Buscar

Exercícios pág

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios pág. 61
1. Leia o trecho a seguir
Comunidade biológica é um vasto e complicado sistema de partilha e distribuição de energia entre as diversas formas de vida. Um dos modos pelos quais os organismos conseguem sua porção de energia é o parasitismo.
a) Por que o parasitismo é apresentado como uma forma de “partilha e distribuição da energia”?
É considerado uma forma de adquirir vitaminas, proteínas, carboidratos e outras substancias através da pratica de parasitar. Esses substratos adquiridos são chamados no texto de energia. O parasitismo realiza a absorção de energia de um organismo para o organismo que praticou o parasitismo.
b) Por que as doenças parasitárias podem ser chamadas “doenças sociais”?
Pode ser considerado doenças sociais porque atingem a sociedade de forma grupal.
2. Leia o texto abaixo:
O Brasil recebeu ontem da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) um documento inédito na América Latina, a Certificação de Eliminação da Transmissão da Doença de Chagas. Para conceder o certificado, nos últimos cinco anos uma equipe internacional formada por especialistas em saúde fez visitas regulares a cada Estado brasileiro para checar a incidência do barbeiro, o principal transmissor da doença. Nem todo tipo de transmissão foi eliminada no país, porém. "O atestado comprova que interrompemos a contaminação pelo barbeiro, responsável por 85% dos casos da doença", explica Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
a) Explique por que, mesmo conseguindo interromper a transmissão da doença de Chagas pelo barbeiro, o Brasil ainda não está livre desse grave protozoose.
A doença de chagas, causada pelo Trypanossoma cruzi, além de ser transmitida por intermédio do hemíptero, pode ser transmitida pelo sangue, caso não haja um controle adequado. O barbeiro é o principal vetor da doença, mas o tripanossomo causador frequenta também organismos de gatos, gambás, tatus, etc., sobrevivendo nesses animais e podendo contaminar o homem ainda através do contato com o sangue infectado desses mamíferos ou por contaminação cruzada.
b) Proponha medidas que poderiam ser adotadas a fim de interromper pelo menos duas outras formas de transmissão da doença.
A contaminação por contato com animais silvestres pode ser evitada com a delimitação das reservas para estes animais, respeitando o seu habitat / espaço. Pode-se contrair a doença também pelo consumo de carne contaminada, problema que seria solucionado com melhores cuidados na hora do processamento da carne. Outra forma de contração é através da transfusão de sangue envolvendo uma pessoa contaminada, o que seria solucionado caso as pessoas prestes a doar sangue fossem melhor examinadas e que o controle fosse mais rígido.
3. (Unicamp-SP) A tabela se refere à prevalência hipotética de um parasita humano em três regiões geográficas distintas:
Considerando um intenso fluxo migratório humano no final do século XIX da região A para as regiões B e C, como explicar a diferença de prevalência da parasitose entre as regiões B e C, no ano de 1980?
A região C provavelmente disponibilizava melhores condições para a proliferação da parasitose em relação à região B nos anos 80, o que explica a diferença de prevalência do parasita  nas regiões B e C.
4. Leia o texto abaixo:
 Mosquitos transgênicos que brilham sob luz ultravioleta abrem caminho para a erradicação da malária do planeta.             Uma equipe de pesquisadores no Reino Unido conseguiu, pela primeira vez, alterar por engenharia genética um mosquito do gênero Anopheles, [vetor] do parasita causador da malária, [...] chamado plasmódio.             A descoberta poderá permitir que sejam feitas outras modificações genéticas no mosquito, criando populações do inseto incapazes de abrigar o parasita que ataca o homem.
Com relação à Malária e à técnica descrita na noticia, responda.
a) Qual é o agente etiológico?
O agente etiológico da malária é o Plasmodium Malaiae.
b) Qual é a principal forma de transmissão?
A transmissão da malária ocorre pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo plasmodium na sua forma infectante chamada de esporozoíto.
c) Quais são os métodos mais comuns de profilaxia?
Como medida individual, podem-se citar o uso de repelentes, roupas longas e mosquiteiros nas esquadrias residenciais. Como medida política e coletiva, podem-se citar a eliminação de criadouros e o controle da vegetação aquática.
d) Em linhas gerais, em que consistem as técnicas de transgenia citadas no texto?
O estudo representa um avanço real na técnica genética chamada CRISPR, que consiste em inserir genes que bloqueiam o parasita do DNA dos mosquitos Anopheles stephensi, principal vetor da malária.

Outros materiais