Buscar

GD bioquímica

Prévia do material em texto

GD0- Introdução ao Metabolismo Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória 
1- Definir metabolismo e citar as suas quatro funções principais.
Re: o metabolismo é o conjunto de transformações químicas que ocorrem dentro das células. É muito importante pois permite a formação de energia, síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais, controle da temperatura corporal, respiração celular, entre outras. 
2- Definir catabolismo, citando as suas principais características.
Re: O catabolismo está relacionado à quebra de moléculas orgânicas em produtos menores, visando a produção de ATP, para conseguir energia que será utilizada pelo corpo, seja em homeostase ou atividade intensa e moderada. 
3- Defina anabolismo, citando suas principais características. 
Re: O anabolismo está relacionado com reações de síntese de moléculas mais complexas a partir de moléculas simples, utilizando energia. Ocorre principalmente durante o repouso, exemplo são as sínteses de proteínas e glicogênio. 
4- A energia química conservada sob a forma de ATP pode realizar trabalho de quatro formas diferentes. Quais são elas?
Re: a energia química é utilizada para sintetizar macromoléculas complexas, converter a energia química em gradientes de concentração,gradientes elétricos e calor. 
5- Definir composto rico em energia, dando cinco exemplos. 
Re: São compostos que liberam energia durante o processo oxidativo. Esses compostos apresentam altas energias livres padrões de hidrólise. Por sua alta instabilidade termodinâmica, recebem a denominação de “compostos ricos em energia”, e diz-se que suas ligações P-O ou P-N são “ligações fosfatadas de alta energia”. 
 exemplos: ATP, ADP, fosfocreatina, acetil-fosfato, fosfoenolpiruvato. 
6- Proponha um esquema que mostre como o Acetil-CoA pode ser considerado um intermediário entre o metabolismo de carboidratos, lipídeos e aminoácidos.
Re: 
7- Cite as enzimas e coenzimas do complexo piruvato desidrogenase.
Re: Dentre as coenzimas temos: Coenzima-A (CoA), dinucleotídeo nicotinamida adenina (NAD+), TPP, FAD e ácido lipóico. 
As enzimas são: piruvato desidrogenase,diidrolipoil transacetilase e diidrolipoil desidrogenase. 
8- Quais as enzimas regulatórias do ciclo de Krebs?
Re: citrato sintetase, aconitase, isocitrato-desidrogenase, alfa cetoglutarato-desidrogenase, succinil-CoA-sintetase, succinato-desidrogenase, fumarase, malato-desidrogenase. 
9- Para quem o NADH doa um par de elétrons na cadeia respiratória?
Re: o NADH doa um par de elétrons para uma coenzima transportadora de elétrons, a partir daí o par de elétrons vai para o gás oxigênio, formando água. 
10- Como a cadeia respiratória coopera com a ATP sintetase para a realização da fosforilação oxidativa do ADP a ATP?
Re: Forma-se um gradiente de prótons, que é formado através da cadeia respiratória, que são moléculas que estão inseridas na membrana das mitocôndrias, além de dois componentes móveis (coenzima Q e citocromo c). Essas moléculas são organizadas segundo seu potencial de oxirredução.Portanto, a energia vai sendo liberada aos poucos através dessas moléculas integrantes da cadeia respiratória e somente no final da mesma o hidrogênio se une ao oxigênio formando água. 
11- Qual a diferença entre inibidores e desacopladores da cadeia de transporte de elétrons? 
Re: Os inibidores interrompem o fluxo de elétrons, são irreversíveis e podem levar a mitocôndria a morte.

Continue navegando