Buscar

FUND ED JOV ALES

Prévia do material em texto

Alfabetizar adultos requer um trabalho diferente daquele realizado nas escolas regulares, destinado a crianças / adolescentes. É comum na EJA a infantilização nas abordagens e nas linguagens dos professores, por isso convém ressaltar que na Educação de Jovens e Adultos é ERRADO considerar que...
 Certo		É importante, apenas, o uso do livro didático para clareza dos conteúdos.
	É importante ter consciência de que o aluno e o professor têm uma vida rica de aprendizagens.
	É comum a baixa auto estima, pelos fracassos anteriores.
	É comum o uso de diminutivos por partes dos professores, como continhas, tarefinha, etc., o que causa constrangimento aos alunos da EJA.
	É importante ter consciência que a EJA tem garantido acesso à educação.
Explicação:
O livro didático não deve ser a única ferramenta para o processo de ensino aprendizagem em qualquer segmento
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
Com o surgimento dos debates políticos dos anos 40, 50 e 60 surgiram também as chamadas Reformas de Base. Nesse contexto foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases que reconheceu a educação como direito de todos, sendo ela a:
 	Lei 5692/71.
Certo		Lei 4024/61.
	Lei 8069/90.
	Lei 9394/96.
	Lei 11.274/07.
Explicação:
Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
	Gabarito
Coment.	
 	
3.
A partir do ano 2000, temos a incorporação de novos marcos conceituais e normativos da EJA estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, que através do parecer 11/2000, aponta para a necessidade de passarmos de um paradigma de educação Compensatória para uma concepção de educação continuada ao logo da vida. Uma das grandes dificuldades de se implementar esta nova perspectiva se dá pelo fato do professor ainda:
 	Ter um olhar atento e sensível aos saberes populares.
	Aproximar o conteúdo formal da realidade dos educandos.
	Ter uma postura crítica reflexiva em relação aos conteúdos ensinando.
Certo		Ter como referencial pedagógico o modelo de escolarização de crianças e adolescentes.
	Ter turmas heterogêneas e com interesses diferentes.
Explicação: Um dos maiores obstáculos para uma Educação dialógica na EJA, é o fato de muitos professores infantilizarem os educandos e não aproveitarem a heterogeneidade para trabalharem a troca de saberes em sala.
	Gabarito
Coment.	
 	
4.
A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer :
 	de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras.
	a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma e libertadora, prescindindo da presença do educador.
	a partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória.
	a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos o oprimidos às culturas hegemônicas.
Certo		a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídos de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo.
Explicação:
Paulo Freire afirmava que alafabetização na EJA se daria através de palavras geradoras da realidade do aluno
	Gabarito
Coment.	
 	
5.
Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
 	para se alfabetizar
	para melhorar as relações sociais
	para um movimento de inclusão social
	para ler, escrever e contar
Certo		para o mercado de trabalho
Explicação:
A escola, além de passar conteúdos, deve ajudar na formação de cidadãos enão só para o mercado
	Gabarito
Coment.	
 	
6.
Marque a opção correta em relação aos principais conceitos do pensamento de Paulo Freire:
 	Alfabetização, Letramento e Autonomia
	Curiosidade, Letramento e Autonomia
Certo		Conscientização , Libertação e Autonomia
	Alfabetização, Criatividade e Autonomia
	Letramento, Libertação e Autonomia
Explicação: Para Paulo Freire, a educação deveria promover a Conscientização e não a alienação; a Libertação, ao invés da opressão e dar Autonomia aos sujeitos para serem o sujeito de seu próprio conhecimento.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
7.
A luta para acabar com o Analfabetismo no Brasil é histórica e envolve avanços e retrocessos. Um destes avanços, diz respeito às novas Diretrizes Curriculares para a EJA. Nesta nova perspectiva educacional, deverão ser observadas as seguintes funções:
 	As Funções Instrutivas e Reparadoras
	As Funções Técnicas, Reparadoras e Qualificadoras
	As Funções Técnicas e de Formação Profissional.
Certo		As Funções Reparadoras, Equalizadoras e Qualificadoras.
	As Funções Formativas, Instrutivas e Emocionais.
Explicação:
A função qualificadora, na nossa percepção, é a que confere uma maior amplitude à EJA, dada a sua perspectiva de educação permanente, da qual todos nós deveriamos usufruir, já que a vida é um aprendizado constante. Concordamos com os termos do Parecer CNE/CEB nº 11/2000, segundo o qual, a função qualificadora, mais do que uma função, é o próprio sentido da EJA.. Quanto à função equalizadora, o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 coloca o princípio da igualdade de oportunidades como ponto de partida para que essa função se efetive.
 
 
	Gabarito
Coment.	
 	
8.
Que perspectiva educacional o MOBRAL e o Ensino Supletivo reforçavam após os anos 70?
 	Conteudista
	Crítica
Certo		Compensatória
	Libertadora
	Emancipadora
Explicação:
 Educação compensatória é um termo originado na revoluçao industrial que é o conjunto de medidas politicas pedagogicas visando compensar as deficiencias fisicas , efetivas, intelectuais a fim de prepara-las para o trabalho
O segundo Congresso Nacional de Educação realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção de educação de adultos. Quais as razões apresentadas pela delegação de Pernambuco, da qual Paulo Freire fazia parte, para o problema do analfabetismo no Nordeste?
 	A falta de escolas.
	A péssima qualidade da merenda oferecida nas escolas.
	Problemas educacionais, em geral.
Certo		A miséria da população.
	A excelente política educacional praticada na região.
Explicação:
Neste período, o Nordeste ainda sofria com a seca.
 
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
Marque a alternativa correta.
Avanços reconhecidos hoje nas políticas públicas para a EJA expressam essa contribuição, como, 
 Certo		
O reconhecimento que a educação é por toda a vida; a aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias participativas; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	O desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras de conhecimento.
	
O reconhecimento que a educação se dá por um período da vida; o desconhecimento de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
Explicação:
A superação dos preconceitos e o reconhecimento da Educação de Jovens e adultos composta por sujeitos de aprendizagem, produtores e disseminadores de conhecimentos.Gabarito
Coment.	
 	
3.
O início dos anos 60 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um novo paradigma educativo para a área. Paulo Freire passa a relacionar a questão do analfabetismo á situação de miséria que grande parte da população brasileira estava submetida. Por esse paradigma, educar é acima de tudo
 		o ensino de conteúdos.
CERTO		um ato político.
	mais uma tarefa profissional.
	mais um fazer pedagógico.
	uma ação cotidiana nas escolas.
Explicação:
A educação, ao longo do tempo , sempre foi um ato imbuído de responsabilidade e compromisso na preparação e formação dos indivíduos que compõe uma sociedade.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
4.
Miguel Arroyo (2001) coloca que a LDB 9394/96 refere-se a jovens e adultos não como aprendizes de uma etapa de ensino, mas como educandos, sujeitos sociais e culturais. Esta diferença sugere que a EJA é...
 	Basicamente o ensino fundamental.
Certo		Uma modalidade que constitui sua própria especificidade.
	Um nível de ensino dos anos iniciais.
	É basicamente a alfabetização.
	Um nível de ensino dos anos finais.
Explicação:
POr ser uma modalidade de ensino diferenciada, o EJA deve ter suas especificidades estudadas e utilizadas para o sucesso da apendizagem do aluno
	Gabarito
Coment.	
 	
5.
Que perspectiva educacional o MOBRAL e o Ensino Supletivo reforçavam após os anos 70?
 	Conteudista
	Crítica
	Emancipadora
Certo		Compensatória
	Libertadora
Explicação:
 Educação compensatória é um termo originado na revoluçao industrial que é o conjunto de medidas politicas pedagogicas visando compensar as deficiencias fisicas , efetivas, intelectuais a fim de prepara-las para o trabalho
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
6.
Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
 Certo		para o mercado de trabalho
	para se alfabetizar
	para melhorar as relações sociais
	para um movimento de inclusão social
	para ler, escrever e contar
Explicação:
A escola, além de passar conteúdos, deve ajudar na formação de cidadãos enão só para o mercado
	Gabarito
Coment.	
 	
7.
Marque a opção correta em relação aos principais conceitos do pensamento de Paulo Freire:
 	Letramento, Libertação e Autonomia
	Alfabetização, Criatividade e Autonomia
	Curiosidade, Letramento e Autonomia
	Alfabetização, Letramento e Autonomia
Certo		Conscientização , Libertação e Autonomia
Explicação: Para Paulo Freire, a educação deveria promover a Conscientização e não a alienação; a Libertação, ao invés da opressão e dar Autonomia aos sujeitos para serem o sujeito de seu próprio conhecimento.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
8.
A luta para acabar com o Analfabetismo no Brasil é histórica e envolve avanços e retrocessos. Um destes avanços, diz respeito às novas Diretrizes Curriculares para a EJA. Nesta nova perspectiva educacional, deverão ser observadas as seguintes funções:
 	As Funções Instrutivas e Reparadoras
	As Funções Técnicas, Reparadoras e Qualificadoras
	As Funções Formativas, Instrutivas e Emocionais.
Certo		As Funções Reparadoras, Equalizadoras e Qualificadoras.
	As Funções Técnicas e de Formação Profissional.
Explicação:
A função qualificadora, na nossa percepção, é a que confere uma maior amplitude à EJA, dada a sua perspectiva de educação permanente, da qual todos nós deveriamos usufruir, já que a vida é um aprendizado constante. Concordamos com os termos do Parecer CNE/CEB nº 11/2000, segundo o qual, a função qualificadora, mais do que uma função, é o próprio sentido da EJA.. Quanto à função equalizadora, o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 coloca o princípio da igualdade de oportunidades como ponto de partida para que essa função se efetive.
1a Questão
O segundo Congresso Nacional de Educação realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção de educação de adultos. Quais as razões apresentadas pela delegação de Pernambuco, da qual Paulo Freire fazia parte, para o problema do analfabetismo no Nordeste?
	A falta de escolas.
	A péssima qualidade da merenda oferecida nas escolas.
	Problemas educacionais, em geral.
 Certo	A miséria da população.
	A excelente política educacional praticada na região.
Respondido em 16/03/2020 16:36:08
Explicação:
Neste período, o Nordeste ainda sofria com a seca.
 
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.2a Questão
Marque a alternativa correta.
Avanços reconhecidos hoje nas políticas públicas para a EJA expressam essa contribuição, como, 
 Certo	
O reconhecimento que a educação é por toda a vida; a aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias participativas; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	O desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras de conhecimento.
	
O reconhecimento que a educação se dá por um período da vida; o desconhecimento de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
Respondido em 16/03/2020 16:36:13
Explicação:
A superação dos preconceitos e o reconhecimento da Educação de Jovens e adultos composta por sujeitos de aprendizagem, produtores e disseminadores de conhecimentos.
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.3a Questão
O início dos anos 60 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um novo paradigma educativo para a área. Paulo Freire passa a relacionar a questão do analfabetismo á situação de miséria que grande parte da população brasileira estava submetida. Por esse paradigma, educar é acima de tudo
 	o ensino de conteúdos.
 Certo	um ato político.
	mais uma tarefa profissional.
	mais um fazer pedagógico.
	uma ação cotidiana nas escolas.
Respondido em 16/03/2020 16:36:09
Explicação:
A educação, ao longo do tempo , sempre foi um ato imbuído de responsabilidade e compromisso na preparação e formação dos indivíduos que compõe uma sociedade.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.4a Questão
Miguel Arroyo (2001) coloca que a LDB 9394/96 refere-se a jovens e adultos não como aprendizes de uma etapa de ensino, mas como educandos, sujeitos sociais e culturais. Esta diferença sugere que a EJA é...
	Basicamente o ensino fundamental.
 Certo	Uma modalidade que constitui sua própria especificidade.
	Um nível de ensino dos anos iniciais.
	É basicamente a alfabetização.
	Um nível de ensino dos anos finais.
Respondido em 16/03/2020 16:37:17
Explicação:
POr ser uma modalidade de ensino diferenciada, o EJA deve ter suas especificidades estudadas e utilizadas para o sucesso da apendizagem do aluno
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.5a Questão
Que perspectiva educacional o MOBRAL e o Ensino Supletivo reforçavam após os anos 70?
	Conteudista
	Crítica
	Emancipadora
 Certo	Compensatória
	Libertadora
Respondido em 16/03/2020 16:42:44
Explicação:
 Educação compensatória é um termo originado na revoluçao industrial que é o conjunto de medidas politicas pedagogicas visando compensar as deficiencias fisicas , efetivas, intelectuais a fim de prepara-las para o trabalho
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.6a Questão
Uma das funções da escola deve ser ade esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
 Certo	para o mercado de trabalho
	para se alfabetizar
	para melhorar as relações sociais
	para um movimento de inclusão social
	para ler, escrever e contar
Respondido em 16/03/2020 16:42:55
Explicação:
A escola, além de passar conteúdos, deve ajudar na formação de cidadãos enão só para o mercado
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.7a Questão
Marque a opção correta em relação aos principais conceitos do pensamento de Paulo Freire:
	Letramento, Libertação e Autonomia
	Alfabetização, Criatividade e Autonomia
	Curiosidade, Letramento e Autonomia
	Alfabetização, Letramento e Autonomia
 Certo	Conscientização , Libertação e Autonomia
Respondido em 16/03/2020 16:42:53
Explicação: Para Paulo Freire, a educação deveria promover a Conscientização e não a alienação; a Libertação, ao invés da opressão e dar Autonomia aos sujeitos para serem o sujeito de seu próprio conhecimento.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.8a Questão
A luta para acabar com o Analfabetismo no Brasil é histórica e envolve avanços e retrocessos. Um destes avanços, diz respeito às novas Diretrizes Curriculares para a EJA. Nesta nova perspectiva educacional, deverão ser observadas as seguintes funções:
	As Funções Instrutivas e Reparadoras
	As Funções Técnicas, Reparadoras e Qualificadoras
	As Funções Formativas, Instrutivas e Emocionais.
 Certo	As Funções Reparadoras, Equalizadoras e Qualificadoras.
	As Funções Técnicas e de Formação Profissional.
Respondido em 16/03/2020 16:43:10
Explicação:
A função qualificadora, na nossa percepção, é a que confere uma maior amplitude à EJA, dada a sua perspectiva de educação permanente, da qual todos nós deveriamos usufruir, já que a vida é um aprendizado constante. Concordamos com os termos do Parecer CNE/CEB nº 11/2000, segundo o qual, a função qualificadora, mais do que uma função, é o próprio sentido da EJA.. Quanto à função equalizadora, o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 coloca o princípio da igualdade de oportunidades como ponto de partida para que essa função se efetive.
O segundo Congresso Nacional de Educação realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção de educação de adultos. Quais as razões apresentadas pela delegação de Pernambuco, da qual Paulo Freire fazia parte, para o problema do analfabetismo no Nordeste?
 	A excelente política educacional praticada na região.
	Problemas educacionais, em geral.
	A falta de escolas.
	A péssima qualidade da merenda oferecida nas escolas.
Certo		A miséria da população.
Explicação:
Neste período, o Nordeste ainda sofria com a seca.
 
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
Marque a alternativa correta.
Avanços reconhecidos hoje nas políticas públicas para a EJA expressam essa contribuição, como, 
 	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras de conhecimento.
	
O reconhecimento que a educação se dá por um período da vida; o desconhecimento de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
Certo		
O reconhecimento que a educação é por toda a vida; a aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias participativas; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	O desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
Explicação:
A superação dos preconceitos e o reconhecimento da Educação de Jovens e adultos composta por sujeitos de aprendizagem, produtores e disseminadores de conhecimentos.
	Gabarito
Coment.	
 	
3.
O início dos anos 60 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um novo paradigma educativo para a área. Paulo Freire passa a relacionar a questão do analfabetismo á situação de miséria que grande parte da população brasileira estava submetida. Por esse paradigma, educar é acima de tudo
 	mais uma tarefa profissional.
	mais um fazer pedagógico.
Certo		um ato político.
	uma ação cotidiana nas escolas.
	o ensino de conteúdos.
Explicação:
A educação, ao longo do tempo , sempre foi um ato imbuído de responsabilidade e compromisso na preparação e formação dos indivíduos que compõe uma sociedade.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
4.
Miguel Arroyo (2001) coloca que a LDB 9394/96 refere-se a jovens e adultos não como aprendizes de uma etapa de ensino, mas como educandos, sujeitos sociais e culturais. Esta diferença sugere que a EJA é...
 	É basicamente a alfabetização.
	Basicamente o ensino fundamental.
	Um nível de ensino dos anos finais.
Certo		Uma modalidade que constitui sua própria especificidade.
	Um nível de ensino dos anos iniciais.
Explicação:
POr ser uma modalidade de ensino diferenciada, o EJA deve ter suas especificidades estudadas e utilizadas para o sucesso da apendizagem do aluno
	Gabarito
Coment.	
 	
5.
Que perspectiva educacional o MOBRAL e o Ensino Supletivo reforçavam após os anos 70?
 	Libertadora
	Emancipadora
	Crítica
	Conteudista
Certo		Compensatória
Explicação:
 Educação compensatória é um termo originado na revoluçao industrial que é o conjunto de medidas politicas pedagogicas visando compensar as deficiencias fisicas , efetivas, intelectuais a fim de prepara-las para o trabalho
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
6.
Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
 	para melhorar as relações sociais
	para se alfabetizar
	para ler, escrever e contar
	para um movimento de inclusão social
Certo		para o mercado de trabalho
Explicação:
A escola, além de passar conteúdos, deve ajudar na formação de cidadãos enão só para o mercado
	Gabarito
Coment.	
 	
7.
Marque a opção correta em relação aos principais conceitos do pensamento de Paulo Freire:
 	Curiosidade, Letramento e Autonomia
Certo		Conscientização , Libertação e Autonomia
	Alfabetização, Letramento e Autonomia
	Letramento, Libertação e Autonomia
	Alfabetização, Criatividade e Autonomia
Explicação: Para Paulo Freire, a educação deveria promover a Conscientização e não a alienação; a Libertação, ao invés da opressão e dar Autonomia aos sujeitos para serem o sujeito de seu próprio conhecimento.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
8.
A luta para acabar com o Analfabetismo no Brasil é histórica e envolve avanços e retrocessos. Um destes avanços, diz respeito às novas Diretrizes Curriculares para a EJA. Nesta nova perspectiva educacional, deverão ser observadas as seguintes funções:
 	As Funções Técnicas, Reparadoras e Qualificadoras
	As Funções Formativas, Instrutivas e Emocionais.
Certo		As Funções Reparadoras, Equalizadoras e Qualificadoras.
	As Funções Instrutivas e Reparadoras
	As Funções Técnicas e de Formação Profissional.
Explicação:
A função qualificadora, na nossa percepção, é a que confere uma maior amplitude à EJA, dada a sua perspectiva de educação permanente, da qual todos nós deveriamos usufruir, já que a vida é um aprendizado constante. Concordamos com os termos do Parecer CNE/CEB nº 11/2000, segundo o qual, a função qualificadora, mais do que uma função, é o próprio sentido da EJA.. Quanto à função equalizadora, o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 coloca oprincípio da igualdade de oportunidades como ponto de partida para que essa função se efetive.
Alfabetizar adultos requer um trabalho diferente daquele realizado nas escolas regulares, destinado a crianças / adolescentes. É comum na EJA a infantilização nas abordagens e nas linguagens dos professores, por isso convém ressaltar que na Educação de Jovens e Adultos é ERRADO considerar que...
 	É comum a baixa auto estima, pelos fracassos anteriores.
	É importante ter consciência que a EJA tem garantido acesso à educação.
	É comum o uso de diminutivos por partes dos professores, como continhas, tarefinha, etc., o que causa constrangimento aos alunos da EJA.
	É importante ter consciência de que o aluno e o professor têm uma vida rica de aprendizagens.
Certo		É importante, apenas, o uso do livro didático para clareza dos conteúdos.
Explicação:
O livro didático não deve ser a única ferramenta para o processo de ensino aprendizagem em qualquer segmento
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
Com o surgimento dos debates políticos dos anos 40, 50 e 60 surgiram também as chamadas Reformas de Base. Nesse contexto foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases que reconheceu a educação como direito de todos, sendo ela a:
 	Lei 9394/96.
	Lei 8069/90.
Certo		Lei 4024/61.
	Lei 5692/71.
	Lei 11.274/07.
Explicação:
Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
	Gabarito
Coment.	
 	
3.
A partir do ano 2000, temos a incorporação de novos marcos conceituais e normativos da EJA estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, que através do parecer 11/2000, aponta para a necessidade de passarmos de um paradigma de educação Compensatória para uma concepção de educação continuada ao logo da vida. Uma das grandes dificuldades de se implementar esta nova perspectiva se dá pelo fato do professor ainda:
 Certo		Ter como referencial pedagógico o modelo de escolarização de crianças e adolescentes.
	Ter turmas heterogêneas e com interesses diferentes.
	Aproximar o conteúdo formal da realidade dos educandos.
	Ter uma postura crítica reflexiva em relação aos conteúdos ensinando.
	Ter um olhar atento e sensível aos saberes populares.
Explicação: Um dos maiores obstáculos para uma Educação dialógica na EJA, é o fato de muitos professores infantilizarem os educandos e não aproveitarem a heterogeneidade para trabalharem a troca de saberes em sala.
	Gabarito
Coment.	
 	
4.
A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer :
 	a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma e libertadora, prescindindo da presença do educador.
Certo		a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídos de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo.
	a partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória.
	de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras.
	a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos o oprimidos às culturas hegemônicas.
Explicação:
Paulo Freire afirmava que alafabetização na EJA se daria através de palavras geradoras da realidade do aluno
	Gabarito
Coment.	
 	
5.
Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
 	para um movimento de inclusão social
Certo		para o mercado de trabalho
	para ler, escrever e contar
	para melhorar as relações sociais
	para se alfabetizar
Explicação:
A escola, além de passar conteúdos, deve ajudar na formação de cidadãos enão só para o mercado
	Gabarito
Coment.	
 	
6.
Marque a opção correta em relação aos principais conceitos do pensamento de Paulo Freire:
 	Letramento, Libertação e Autonomia
Certo		Conscientização , Libertação e Autonomia
	Alfabetização, Criatividade e Autonomia
	Alfabetização, Letramento e Autonomia
	Curiosidade, Letramento e Autonomia
Explicação: Para Paulo Freire, a educação deveria promover a Conscientização e não a alienação; a Libertação, ao invés da opressão e dar Autonomia aos sujeitos para serem o sujeito de seu próprio conhecimento.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
7.
A luta para acabar com o Analfabetismo no Brasil é histórica e envolve avanços e retrocessos. Um destes avanços, diz respeito às novas Diretrizes Curriculares para a EJA. Nesta nova perspectiva educacional, deverão ser observadas as seguintes funções:
 	As Funções Técnicas, Reparadoras e Qualificadoras
Certo		As Funções Reparadoras, Equalizadoras e Qualificadoras.
	As Funções Formativas, Instrutivas e Emocionais.
	As Funções Técnicas e de Formação Profissional.
	As Funções Instrutivas e Reparadoras
Explicação:
A função qualificadora, na nossa percepção, é a que confere uma maior amplitude à EJA, dada a sua perspectiva de educação permanente, da qual todos nós deveriamos usufruir, já que a vida é um aprendizado constante. Concordamos com os termos do Parecer CNE/CEB nº 11/2000, segundo o qual, a função qualificadora, mais do que uma função, é o próprio sentido da EJA.. Quanto à função equalizadora, o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 coloca o princípio da igualdade de oportunidades como ponto de partida para que essa função se efetive.
 
 
	Gabarito
Coment.	
 	
8.
Que perspectiva educacional o MOBRAL e o Ensino Supletivo reforçavam após os anos 70?
 	Emancipadora
	Libertadora
	Crítica
Certo		Compensatória
	Conteudista
Explicação:
 Educação compensatória é um termo originado na revoluçao industrial que é o conjunto de medidas politicas pedagogicas visando compensar as deficiencias fisicas , efetivas, intelectuais a fim de prepara-las para o trabalho
O segundo Congresso Nacional de Educação realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção de educação de adultos. Quais as razões apresentadas pela delegação de Pernambuco, da qual Paulo Freire fazia parte, para o problema do analfabetismo no Nordeste?
 	A excelente política educacional praticada na região.
	Problemas educacionais, em geral.
	A péssima qualidade da merenda oferecida nas escolas.
Certo		A miséria da população.
	A falta de escolas.
Explicação:
Neste período, o Nordeste ainda sofria com a seca.
 
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
Marque a alternativa correta.
Avanços reconhecidos hoje nas políticas públicas para a EJA expressam essa contribuição, como, 
 	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras de conhecimento.
	
O reconhecimento que a educação se dá por um período da vida; o desconhecimento de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
Certo		
O reconhecimento que a educação é por toda a vida; a aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias participativas; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	O desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
Explicação:
A superação dos preconceitos e o reconhecimento da Educação deJovens e adultos composta por sujeitos de aprendizagem, produtores e disseminadores de conhecimentos.
	Gabarito
Coment.	
 	
3.
O início dos anos 60 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um novo paradigma educativo para a área. Paulo Freire passa a relacionar a questão do analfabetismo á situação de miséria que grande parte da população brasileira estava submetida. Por esse paradigma, educar é acima de tudo
 	mais uma tarefa profissional.
	uma ação cotidiana nas escolas.
	o ensino de conteúdos.
	mais um fazer pedagógico.
Certo		um ato político.
Explicação:
A educação, ao longo do tempo , sempre foi um ato imbuído de responsabilidade e compromisso na preparação e formação dos indivíduos que compõe uma sociedade.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
4.
Miguel Arroyo (2001) coloca que a LDB 9394/96 refere-se a jovens e adultos não como aprendizes de uma etapa de ensino, mas como educandos, sujeitos sociais e culturais. Esta diferença sugere que a EJA é...
 	Um nível de ensino dos anos iniciais.
	É basicamente a alfabetização.
	Um nível de ensino dos anos finais.
	Basicamente o ensino fundamental.
Certo		Uma modalidade que constitui sua própria especificidade.
Explicação:
POr ser uma modalidade de ensino diferenciada, o EJA deve ter suas especificidades estudadas e utilizadas para o sucesso da apendizagem do aluno
	Gabarito
Coment.	
 	
5.
Que perspectiva educacional o MOBRAL e o Ensino Supletivo reforçavam após os anos 70?
 	Libertadora
Certo		Compensatória
	Conteudista
	Crítica
	Emancipadora
Explicação:
 Educação compensatória é um termo originado na revoluçao industrial que é o conjunto de medidas politicas pedagogicas visando compensar as deficiencias fisicas , efetivas, intelectuais a fim de prepara-las para o trabalho
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
6.
Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
 	para melhorar as relações sociais
	para um movimento de inclusão social
	para se alfabetizar
	para ler, escrever e contar
Certo		para o mercado de trabalho
Explicação:
A escola, além de passar conteúdos, deve ajudar na formação de cidadãos enão só para o mercado
	Gabarito
Coment.	
 	
7.
Marque a opção correta em relação aos principais conceitos do pensamento de Paulo Freire:
 	Curiosidade, Letramento e Autonomia
	Alfabetização, Letramento e Autonomia
	Alfabetização, Criatividade e Autonomia
	Letramento, Libertação e Autonomia
Certo		Conscientização , Libertação e Autonomia
Explicação: Para Paulo Freire, a educação deveria promover a Conscientização e não a alienação; a Libertação, ao invés da opressão e dar Autonomia aos sujeitos para serem o sujeito de seu próprio conhecimento.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
8.
A luta para acabar com o Analfabetismo no Brasil é histórica e envolve avanços e retrocessos. Um destes avanços, diz respeito às novas Diretrizes Curriculares para a EJA. Nesta nova perspectiva educacional, deverão ser observadas as seguintes funções:
 	As Funções Técnicas, Reparadoras e Qualificadoras
Certo		As Funções Reparadoras, Equalizadoras e Qualificadoras.
	As Funções Técnicas e de Formação Profissional.
	As Funções Formativas, Instrutivas e Emocionais.
	As Funções Instrutivas e Reparadoras
Explicação:
A função qualificadora, na nossa percepção, é a que confere uma maior amplitude à EJA, dada a sua perspectiva de educação permanente, da qual todos nós deveriamos usufruir, já que a vida é um aprendizado constante. Concordamos com os termos do Parecer CNE/CEB nº 11/2000, segundo o qual, a função qualificadora, mais do que uma função, é o próprio sentido da EJA.. Quanto à função equalizadora, o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 coloca o princípio da igualdade de oportunidades como ponto de partida para que essa função se efetive
Em 1960 foi criado o Movimento de Cultura Popular (MCP), organizado, primeiramente, em conjunto com a Prefeitura Municipal do Recife, e, posteriormente, estendido a várias outras cidades do interior de Pernambuco. Destaca-se, na proposta ações no campo do teatro, atividades culturais realizadas nas praças públicas, além de escolas para crianças e adultos. A educação era concebida como proporcionadora das condições intelectuais para um maior esclarecimento dos trabalhadores; assim, o acesso à leitura e à escrita oportunizariam a ampliação do entendimento político das classes populares em função de um engajamento voltado para a transformação social.
Para o MCP (Movimento de Cultura Popular) a educação trazia como proposta:
I. ações no campo do teatro, atividades culturais
II. educação proporcionadora de condições intelectuais para os trabalhadores.
III. acesso à leitura e a escrita ampliando o entendimento político das classes populares.
IV. entendida como educação funcional, isto é, treinamento de mão de obra.
 
 	
A. Somente a I e III estão corretas.
	
C. Somente a I e IV estão corretas.
	
B. Somente a I e II estão corretas.
	
D. Somente I, III e IV estão corretas.
Certo		
E. Somente I, II e III estão corretas
Explicação:
Essas três questões atendem a pergunta proposta.
I. ações no campo do teatro, atividades culturais
II. educação proporcionadora de condições intelectuais para os trabalhadores.
III. acesso à leitura e a escrita ampliando o entendimento político das classes populares.
 
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
Durante o período militar, a educação dos Jovens e Adultos passa por transformações significativas no que tange à sua oferta por parte do poder público. Assinale a opção que retrata esse período:
 	Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
Certo		As principais ações governamentais foram: a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967 e, após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e, depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
	Pode-se afirmar que a política nacional de educação de adultos foi conduzida pelo regime militar no sentido de eliminar qualquer iniciativa pública de oferta.
	A criação de núcleos de educação popular vinculada a Igreja Católica.
	Desvincula-se à educação das necessidades de formação de mão-de-obra.
Explicação:
As principais ações governamentais foram: a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967 e, após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e, depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
3.
No inicio da década de 1960, Paulo Freire juntamente com estudantes e intelectuais atuam junto a grupos populares desenvolvendo e aplicando novas perspectivas de cultura e educação popular. Movimento de Cultura Popular (MCP); Movimento de Educação de Base (MEB), ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Centros Populares de Cultura (CPCs) da União Nacional dos Estudantes (UNE). Outras iniciativas que merecem destaque foram a da Prefeitura de Natal com a Campanha "de Pé no Chão também se aprende a Ler" e a Campanha de Educação Popular da Paraíba (Ceplar).
Das proposições abaixo sinalize as contribuições desses movimentos e de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos. Assinale a proposição correta
deve ser entendida como um esforço para anular os efeitos ideológicos dos movimentos populares anteriores, direcionados à educação de adultos, desenvolvidos no Nordeste
a educação seria elemento de conhecimento e conscientização para uma possível ação política "transformadora" no social
O método de alfabetização deveria partir de palavras e temas geradores, tornando-se importante que o educador considere a identidade cultural dos alunos em processo de ensino-aprendizagem da leiturae escrita.
Paulo Freire formulou uma pedagogia para a educação popular com embasamentos de uma postura crítica de interrogação, diálogo e solidariedade.
 	
Todas as proposições estão corretas
 
	
as proposições III e IV estão corretas
Certo		
as proposições II, III e IV estão corretas
	
as proposições I, II e IV estão corretas
 
	 Nenhuma proposição está correta
Explicação:
As proposições II, III e IV estão corretas
 	
4.
Foi a partir da década de 1940 que o espaço específico da Educação de Jovens e Adultos se delineou: "as idéias, as leis e as iniciativas que se consolidam (...) [configuram] uma situação inteiramente nova. Até então, registravam-se alguns esforços locais, (...) mas, na década de 40, cogita-se uma educação para todos os adolescentes e adultos analfabetos do país" (BEISIEGEL, 1982: 177).
Assinale a opção correta sobre os determinantes que estimularam a EJA nos anos de 1940 e seu impacto social:
 	1. A intensificação do capitalismo industrial e da ruralização fortaleceu as políticas de EJA no Brasil.
	
5. Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
	
3. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), de 1947, criada pelo Ministério da Educação e Saúde, constitui-se na primeira política pública nacional oferecida a população brasileira não escolarizada e teve um grande impacto e sucesso na superação do analfabetismo no período.
	4. O país passa a educar os jovens e adultos da classe trabalhadora numa perspectiva libertadora.
Certo		2. A EJA foi estimulada internacionalmente, pela UNESCO na década de 40 que, nesse período, tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países.
Explicação:
A EJA foi estimulada internacionalmente, pela UNESCO na década de 40 que, nesse período, tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
5.
Através do Mobral, o regime militar definiu claramente a sua linha de ação nacional em relação à educação popular, tendo como concepções alfabetizadoras e as intencionalidades políticas bem diferente da proposta teórico-metodológica de Paulo Freire, esvaziados de sua ótica problematizadora.
Analisando o papel político do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), podemos afirmar que:
 
 	
4. Suas concepções alfabetizadoras e suas intencionalidades políticas eram baseadas na proposta teórico-metodológica de Paulo Freire. 
	
5. Teve grande êxito nos centros urbanos principalmente pelo seu compromisso com os interesses da classe trabalhadora.
Certo		
3. A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas.
	
2. Vinculado ao MEC, estabeleceu sua estrutura dentro dos sistemas de ensino existentes. 
	
1. O Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado em 1967 pelo governo federal, era vinculado às diretrizes dos movimentos sociais populares. 
Explicação:
A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas
	Gabarito
Coment.	
 	
6.
Podemos afirmar que nos anos 40/50 houveram determinantes políticos e pedagógicos de âmbitos Internacionais e Nacionais que apontaram para a necessidade social do ensino da EJA. Neste sentido, temos no cenário Internacional a atuação da UNESCO e como determinante no cenário Nacional temos a questão:
 	Da transição do modelo urbano-industrial para um modelo agrário exportador.
Certo		Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
	Da educação nas séries iniciais, como forma de prevenir o analfabetismo.
	Do retorno da população agrária para o interior do Estado.
	Da crise do modelo tradicional de ensino.
Explicação:
Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
 	
7.
A nova concepção da EJA nos finais da década de 50 e início da década de 60, deram um salto qualitativo em relação às primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo lançadas pelo Governo. A afirmativa acima se refere especificamente:
 Certo		A importância de Paulo Freire - nova concepção da EJA como um problema social.
	A importância do repasse dos conteúdos e da formação profissional.
	A importância do novo modelo agronômico econômico.
	A importância do MOBRAL.
	A importância do SESI e do SENAI.
Explicação:
 Nova concepção da EJA como um problema social.
	Gabarito
Coment.	
 	
8.
Nas décadas de 40/50, surgiram as primeiras preocupações com a questão da EJA, que passa a ser vista agora como um "problema social". Entretanto, ao analisarmos criticamente as primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo no Brasil, podemos afirmar que:
 	O analfabeto recebia uma educação voltada para a cidadania e transformação social.
	A s campanhas tinham um caráter não profilático.
	A alfabetização e vida política estavam desvinculados.
Certo		A alfabetização em massa tinha objetivos eleitoreiros.
	Os analfabetos eram tratados com dignidade e respeito.
Explicação:
Tinha como objetivo eleitoreiro, alfabetizar a população..
	
Os anos de 1940 e 1950 podem ser apresentados como o momento específico onde a EJA começa a se considerada como uma necessidade da sociedade tendo significado tanto no cenário internacional e como nacional. O contexto econômico e político que o país atravessava naquele momento explicava a força que as campanhas de EJA passaram a ter. Portanto nas proposições abaixo identifique nesse momento histórico os determinantes políticos e pedagógicos que marcaram a necessidade da educação de Jovens e Adultos. Assinale a proposição correta
I. a formação de uma mão-de-obra mais qualificada para a então emergente indústria nacional.
II. com a redemocratização do país (fim do Estado Novo), havia a necessidade de ampliação das bases eleitorais dos partidos políticos (analfabetos não votavam);
III. o intenso êxodo rural acarretava a necessidade de integração dos migrantes aos centros urbanos;
IV. o início de uma política oficial de EJA, nesse período, como um fenômeno não vinculado diretamente às necessidades daquele momento;
 Certo		
estão corretas I, II e III
	Todas estão corretas
	
estão corretas II, III e IV
	
estão corretas III e IV
	
estão corretas I, II e IV
Explicação:
As proposições corretas são:
I. a formação de uma mão-de-obra mais qualificada para a então emergente indústria nacional.
II. com a redemocratização do país (fim do Estado Novo), havia a necessidade de ampliação das bases eleitorais dos partidos políticos (analfabetos não votavam);
III. o intenso êxodo rural acarretava a necessidade de integração dos migrantes aos centros urbanos;
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um paradigma educativo para a área. Assinale a opção que NÃO reforça essa tendência político-pedagógica:
 	Quando uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste, ganha projeção no cenário nacional da educação.
	Ganha expressão as atividades de alfabetização de Paulo Freire e outros que relacionavam o problema do analfabetismo à situação de miséria a que estava submetida grande parte da população brasileira.
Certo		Fortalece-se a ideia de que a alfabetização deveria contribuir para a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	Dentre as iniciativas que ganham destaques estão àquelas ligadas a grupos populares organizados e movimentos sociais da época.
	A proposta de alfabetização de Paulo Freire foi sustentada em uma visão socialmente compromissada.
Explicação:
A ideia de que a alfabetização deveria contribuirpara a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
3.
Pelo censo de 1940, foram mostrados os altos índices do analfabetismo, o que provoca uma tomada de posição do Estado. Em 1947, com o aproveitamento dos recursos do Fundo Nacional do Ensino Primário, criado em 1942, a União lança, em plano nacional, a primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA). A principal critica que recaia sobre essa Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947, era:
 	Pelo seu caráter internacionalista
	Pelo seu caráter pedagógico
	Pelo ser caráter ideológico de esquerda
	Pelo seu caráter teórico
Certo		Pelo seu caráter eleitoreiro
Explicação:
Caráter eleitoreiro.
	Gabarito
Coment.	
 	
4.
A educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil, como modalidade de ensino, é marcada pela descontinuidade e por tênues políticas públicas, insuficientes para dar conta da demanda potencial. São exemplos de iniciativas públicas na área da EJA: I. Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado no período da ditadura, tinha autonomia em relação ao MEC. II. Fundação Educar - antecede o Mobral, tinha como foco a educação continuada. III. Ensino Supletivo - promovido pelo MEC a partir da Lei nº 5.692/1971. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
 	I, II e III.
	I e III;
	I e II.
Certo		II e III;
	I;
Explicação:
Então, II e III;
 	
5.
O segundo Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção para a educação de adultos. A delegação de Pernambuco, da qual fazia parte Paulo Freire, defende, em seu relatório, que o problema do analfabetismo no Nordeste era um problema...
 	pedagógico
	filosófico
	político
Certo		social
	educacional
Explicação:
Era social.
	Gabarito
Coment.	
 	
6.
Em 1934, a Constituição em seu artigo 150 determinava que a União tinha a competência para fixar o plano nacional de educação, coordenar e fiscalizar sua execução em todo o país, além de "exercer ação supletiva, onde se faça necessário por deficiência de iniciativa ou de recursos (PAIVA, 2003, p.124). A educação passou a ser um direito de todos e o ensino primário deveria ser integral, gratuito, de frequência obrigatória e extensiva aos adultos. Portanto diante desse cenário, foi expandida a educação para Jovens e Adultos.
Das colocações abaixo, sinalize A OPÇÃO CORRETA sobre as necessidades que levaram a essa politica oficial de educação de Jovens e Adultos.
I. Devido à necessidade de ter mão de obra para atender ao novo modelo econômico
II. A necessidade de ser alfabetizado para ter direito a votar
III. Necessidade de formação/instrução para atender aos novos postos de trabalhos nas indústrias.
IV. Em 1937, com o golpe e a implantação do Estado Novo, Getúlio Vargas pretendeu alfabetizar o "maior número possível, mas também (...) difundir princípios uniformes de disciplina cívica e moral"
 	Estão corretas I e III
Certo		Todas estão corretas
	Estão corretas I, II e IV
	Estão corretas II, III e IV
	Estão corretas III e IV
Explicação:
Então, todas as questões estão corretas.
	Gabarito
Coment.	
 	
7.
Nas décadas de 40/50, surgiram as primeiras preocupações com a questão da EJA, que passa a ser vista agora como um "problema social". Entretanto, ao analisarmos criticamente as primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo no Brasil, podemos afirmar que:
 	A alfabetização e vida política estavam desvinculados.
Certo		A alfabetização em massa tinha objetivos eleitoreiros.
	Os analfabetos eram tratados com dignidade e respeito.
	A s campanhas tinham um caráter não profilático.
	O analfabeto recebia uma educação voltada para a cidadania e transformação social.
Explicação:
Tinha como objetivo eleitoreiro, alfabetizar a população..
 
	Gabarito
Coment.	
 	
8.
A nova concepção da EJA nos finais da década de 50 e início da década de 60, deram um salto qualitativo em relação às primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo lançadas pelo Governo. A afirmativa acima se refere especificamente:
 	A importância do SESI e do SENAI.
	A importância do MOBRAL.
	A importância do repasse dos conteúdos e da formação profissional.
	A importância do novo modelo agronômico econômico.
Certo		A importância de Paulo Freire - nova concepção da EJA como um problema social.
Explicação:
 Nova concepção da EJA como um problema social.
Em 1960 foi criado o Movimento de Cultura Popular (MCP), organizado, primeiramente, em conjunto com a Prefeitura Municipal do Recife, e, posteriormente, estendido a várias outras cidades do interior de Pernambuco. Destaca-se, na proposta ações no campo do teatro, atividades culturais realizadas nas praças públicas, além de escolas para crianças e adultos. A educação era concebida como proporcionadora das condições intelectuais para um maior esclarecimento dos trabalhadores; assim, o acesso à leitura e à escrita oportunizariam a ampliação do entendimento político das classes populares em função de um engajamento voltado para a transformação social.
Para o MCP (Movimento de Cultura Popular) a educação trazia como proposta:
I. ações no campo do teatro, atividades culturais
II. educação proporcionadora de condições intelectuais para os trabalhadores.
III. acesso à leitura e a escrita ampliando o entendimento político das classes populares.
IV. entendida como educação funcional, isto é, treinamento de mão de obra.
 
 Certo		
E. Somente I, II e III estão corretas
	
B. Somente a I e II estão corretas.
	
D. Somente I, III e IV estão corretas.
	
C. Somente a I e IV estão corretas.
	
A. Somente a I e III estão corretas.
Explicação:
Essas três questões atendem a pergunta proposta.
I. ações no campo do teatro, atividades culturais
II. educação proporcionadora de condições intelectuais para os trabalhadores.
III. acesso à leitura e a escrita ampliando o entendimento político das classes populares.
 
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
Durante o período militar, a educação dos Jovens e Adultos passa por transformações significativas no que tange à sua oferta por parte do poder público. Assinale a opção que retrata esse período:
 	Pode-se afirmar que a política nacional de educação de adultos foi conduzida pelo regime militar no sentido de eliminar qualquer iniciativa pública de oferta.
	A criação de núcleos de educação popular vinculada a Igreja Católica.
	Desvincula-se à educação das necessidades de formação de mão-de-obra.
	Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
Certo		As principais ações governamentais foram: a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967 e, após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e, depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
Explicação:
As principais ações governamentais foram: a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967 e, após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e, depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
3.
No inicio da década de 1960, Paulo Freire juntamente com estudantes e intelectuais atuam junto a grupos populares desenvolvendo e aplicando novas perspectivas de cultura e educação popular. Movimento de Cultura Popular (MCP); Movimento de Educação de Base (MEB), ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Centros Populares de Cultura (CPCs) da União Nacional dos Estudantes (UNE). Outras iniciativas que merecem destaque foram a da Prefeitura de Natal com a Campanha "de Pé no Chão também se aprende a Ler" e a Campanha de Educação Popular da Paraíba (Ceplar).
Das proposições abaixo sinalize as contribuições desses movimentos e de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos. Assinale a proposição correta
deve ser entendida como um esforço para anularos efeitos ideológicos dos movimentos populares anteriores, direcionados à educação de adultos, desenvolvidos no Nordeste
a educação seria elemento de conhecimento e conscientização para uma possível ação política "transformadora" no social
O método de alfabetização deveria partir de palavras e temas geradores, tornando-se importante que o educador considere a identidade cultural dos alunos em processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita.
Paulo Freire formulou uma pedagogia para a educação popular com embasamentos de uma postura crítica de interrogação, diálogo e solidariedade.
 	
as proposições III e IV estão corretas
	
Todas as proposições estão corretas
 
Certo		
as proposições II, III e IV estão corretas
	 Nenhuma proposição está correta
	
as proposições I, II e IV estão corretas
 
Explicação:
As proposições II, III e IV estão corretas
 	
4.
Foi a partir da década de 1940 que o espaço específico da Educação de Jovens e Adultos se delineou: "as idéias, as leis e as iniciativas que se consolidam (...) [configuram] uma situação inteiramente nova. Até então, registravam-se alguns esforços locais, (...) mas, na década de 40, cogita-se uma educação para todos os adolescentes e adultos analfabetos do país" (BEISIEGEL, 1982: 177).
Assinale a opção correta sobre os determinantes que estimularam a EJA nos anos de 1940 e seu impacto social:
 Certo		2. A EJA foi estimulada internacionalmente, pela UNESCO na década de 40 que, nesse período, tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países.
	4. O país passa a educar os jovens e adultos da classe trabalhadora numa perspectiva libertadora.
	1. A intensificação do capitalismo industrial e da ruralização fortaleceu as políticas de EJA no Brasil.
	
3. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), de 1947, criada pelo Ministério da Educação e Saúde, constitui-se na primeira política pública nacional oferecida a população brasileira não escolarizada e teve um grande impacto e sucesso na superação do analfabetismo no período.
	
5. Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
Explicação:
A EJA foi estimulada internacionalmente, pela UNESCO na década de 40 que, nesse período, tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
5.
Através do Mobral, o regime militar definiu claramente a sua linha de ação nacional em relação à educação popular, tendo como concepções alfabetizadoras e as intencionalidades políticas bem diferente da proposta teórico-metodológica de Paulo Freire, esvaziados de sua ótica problematizadora.
Analisando o papel político do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), podemos afirmar que:
 
 Certo		
3. A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas.
	
4. Suas concepções alfabetizadoras e suas intencionalidades políticas eram baseadas na proposta teórico-metodológica de Paulo Freire. 
	
1. O Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado em 1967 pelo governo federal, era vinculado às diretrizes dos movimentos sociais populares. 
	
5. Teve grande êxito nos centros urbanos principalmente pelo seu compromisso com os interesses da classe trabalhadora.
	
2. Vinculado ao MEC, estabeleceu sua estrutura dentro dos sistemas de ensino existentes. 
Explicação:
A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas
	Gabarito
Coment.	
 	
6.
Podemos afirmar que nos anos 40/50 houveram determinantes políticos e pedagógicos de âmbitos Internacionais e Nacionais que apontaram para a necessidade social do ensino da EJA. Neste sentido, temos no cenário Internacional a atuação da UNESCO e como determinante no cenário Nacional temos a questão:
 Certo		Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
	Da transição do modelo urbano-industrial para um modelo agrário exportador.
	Da crise do modelo tradicional de ensino.
	Da educação nas séries iniciais, como forma de prevenir o analfabetismo.
	Do retorno da população agrária para o interior do Estado.
Explicação:
Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
 	
7.
A nova concepção da EJA nos finais da década de 50 e início da década de 60, deram um salto qualitativo em relação às primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo lançadas pelo Governo. A afirmativa acima se refere especificamente:
 	A importância do repasse dos conteúdos e da formação profissional.
	A importância do MOBRAL.
	A importância do SESI e do SENAI.
	A importância do novo modelo agronômico econômico.
Certo		A importância de Paulo Freire - nova concepção da EJA como um problema social.
Explicação:
 Nova concepção da EJA como um problema social.
	Gabarito
Coment.	
 	
8.
Nas décadas de 40/50, surgiram as primeiras preocupações com a questão da EJA, que passa a ser vista agora como um "problema social". Entretanto, ao analisarmos criticamente as primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo no Brasil, podemos afirmar que:
 	O analfabeto recebia uma educação voltada para a cidadania e transformação social.
Certo		A alfabetização em massa tinha objetivos eleitoreiros.
	Os analfabetos eram tratados com dignidade e respeito.
	A s campanhas tinham um caráter não profilático.
	A alfabetização e vida política estavam desvinculados.
Explicação:
Tinha como objetivo eleitoreiro, alfabetizar a população..
Os anos de 1940 e 1950 podem ser apresentados como o momento específico onde a EJA começa a se considerada como uma necessidade da sociedade tendo significado tanto no cenário internacional e como nacional. O contexto econômico e político que o país atravessava naquele momento explicava a força que as campanhas de EJA passaram a ter. Portanto nas proposições abaixo identifique nesse momento histórico os determinantes políticos e pedagógicos que marcaram a necessidade da educação de Jovens e Adultos. Assinale a proposição correta
I. a formação de uma mão-de-obra mais qualificada para a então emergente indústria nacional.
II. com a redemocratização do país (fim do Estado Novo), havia a necessidade de ampliação das bases eleitorais dos partidos políticos (analfabetos não votavam);
III. o intenso êxodo rural acarretava a necessidade de integração dos migrantes aos centros urbanos;
IV. o início de uma política oficial de EJA, nesse período, como um fenômeno não vinculado diretamente às necessidades daquele momento;
 	
estão corretas II, III e IV
	
estão corretas I, II e IV
	
estão corretas III e IV
	Todas estão corretas
Certo		
estão corretas I, II e III
Explicação:
As proposições corretas são:
I. a formação de uma mão-de-obra mais qualificada para a então emergente indústria nacional.
II. com a redemocratização do país (fim do Estado Novo), havia a necessidade de ampliação das bases eleitorais dos partidos políticos (analfabetos não votavam);
III. o intenso êxodo rural acarretava a necessidade de integração dos migrantes aos centros urbanos;
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um paradigma educativo para a área. Assinale a opção que NÃO reforça essa tendência político-pedagógica:
 	Quando uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste, ganha projeção no cenário nacional da educação.
	Ganha expressão as atividades de alfabetização de Paulo Freire e outros que relacionavam o problema do analfabetismo à situação de miséria a que estava submetida grande parte dapopulação brasileira.
Certo		Fortalece-se a ideia de que a alfabetização deveria contribuir para a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	A proposta de alfabetização de Paulo Freire foi sustentada em uma visão socialmente compromissada.
	Dentre as iniciativas que ganham destaques estão àquelas ligadas a grupos populares organizados e movimentos sociais da época.
Explicação:
A ideia de que a alfabetização deveria contribuir para a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
3.
Pelo censo de 1940, foram mostrados os altos índices do analfabetismo, o que provoca uma tomada de posição do Estado. Em 1947, com o aproveitamento dos recursos do Fundo Nacional do Ensino Primário, criado em 1942, a União lança, em plano nacional, a primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA). A principal critica que recaia sobre essa Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947, era:
 	Pelo seu caráter internacionalista
	Pelo seu caráter teórico
	Pelo ser caráter ideológico de esquerda
Certo		Pelo seu caráter eleitoreiro
	Pelo seu caráter pedagógico
Explicação:
Caráter eleitoreiro.
	Gabarito
Coment.	
 	
4.
A educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil, como modalidade de ensino, é marcada pela descontinuidade e por tênues políticas públicas, insuficientes para dar conta da demanda potencial. São exemplos de iniciativas públicas na área da EJA: I. Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado no período da ditadura, tinha autonomia em relação ao MEC. II. Fundação Educar - antecede o Mobral, tinha como foco a educação continuada. III. Ensino Supletivo - promovido pelo MEC a partir da Lei nº 5.692/1971. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
 	I, II e III.
	I;
Certo		II e III;
	I e II.
	I e III;
Explicação:
Então, II e III;
 	
5.
O segundo Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção para a educação de adultos. A delegação de Pernambuco, da qual fazia parte Paulo Freire, defende, em seu relatório, que o problema do analfabetismo no Nordeste era um problema...
 	educacional
	político
	filosófico
Certo		social
	pedagógico
Explicação:
Era social.
	Gabarito
Coment.	
 	
6.
Em 1934, a Constituição em seu artigo 150 determinava que a União tinha a competência para fixar o plano nacional de educação, coordenar e fiscalizar sua execução em todo o país, além de "exercer ação supletiva, onde se faça necessário por deficiência de iniciativa ou de recursos (PAIVA, 2003, p.124). A educação passou a ser um direito de todos e o ensino primário deveria ser integral, gratuito, de frequência obrigatória e extensiva aos adultos. Portanto diante desse cenário, foi expandida a educação para Jovens e Adultos.
Das colocações abaixo, sinalize A OPÇÃO CORRETA sobre as necessidades que levaram a essa politica oficial de educação de Jovens e Adultos.
I. Devido à necessidade de ter mão de obra para atender ao novo modelo econômico
II. A necessidade de ser alfabetizado para ter direito a votar
III. Necessidade de formação/instrução para atender aos novos postos de trabalhos nas indústrias.
IV. Em 1937, com o golpe e a implantação do Estado Novo, Getúlio Vargas pretendeu alfabetizar o "maior número possível, mas também (...) difundir princípios uniformes de disciplina cívica e moral"
 	Estão corretas I e III
	Estão corretas I, II e IV
	Estão corretas III e IV
Certo		Todas estão corretas
	Estão corretas II, III e IV
Explicação:
Então, todas as questões estão corretas.
	Gabarito
Coment.	
 	
7.
Nas décadas de 40/50, surgiram as primeiras preocupações com a questão da EJA, que passa a ser vista agora como um "problema social". Entretanto, ao analisarmos criticamente as primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo no Brasil, podemos afirmar que:
 	Os analfabetos eram tratados com dignidade e respeito.
	A alfabetização e vida política estavam desvinculados.
	A s campanhas tinham um caráter não profilático.
	O analfabeto recebia uma educação voltada para a cidadania e transformação social.
Certo		A alfabetização em massa tinha objetivos eleitoreiros.
Explicação:
Tinha como objetivo eleitoreiro, alfabetizar a população..
 
	Gabarito
Coment.	
 	
8.
A nova concepção da EJA nos finais da década de 50 e início da década de 60, deram um salto qualitativo em relação às primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo lançadas pelo Governo. A afirmativa acima se refere especificamente:
 	A importância do SESI e do SENAI.
Certo		A importância de Paulo Freire - nova concepção da EJA como um problema social.
	A importância do MOBRAL.
	A importância do novo modelo agronômico econômico.
	A importância do repasse dos conteúdos e da formação profissional.
Explicação:
 Nova concepção da EJA como um problema social.
	
Em 1960 foi criado o Movimento de Cultura Popular (MCP), organizado, primeiramente, em conjunto com a Prefeitura Municipal do Recife, e, posteriormente, estendido a várias outras cidades do interior de Pernambuco. Destaca-se, na proposta ações no campo do teatro, atividades culturais realizadas nas praças públicas, além de escolas para crianças e adultos. A educação era concebida como proporcionadora das condições intelectuais para um maior esclarecimento dos trabalhadores; assim, o acesso à leitura e à escrita oportunizariam a ampliação do entendimento político das classes populares em função de um engajamento voltado para a transformação social.
Para o MCP (Movimento de Cultura Popular) a educação trazia como proposta:
I. ações no campo do teatro, atividades culturais
II. educação proporcionadora de condições intelectuais para os trabalhadores.
III. acesso à leitura e a escrita ampliando o entendimento político das classes populares.
IV. entendida como educação funcional, isto é, treinamento de mão de obra.
 
 	
D. Somente I, III e IV estão corretas.
Certo		
E. Somente I, II e III estão corretas
	
C. Somente a I e IV estão corretas.
	
B. Somente a I e II estão corretas.
	
A. Somente a I e III estão corretas.
Explicação:
Essas três questões atendem a pergunta proposta.
I. ações no campo do teatro, atividades culturais
II. educação proporcionadora de condições intelectuais para os trabalhadores.
III. acesso à leitura e a escrita ampliando o entendimento político das classes populares.
 
	Gabarito
Coment.	
 	
2.
Durante o período militar, a educação dos Jovens e Adultos passa por transformações significativas no que tange à sua oferta por parte do poder público. Assinale a opção que retrata esse período:
 	Desvincula-se à educação das necessidades de formação de mão-de-obra.
	A criação de núcleos de educação popular vinculada a Igreja Católica.
Certo		As principais ações governamentais foram: a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967 e, após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e, depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
	Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
	Pode-se afirmar que a política nacional de educação de adultos foi conduzida pelo regime militar no sentido de eliminar qualquer iniciativa pública de oferta.
Explicação:
As principais ações governamentais foram: a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967 e, após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e, depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
3.
No inicio da década de 1960, Paulo Freire juntamente com estudantes e intelectuais atuam junto a grupos populares desenvolvendo e aplicando novas perspectivas de cultura e educação popular. Movimento de Cultura Popular (MCP); Movimento de Educação de Base (MEB), ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Centros Popularesde Cultura (CPCs) da União Nacional dos Estudantes (UNE). Outras iniciativas que merecem destaque foram a da Prefeitura de Natal com a Campanha "de Pé no Chão também se aprende a Ler" e a Campanha de Educação Popular da Paraíba (Ceplar).
Das proposições abaixo sinalize as contribuições desses movimentos e de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos. Assinale a proposição correta
deve ser entendida como um esforço para anular os efeitos ideológicos dos movimentos populares anteriores, direcionados à educação de adultos, desenvolvidos no Nordeste
a educação seria elemento de conhecimento e conscientização para uma possível ação política "transformadora" no social
O método de alfabetização deveria partir de palavras e temas geradores, tornando-se importante que o educador considere a identidade cultural dos alunos em processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita.
Paulo Freire formulou uma pedagogia para a educação popular com embasamentos de uma postura crítica de interrogação, diálogo e solidariedade.
 Certo		
as proposições II, III e IV estão corretas
	 Nenhuma proposição está correta
	
as proposições III e IV estão corretas
	
Todas as proposições estão corretas
 
	
as proposições I, II e IV estão corretas
 
Explicação:
As proposições II, III e IV estão corretas
 	
4.
Foi a partir da década de 1940 que o espaço específico da Educação de Jovens e Adultos se delineou: "as idéias, as leis e as iniciativas que se consolidam (...) [configuram] uma situação inteiramente nova. Até então, registravam-se alguns esforços locais, (...) mas, na década de 40, cogita-se uma educação para todos os adolescentes e adultos analfabetos do país" (BEISIEGEL, 1982: 177).
Assinale a opção correta sobre os determinantes que estimularam a EJA nos anos de 1940 e seu impacto social:
 	1. A intensificação do capitalismo industrial e da ruralização fortaleceu as políticas de EJA no Brasil.
	
5. Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
	4. O país passa a educar os jovens e adultos da classe trabalhadora numa perspectiva libertadora.
	
3. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), de 1947, criada pelo Ministério da Educação e Saúde, constitui-se na primeira política pública nacional oferecida a população brasileira não escolarizada e teve um grande impacto e sucesso na superação do analfabetismo no período.
Certo		2. A EJA foi estimulada internacionalmente, pela UNESCO na década de 40 que, nesse período, tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países.
Explicação:
A EJA foi estimulada internacionalmente, pela UNESCO na década de 40 que, nesse período, tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países.
	Gabarito
Coment.			Gabarito
Coment.	
 	
5.
Através do Mobral, o regime militar definiu claramente a sua linha de ação nacional em relação à educação popular, tendo como concepções alfabetizadoras e as intencionalidades políticas bem diferente da proposta teórico-metodológica de Paulo Freire, esvaziados de sua ótica problematizadora.
Analisando o papel político do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), podemos afirmar que:
 
 	
4. Suas concepções alfabetizadoras e suas intencionalidades políticas eram baseadas na proposta teórico-metodológica de Paulo Freire. 
	
5. Teve grande êxito nos centros urbanos principalmente pelo seu compromisso com os interesses da classe trabalhadora.
	
1. O Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado em 1967 pelo governo federal, era vinculado às diretrizes dos movimentos sociais populares. 
	
2. Vinculado ao MEC, estabeleceu sua estrutura dentro dos sistemas de ensino existentes. 
Certo		
3. A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas.
Explicação:
A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas
	Gabarito
Coment.	
 	
6.
Podemos afirmar que nos anos 40/50 houveram determinantes políticos e pedagógicos de âmbitos Internacionais e Nacionais que apontaram para a necessidade social do ensino da EJA. Neste sentido, temos no cenário Internacional a atuação da UNESCO e como determinante no cenário Nacional temos a questão:
 	Da crise do modelo tradicional de ensino.
	Da transição do modelo urbano-industrial para um modelo agrário exportador.
	Da educação nas séries iniciais, como forma de prevenir o analfabetismo.
Certo		Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
	Do retorno da população agrária para o interior do Estado.
Explicação:
Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
 	
7.
A nova concepção da EJA nos finais da década de 50 e início da década de 60, deram um salto qualitativo em relação às primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo lançadas pelo Governo. A afirmativa acima se refere especificamente:
 	A importância do SESI e do SENAI.
	A importância do repasse dos conteúdos e da formação profissional.
Certo		A importância de Paulo Freire - nova concepção da EJA como um problema social.
	A importância do novo modelo agronômico econômico.
	A importância do MOBRAL.
Explicação:
 Nova concepção da EJA como um problema social.
	Gabarito
Coment.	
 	
8.
Nas décadas de 40/50, surgiram as primeiras preocupações com a questão da EJA, que passa a ser vista agora como um "problema social". Entretanto, ao analisarmos criticamente as primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo no Brasil, podemos afirmar que:
 	A s campanhas tinham um caráter não profilático.
	O analfabeto recebia uma educação voltada para a cidadania e transformação social.
	A alfabetização e vida política estavam desvinculados.
	Os analfabetos eram tratados com dignidade e respeito.
Certo		A alfabetização em massa tinha objetivos eleitoreiros.
Explicação:
Tinha como objetivo eleitoreiro, alfabetizar a população..
No Brasil, em 1967, durante o regime militar surge o Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. Os militares tinham todo o controle do que seria ensinado. O MOBRAL organizou-se, a partir dos anos de 1970, em ação paralela ao ensino Supletivo do MEC. O ENSINO SUPLETIVO foi regulamentado pela Lei nº 5692/71 e concebido dentro de uma visão sistêmica, que compreendia quatro funções: suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação. Com essa regulamentação pela primeira vez, foi organizado em um capítulo próprio, diferenciando-o do ensino regular básico e secundário, abordando, inclusive, a necessidade da formação de professores especificamente para ele e trazendo avanços significativos para o ensino de Jovens e Adultos. Apesar de ter sido elaborada no auge do período de ditadura civil-militar, esse instrumento legal, contraditoriamente, representou a ampliação, em nível legislativo, das oportunidades educacionais.
Essa colocação sinaliza que a modalidade EJA está sendo reconhecido como modalidade, mas as funções mostram a fragilidades. Marque a resposta onde aparece de forma clara essa limitação para a educação.
 	Existe uma proximidade entre o conhecimento escolar e o conhecimento que tais sujeitos trazem da vida.
	
O educador funciona como elemento facilitador do conhecimento e o educando, participa ativamente do processo da aprendizagem.
	
A escola é concebida como um espaço sócio-cultural de aquisição de conhecimentos, espaço de socialização, de trocas culturais e de construção significativa do conhecimento escolar e social.
Certo		
Essas funções mostram a educação pelo viés compensatória (que tinha o papel de suprir a escolarização não realizada na infância e na adolescência),

Continue navegando