o grande desafio da EJA é proporcionar aos alunos uma possibilidade de utilizar essas linguagens de tecnologias digitais para produzir conhecimentos, competências e habilidades a fim de alcançar melhores condições e qualidade de vida.

Continue navegando